Federer brilha no fim, derrota Murray e conquista o penta no ATP de Dubai

Andy Murray fez o possível. Atacou, pressionou nas devoluções, deu lobs e foi à rede. Roger Federer, contudo, foi sempre um pouco melhor, especialmente nos pontos importantes e no fim do jogo, quando o rival ameaçou uma reação. No fim, por 7/5 e 6/4, o número 3 do mundo conquistou o ATP 500 de Dubai pela quinta vez na carreira.

Campeão na cidade também em 2003, 2004, 205 e 2007, Federer agora acumula nove vitórias seguidas no circuito mundial. Há duas semanas, ele conquistou o título do ATP 500 de Roterdã, na Holanda. Desde o US Open do ano passado, o suíço tem a impressionante marca de 33 vitórias em 35 jogos. As derrotas vieram no Australian Open, diante de Rafael Nadal, e na Copa Davis, em território suíço, onde foi surpreendido no saibro pelo americano John Isner.

A quadra rápida de Dubai, que favorece o jogo agressivo, viu os dois tenistas tentando buscar o ataque desde o começo. Murray forçava até nas devoluções, posicionando-se "dentro" da linha de base para retornar os segundos serviços do suíço. A tática até funcionou. Federer, que só precisou salvar dois break points em todo o torneio, teve logo que encarar outras duas chances de quebra no sexto game. O número 3 do mundo, porém, deu sorte e contou com dois erros não forçados do escocês para se salvar e manter o jogo empatado.

Com o placar em 5/5, foi a vez de Murray ser pressionado. Com dificuldade para encaixar o primeiro serviço, o número 4 se viu sacando em 0/40. O britânico jogou três ótimos pontos e igualou o game, mas permitiu a Federer mais dois break points. No primeiro, o suíço jogou uma direita boba para fora. No segundo, a sorte ajudou o número 3. Na devolução, Federer pegou de mau jeito, e a bola caiu curta, do lado de Murray. O britânico, forçado a subir à rede, perdeu o ponto e o saque quando errou o voleio em uma bola fortíssima do adversário.

O segundo set começou com Federer ainda melhor, usando slices para quebrar o bom ritmo de Murray do fundo de quadra. A tática deu certo, e o suíço conseguiu uma quebra logo no terceiro game. O número 3 chegou a ter 3/1 de dianteira, mas o escocês não desistiu do jogo. No sexto game, o britânico voltou a ter um break point e, desta vez, converteu ao fazer dois lobs perfeitos em sequência e forçar um erro do oponente.

A quebra marcou o fim de uma série de 50 games de serviço seguidos vencidos por Federer em Dubai. O suíço, aliás, não era quebrado desde as semifinais do ATP 500 de Roterdã. Ao todo, ele confirmou 66 games de saque consecutivos.

Murray, contudo, seguia com problemas no primeiro saque. O número 4 do mundo ainda salvou um break point no sétimo game, mas não teve como segurar o suíço no nono. Com uma esquerda na rede, o britânico perdeu o game de saque e viu Federer sacar para o título em seguida. O suíço ainda teve de disputar belos pontos contra Murray, que jogou um ótimo décimo game e chegou a salvar um match point. No entanto, duas direitas indefensáveis asseguraram o título a Federer.

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: EFE

0 comments:

Postar um comentário