Enquanto Alexandria está relendo e digitalizando todas as obras para salvá-las da perigosa Dona Cesárea, uma traça-gourmet de 1000 anos que adora comer bons livros, percebe que seu exemplar mais valioso foi roubado. À medida que procura o diário de Elizabeth I, a protagonista conta à platéia, a fantástica história dessa princesa real, tão real que virou rainha.
O espetáculo faz parte do projeto Alexandria Conta e Cria da Cia Yinspiração Poéticas Contemporâneas que mistura textos históricos, mitos e contos infantis e transforma História em historinha.
Mais sobre o projeto
Elizabeth I foi escolhida para inaugurar essa aventura teatral e literária. Uma mulher que reinou por 44 anos, uma “bruxa que escapou de tantas fogueiras” e fez seu país prosperar e se tornar potência mundial. Governou absoluta, sem casar. Elizabeth tudo podia em sua época, foi muito amada por seu povo e dizia exercer sua maternidade com ele. Uma chefe de Estado com o rigor do cargo, mas que sabia se divertir, praticava esportes e era uma grande admiradora das artes. Gerou a atmosfera propícia para obras-primas, em especial, Shakespeare e o importante – cultural e politicamente – teatro elisabetano. Aliás, a Era de Ouro ou a Era Elisabetana torna-se mito no sentido mais completo da palavra.
O nome da personagem principal e do projeto faz referência ao maior acervo de livros e papiros do mundo antigo, a Biblioteca de Alexandria, no Egito. O importante centro cultural foi incendiado pelo imperador romano Julio César (que dá nome à traça) e, após diversos eventos que destruíram sua coleção, foi reconstruído um novo prédio em 2002.
Com direção de Luciana Martuchelli, Elizabeth Tudo Pode surgiu após longo período de pesquisa de criação dramática da atriz Juliana Zancanaro, inclusive com textos escritos pela própria Elizabeth Tudor. Além do repertório teatral do grupo, a aliança entre Juliana e Luciana gerou também a tradução para o português do livro PEDRAS D’ÁGUA da atriz do Odin Teatret, Julia Varley; o festival internacional de teatro de mulheres, SOLOS FÉRTEIS; o workshop anual de excelência dramática com o diretor Eugenio Barba - A ARTE SECRETA DO ATOR – Odin Teatret Brasil e ainda atuaram juntas em Ur-Hamlet, com direção de Eugenio Barba, na Polônia, na comemoração dos 50 anos do Grotowski Institute.
A Cia Yinspiração, ao longo de seus 10 anos, tem foco no treinamento técnico do ator e, em cada uma de suas montagens, experimenta técnicas e recursos para contar histórias. Após período de intenso intercâmbio com o grupo dinamarquês Odin Teatret e de contato com o grupo peruano Yuyaschkani, mergulharam em nova pesquisa de linguagem. Em cena ao lado de Juliana Zancanaro, a Alexandria, estão os atores Filipe Lima e Ge Martu. Aos 60 anos de carreira, o ator veterano, e pai da diretora, empresta sua experiência, dando vida a William Shakespeare e à antagonista do espetáculo (a traça Dona Cesárea), enquanto Filipe Lima dá voz a outros 15 personagens. O cenário concebido pelo grupo foi todo confeccionado em papelão pelo artesão Virgílio Mota, alguns bonecos são de Chico Simões, enquanto os objetos que interagem em cena são de Guto Viscardi, a iluminação é de Marcelo Augusto e a arte do material impresso, incluindo uma revista em quadrinhos é de Rodrigo Jolee. O figurino e maquiagem são de Marcus Barozzi, a trilha de Luiz Alberto Pires e as fotos de Edu Barroso, ex-alunos e aliados inseparáveis da diretora. A produção é assinada por Similião Aurélio, que estudou e protagonizou muitos espetáculos de Luciana.
Serviço:
Domingo é dia de teatro
Local: Iguatemi Brasília ( SHIS CA 4, lote A – Lago Norte), Teatro Eva Herz
Classificação etária: a partir de 4 anos.
Sujeito a lotação. Capacidade de 198 lugares.
Horário: 15h
Data: 8, 15, 22 e 29/01
Entrada gratuita e sujeita à lotação.
Informações: (61) 3577-5000
Importante: Os ingressos devem ser retirados no concierge do shopping, a partir das 12h de domingo. O ingresso só garante a entrada até 15h10.
==> Foto: Divulgação
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