Etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia coloca atletas mais perto do sonho olímpico

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), será mais uma vez palco da etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB SWATCH World Tour 2012), que acontece entre os dias 15 e 22 de abril, com a presença das principais duplas de 33 países, tanto masculinas quanto femininas. A classificação para os Jogos Olímpicos de Londres será uma das maiores motivações para os atletas em início de temporada. A disputa deste ano também marca as comemorações dos 25 anos do I Campeonato Mundial de Vôlei de Praia.


"A capital federal já está acostumada a ver os atletas brasileiros no pódio. De 18 medalhas que estiveram em jogo nas três últimas temporadas, o Brasil ganhou 10. Destas, quatro de ouro, três de prata e três de bronze. Desejo sucesso e sorte para todos os nossos atletas e espero que esse número seja ampliado", lembrou Ary S. Graça Fº, presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), parceira do evento organizado pela RB2 e XYZ Live.

"O sucesso das três etapas passadas comprova que a parceria entre RB2, XYZ Live, CBV e Governo do Distrito Federal está dando certo. Esperamos continuar neste caminho para oferecer ao público brasileiro mais um evento de grande importância no calendário esportivo nacional e internacional. Por 2012 ser um ano olímpico, contaremos com uma quantidade recorde de duplas inscritas, femininas e masculinas, que buscarão na etapa brasileira do Circuito Mundial aumentar as chances de classificação para os Jogos de Londres", declarou Ricardo Bernd, presidente da RB2 Eventos.

"Para nós é um orgulho poder apresentar a nossa capital federal ao mundo através do vôlei de praia. Brasília já tem uma história no esporte com atletas de destaque como Leila, Harley (campeão do Circuito Mundial em 2008), Bruno Schmidt e Angela Vieira, e agora se firma no calendário do vôlei de praia ao receber pela quarta vez consecutiva uma etapa do Circuito Mundial. Este ano, a expectativa é de que tenhamos disputas ainda mais emocionantes, já que o evento receberá muitas das duplas que lutarão por medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres", comentou Fernando von Oertzen, vice-presidente de esportes olímpicos da XYZ Live.

O público brasiliense, que recebe o evento como parte das comemorações do aniversário de 52 anos da capital do Brasil, poderá acompanhar de perto a atuação de ídolos nacionais e internacionais. No feminino, Larissa e Juliana, hexacampeãs do Circuito Mundial e atuais tricampeãs da etapa brasileira, tentam defender a hegemonia dos últimos anos contra suas principais adversárias, as bicampeãs olímpicas e vices no Circuito do ano passado, Walsh e May (EUA), e as chinesas Xue-Zhang Xi. Confira a lista de duplas inscritas por países aqui .

O troféu de campeão do torneio masculino será disputado por parcerias vitoriosas e já conhecidas dos fãs brasileiros. Alison e Emanuel, campeões do Circuito Mundial de 2011, tentarão vencer pela primeira vez em Brasília: na etapa passada, eles ficaram na segunda colocação, atrás dos norte-americanos Rogers e Dalhausser, confirmados para o certame de abril. Outro ídolo das praias, Ricardo - ouro em Atenas ao lado de Emanuel - fará dupla com Pedro Cunha. Veja a lista completa de inscritos aqui .

25 anos do I Campeonato Mundial

O Vôlei de Praia nasceu, cresceu, amadureceu e se tornou um sucesso mundial. Em 2012, como um jovem adulto com muita experiência, o esporte celebra 25 anos da realização do I Campeonato Mundial com um objetivo grandioso: atingir a marca histórica de 2 bilhões de espectadores e telespectadores ao redor do mundo durante a temporada do Circuito Mundial.

Depois da grande repercussão do primeiro torneio exibição internacional da modalidade, que em 1986 reuniu os brasileiros Renan, Badá, Montanaro, Willian, Roseli e Regina Uchôa, e os norte-americanos Pat Powers, Sinjin Smith, Nina Matthies e Linda Robertson, a FIVB sancionou a realização do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, que aconteceria na Praia de Ipanema, em fevereiro de 1987.

Vinte duplas de sete países - Argentina, Brasil, Chile, EUA, Itália, Japão e México - lutaram pelo título da competição e pela glória de entrar para a história como a primeira campeã mundial de vôlei de praia. Naquela época, a supremacia dos EUA era inquestionável e a final foi entre Smith/Stoklos e Powers/Kiraly. Montanaro/Renan e Bernard/Edinho disputaram o terceiro lugar, com vitória dos primeiros. Para Renan, foi uma grande satisfação representar o Brasil e chegar ao pódio daquela competição. "Fico honrado por ter participado da história", frisou o ex-jogador, integrante da geração de prata do vôlei de quadra nacional.

Uma estrutura com 8.000 lugares montada especialmente para a ocasião recebeu um público de aproximadamente 100 mil pessoas durante a semana do evento, que vibrou com as jogadas espetaculares que se sucediam na areia. "Não vou esquecer nunca: no dia da semifinal acordei às 6h, olhei pela janela e vi as filas enormes. Quando entrei na arena, me senti um astro do rock chegando ao palco", destacou Randy Stoklos, um dos mais completos jogadores de vôlei de praia de todos os tempos.

A maioria dos atletas brasileiros que participaram da competição era da quadra e emprestaram seu prestígio para a modalidade que estava surgindo. O norte-americano Sinjin Smith lembra que em 1987 o vôlei de praia estava começando a crescer nos Estados Unidos e que ninguém tinha ideia do que ele poderia se tornar mundialmente. "Aquele evento no Brasil abriu as portas para tudo o que viria depois", ressaltou.

A etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia é uma realização das empresas RB2 Eventos e XYZ Live, em parceria com a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol. A cota cidade sede é do Governo do Distrito Federal, cota master do Banco do Brasil, patrocínio de Kia Motors, Nivea, TAM e SKY, e apoio de Subway, Chandon, IstoÉ e Informídia.

==> Fotos: Dalton Jendiroba / EsporteCultura

0 comments:

Postar um comentário