Com todos os elementos de um thriller, “Amor Cruel”, o novo romance da jornalista e escritora Reyes Monforte (“Uma Burca Por Amor”) conta a dramática trajetória desta mulher. Começa com o desejo de conhecer o homem ideal e o casamento, passa pelos maus tratos do marido e desemboca numa sucessão de acontecimentos e disputas judiciais na Espanha e nos Estados Unidos, onde a protagonista mesmo doente até hoje defende a segurança da filha acima de tudo.
Nesses anos todos, a luta da advogada suscita discussões acaloradas, principalmente na Espanha, onde mora sua família. O clima se assemelha ao vivido aqui durante a disputa pela guarda do menino Sean, entre o pai biológico norte-americano e o padrasto brasileiro, após a morte da mãe, a estilista brasileira Bruna Bianchi.
Apesar da grande mobilização popular na Espanha, o Wikileaks revelou documentos em 2007 mostrando que o governo espanhol não se esforçou para interceder em favor da valenciana. O embaixador daquele país nos Estados Unidos afirmava que ambos os governos concordavam que a mediação da controvérsia era a resposta adequada até que o caso “caísse”.
Disputa Judicial
Em 2004, María José se separou de Peter Innes, após uma rotina de maus tratos. Em outubro, volta a Espanha com sua filha, Victória Solenne, munida de um acordo que lhe dá a guarda da menina. Nos Estados Unidos, uma manobra do marido impede a separação legal do casal. A Justiça norte-americana dá ao pai a custódia da criança e determina seu retorno ao país.
Neste meio tempo, a advogada descobre o passado obscuro do marido, inclusive que ele tentou envenená-la nos últimos anos de convivência. Em 2005, a Justiça espanhola nega a Peter Innes o direito de levar sua filha da Espanha e confisca o passaporte de Victória Solenne para impedir sua saída do país até os 18 anos.
Amparada por esta decisão, María José volta à Nova York, onde é presa por se recusar a entregar a menina ao pai. “Minha filha não acabará nos braços de um assassino, um psicopata, um criminoso”, diz. Em 2009, ela é condenada a 14 anos de prisão. De lá para cá, sua saúde piora a cada dia e ela pode perder a visão de ambos os olhos. A família espera ser recebida pelo presidente da Espanha e a pequena Victória Solenne pergunta todos os dias pela mãe.
Sobre autora
Reyes Monforte é jornalista e escritora. Sua vida profissional foi marcada pelo trabalho na rádio espanhola, onde durante quinze anos dirigiu e apresentou vários programas, como Pais de Locos e Cinco Lunas. Uma burca por amor foi um dos maiores sucessos editoriais no ano de seu lançamento na Espanha, onde ela também já publicou: La rosa escondida e Amor cruel. Em janeiro de 2011 foi lançado Uma burca por amor.
Amor cruel
Autor: Reyes Monforte
Editora: Planeta
Páginas: 320
Preço: R$ 39,90
0 comments:
Postar um comentário