O prêmio de literatura infantil da China leva o nome da consagrada escritora Bing Xin (1900 a 1999), que teve uma prolífica carreira literária e cujo objetivo principal era educar o público jovem, especialmente as crianças.
Com essa importante premiação, o livro de Mauricio de Sousa passa a integrar a lista de obras recomendadas para escolas pelo 4º Fórum chinês de leitura infanto-juvenil do Século 21.
As crianças chinesas já conhecem a Turma da Mônica desde 2007, começando pelo website da OEC (Online Education China), responsável pela dublagem dos desenhos animados da turminha para o mandarim. Desde então, várias publicações da Turma da Mônica foram lançadas na China:
- Revistas da série "Saiba Mais", distribuídas em escolas;
- Suplementos infantis semanais nos jornais Goodies e Junior da editora Sing Tao.
- Revista mensal em quadrinhos "Superkids", da Juvenile & Children's Publishing House;
- Revista mensal em quadrinhos "A Pequena Tocha", da editora Fujian Children's Publishing House;
- Além do livro Turma da Mônica em Contos Clássicos, publicado pela editora PHEI, Publishing House of Eletronics Industry de Beijing
- E, em 2011, publicado em Hong Kong pela Sun Ya Publications, que está comemorando junto com Mauricio de Sousa a premiação dessa obra com o "Bing Xin Prêmio de Literatura Infantil 2011.
Mauricio de Sousa visitou escolas da China em diversas ocasiões, sendo a última delas durante os Jogos Olímpicos de 2008, como convidado do governo brasileiro para dar palestras para as crianças durante o evento de apresentação pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) da vitoriosa candidatura do Brasil para sediar os futuros Jogos Olímpicos de 2016.
0 comments:
Postar um comentário