“Amor Cruel”, da Editora Planeta, revela a luta real de uma mãe obstinada por sua filha

Desde a infância, María José Carrascosa acalentava o sonho de viver nos Estados Unidos. Perto dos 40, esta advogada valenciana já tinha dois apartamentos no país – um deles com vista panorâmica para Nova York - quando se casou com Peter Innes. Era março de 1999. Mal sabia que ali começava um pesadelo que até hoje está longe de se acabar.

Com todos os elementos de um thriller, “Amor Cruel”, o novo romance da jornalista e escritora Reyes Monforte (“Uma Burca Por Amor”) conta a dramática trajetória desta mulher. Começa com o desejo de conhecer o homem ideal e o casamento, passa pelos maus tratos do marido e desemboca numa sucessão de acontecimentos e disputas judiciais na Espanha e nos Estados Unidos, onde a protagonista mesmo doente até hoje defende a segurança da filha acima de tudo.

Nesses anos todos, a luta da advogada suscita discussões acaloradas, principalmente na Espanha, onde mora sua família. O clima se assemelha ao vivido aqui durante a disputa pela guarda do menino Sean, entre o pai biológico norte-americano e o padrasto brasileiro, após a morte da mãe, a estilista brasileira Bruna Bianchi.

Apesar da grande mobilização popular na Espanha, o Wikileaks revelou documentos em 2007 mostrando que o governo espanhol não se esforçou para interceder em favor da valenciana. O embaixador daquele país nos Estados Unidos afirmava que ambos os governos concordavam que a mediação da controvérsia era a resposta adequada até que o caso “caísse”.

Disputa Judicial

Em 2004, María José se separou de Peter Innes, após uma rotina de maus tratos. Em outubro, volta a Espanha com sua filha, Victória Solenne, munida de um acordo que lhe dá a guarda da menina. Nos Estados Unidos, uma manobra do marido impede a separação legal do casal. A Justiça norte-americana dá ao pai a custódia da criança e determina seu retorno ao país.

Neste meio tempo, a advogada descobre o passado obscuro do marido, inclusive que ele tentou envenená-la nos últimos anos de convivência. Em 2005, a Justiça espanhola nega a Peter Innes o direito de levar sua filha da Espanha e confisca o passaporte de Victória Solenne para impedir sua saída do país até os 18 anos.

Amparada por esta decisão, María José volta à Nova York, onde é presa por se recusar a entregar a menina ao pai. “Minha filha não acabará nos braços de um assassino, um psicopata, um criminoso”, diz. Em 2009, ela é condenada a 14 anos de prisão. De lá para cá, sua saúde piora a cada dia e ela pode perder a visão de ambos os olhos. A família espera ser recebida pelo presidente da Espanha e a pequena Victória Solenne pergunta todos os dias pela mãe.

Sobre autora

Reyes Monforte é jornalista e escritora. Sua vida profissional foi marcada pelo trabalho na rádio espanhola, onde durante quinze anos dirigiu e apresentou vários programas, como Pais de Locos e Cinco Lunas. Uma burca por amor foi um dos maiores sucessos editoriais no ano de seu lançamento na Espanha, onde ela também já publicou: La rosa escondida e Amor cruel. Em janeiro de 2011 foi lançado Uma burca por amor.

Amor cruel
Autor: Reyes Monforte
Editora: Planeta
Páginas: 320
Preço: R$ 39,90

0 comments:

Postar um comentário