Supremacia do “G4″ marca primeira rodada no Rio de Janeiro

A primeira rodada do Campeonato Carioca foi marcada pelo predomínio das equipes de maior expressão sobre aquelas que são consideradas pequenas. Nem mesmo o menor tempo de pré-temporada do “G4″ do Rio de Janeiro foi suficiente para equilibrar os confrontos. Destaque para Flamengo e Fluminense, que conseguiram superar seus rivais enviando a campo equipes compostas por suplentes.

Coube ao Tricolor o nobre direito de dar a largada à competição. Atuando no tradicional Estádio de Moça Bonita repleto de torcedores, o Flu superou o forte calor de Bangu e a equipe do Friburguense, incapaz de oferecer grande resistência. O placar final de 3 a 0 traduziu a supremacia do time B de Abel Braga. Destaques para as estreias do volante Jean e do lateral Thiago Carleto, que marcou um gol em cobrança de falta e mostrou-se bastante presente. A dupla de ataque formada por He Man e Araujo também brilhou, anotando um tento cada. Por fim, Wellington Nem deu indícios de que poderá conquistar espaço e se tornar boa opção no decorrer da temporada.

Assim como o Fluminense, o Flamengo entrou em campo diante do Bonsucesso, no Engenhão, com um time formado por reservas. Enquanto o Flu adotou a medida para estender sua pré-temporada e testar atletas, o rubro-negro realiza preparação especial para encarar a altitude de Potosi, na próxima quarta feira, em compromisso válido pela pré-libertadores. A partida começou parelha, todavia, uma falha da defesa do time do Bonsucesso propiciou o primeiro gol do Fla, marcado por Jael, após receber bom passe de Botineli. Com a vantagem no placar, o Bonsucesso se viu obrigado a sair para o jogo, o que fatalmente abriu espaços. Mais animador para o torcedor flamenguista que a goleada por 4 a 0, foi verificar as ótimas atuações de Camacho, Thomas e especialmente, da promessa Adryan, que fez seu primeiro gol entre os profissionais. Não deixa de ser um alento no conturbado início de ano na Gávea.

O Vasco abriu os compromissos dos grandes no domingo frente ao Americano, equipe que mais se destacou entre os pequenos nesta rodada inicial. Diferente da dupla Fla-Flu, o gigante da colina enviou seus titulares a campo. O duelo começou equilibrado e o time de Campos chegava ao ataque com maior perigo. O Vasco aproveitava-se do bom entrosamento e tentava garantir a posse de bola de modo a esfriar o ímpeto rival. A estratégia deu certo quando Fagner cruzou para Alecsandro desviar de primeira para o gol. Minutos depois, após cobrança rápida de falta, Juninho achou Dedé na intermediária como homem surpresa, que inteligentemente encontrou Fagner invadindo pela direita para finalizar e marcar. O roteiro do sábado se repetiu. Uma vez na frente, o time de menor expressão se viu incapaz de esboçar qualquer recuperação. Destaque como sempre para Dedé, um gigante em campo, bastante reverenciado pela nação cruzmaltina e Fagner, com atuação decisiva.

Finalmente, o Botafogo entrava em campo diante do Resende, no belo gramado do Engenhão, com a responsabilidade de igualar o sucesso dos rivais. O confronto iniciou conferindo a impressão de que seria uma vitória tranquila para o glorioso. Com boas triangulações, comandado por Renato e o estreante Andrezinho, o time de General Severiano abusou do direito de perder chances, inclusive um pênalti mal cobrado por Loco Abreu conseguido em jogada de rara beleza com direito a duplo corta-luz do comando ofensivo. O Fogão não se abateu e chegou ao gol com o próprio Abreu, ao seu estilo, de cabeça. Entretanto, diferente dos demais, o Botafogo sofreu quando a dois minutos do término da etapa inicial, o Resende chegou ao empate, em falta que desviou na defesa do time de Oswaldo de Oliveira. A torcida alvinegra ficou impaciente e o nervosismo tomou conta da equipe na etapa complementar. O sufoco só foi terminar aos 23, quando Maicosuel aproveitou falha do goleiro adversário ao rebater para a entrada da área. Abreu ainda fecharia o placar dando tranqüilidade aos torcedores, lembrando-lhes quem é mesmo o dono do time.

Diferente de outras temporadas, o início do Estadual revelou os grandes correndo de igual para igual contra os pequenos. No caso dos jogos de domingo, Vasco e Botafogo aproveitaram-se do entrosamento proporcionado pela manutenção de suas bases para superar as dificuldades. O Flu começa a provar a força de seu elenco. Já o Fla encontra nos jovens uma esperança em meio ao caos. Nos jogos entre os pequenos, destaque para a vitória do Boavista contra o Duque de Caxias, por 3 a 1, que o alçou a segunda posição do Grupo B, atrás do Fluminense pelo critério de saldo de gols e na frente do Vasco, por gols marcados.


==> Fonte: Marcello Vieira / Fluminense Etc

0 comments:

Postar um comentário