Circuito Cultural Banco do Brasil agrada público com espetáculos inéditos

Com uma programação de shows de três grandes nomes da música brasileira, a retomada do Circuito Cultural Banco do Brasil cumpriu seu objetivo nas apresentações do evento em Curitiba (Teatro Guaíra - 18, 19 e 20/11) e São Paulo (Via Funchal - 21, 22 e 23/11). O público presente ovacionou e se emocionou com os tributos de Maria Bethânia, Sandy e Lulu Santos a seus ídolos Chico Buarque, Michael Jackson e Roberto e Erasmo, respectivamente. Idealizada e dirigida por Monique Gardenberg, em co-curadoria com Toni Platão, a série inédita de espetáculos viajará ainda para Ribeirão Preto (6 a 8/12), Goiânia (16 a 18/12) e Recife (18 a 20/01). Os três shows serão apresentados sempre em sequência e contam com os mesmos equipamentos cenográficos e de iluminação, utilizados de maneira diferente a cada noite.

Maria Bethânia canta Chico Buarque

Considerada por muitos, e pelo próprio Chico Buarque, como a melhor intérprete de sua obra – ao longo da carreira já cantou mais de cinqüenta de suas canções –, Bethânia preparou ainda uma série de surpresas para o show do Circuito Cultural Banco do Brasil. Além de músicas eternizadas na voz da cantora (‘Olhos nos Olhos’, ‘Rosa dos Ventos’), o roteiro trouxe novidades como ‘Vai Trabalhar, Vagabundo’, ‘Valsinha’ e o samba-enredo ‘Chico Buarque da Mangueira’, que encerrou a noite.

Bethânia ainda reviveu boa parte do repertório da antológica apresentação quando dividiu, em meados dos anos 70, o palco com Chico (‘Olê, Olá’, ‘Sem Açúcar’, ‘Noite dos Mascarados’ e ‘Sonho Impossível’), e recitou trechos de ‘A Gota D’água`, texto teatral assinado pelo artista em parceria com o dramaturgo Paulo Pontes, antes de entoar a música homônima. Ovacionada pelas mais de duas mil pessoas que lotaram o Guaíra, a cantora voltou para um bis com ‘A Banda’, primeiro grande sucesso do compositor.

Lulu Santos canta Roberto e Erasmo

A primeira noite do projeto marcou a homenagem de um artista a uma dupla de cantores, cujas semelhanças incluem a dezenas de hits no currículo. Ao longo de 14 números, Lulu Santos releu alguns clássicos do início da parceria de sucesso entre Roberto e Erasmo Carlos. Não faltaram lembranças dos tempos da Jovem Guarda, entre canções do roteiro (‘Festa de Arromba’, ‘O Calhambeque’) e arranjos inspirados no movimento. Em alguns números, um telão reproduzia divertidas imagens da época.

Pela primeira vez, Lulu fez um show sem cantar sequer uma música de sua autoria, mas mostrou sua assinatura na releitura de cada canção, com seu estilo único. Com o respaldo da platéia, o cantor levou ao bis as quatro músicas mais ovacionadas da noite: ‘Sentado à beira do Caminho’, ‘Você não serve pra mim’, ‘Se Você Pensa’ e ‘Festa de Arromba’.

Sandy canta Michael Jackson

‘Michael Jackson, para mim, é imortal’, disse Sandy, ao se apresentar para o público na estreia do show em homenagem ao seu ídolo de infância. Em seguida, contou porque se identifica com a trajetória do astro americano: ambos começaram suas carreiras ainda crianças – em projetos que envolviam diretamente suas famílias –, experimentaram o sucesso avassalador na infância e passaram com louvor no desafio da carreira solo.

Para a noite, ela selecionou alguns lados B e muitos hits de Michael, como ‘Bad’, ‘Rock with you’, ‘Ben’ e ‘I’ll be there’ – esta última já interpretada pela cantora nos tempos de dupla com o irmão, Junior. Ao final do show, muitos se levantaram de suas poltronas e dançaram com o bis, ao som de ‘Don’t Stop ‘till You Get Enough’. A receptividade ultrapassou as expectativas não apenas do público, que reagiu com entusiasmo durante toda a apresentação, mas também dos críticos, que rasgaram elogios à apresentação da cantora. Nas palavras do jornalista Lauro Lisboa Garcia, do Estado de São Paulo, “afinada, [Sandy] pegou o tom certo, fugindo dos viciados vibratos e outros excessos das cantoras atuais (...) Não só fez tudo com correção milimétrica – na pronúncia perfeita do inglês, na montagem do roteiro e nos surpreendentes arranjos – como foi além, tornando algumas canções menos melosas do que as gravações originais”.

Circuito Cultural Banco do Brasil

O Circuito Cultural é uma proposta diferenciada e capilarizada de atuação na área cultural. A iniciativa teve como precursor o projeto Brasil Musical, lançado em 1993, que buscava popularizar a música instrumental brasileira. Realizado por cinco anos, o Brasil Musical atingiu um público variado, tendo recebido, em 1994, o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), na categoria de Melhor Projeto de Música Popular, e, em 1997, o prêmio ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, como Melhor Projeto Institucional da Região Centro-Oeste/Leste.

A partir de 1998 o projeto passou a incorporar intérpretes de MPB e deu origem ao Circuito Cultural Banco do Brasil no ano seguinte, quando o projeto percorreu quatro cidades, recebendo um total de 76 mil pessoas e arrecadando 15 toneladas de alimentos.

O Circuito Cultural passou então a contemplar as mais variadas manifestações artísticas: exposições de artistas locais (artes plásticas e fotografia), música, artes cênicas (teatro e dança), oficinas, palestras e mostras de vídeo.

Em 2000, o projeto percorreu 19 cidades, recebeu cerca de 370 mil pessoas e arrecadou mais de 100 toneladas de alimentos, em um formato que privilegiava grandes shows populares.

Este modelo cresceu ao longo dos anos e durou até 2007 e, em 2008 e 2009, com estrutura parecida, passou a ser conduzido pelos CCBBs RJ, SP e DF.

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES DO CIRCUITO CULTURAL BANCO DO BRASIL:

Ribeirão Preto (Theatro Pedro II)

06/12 – Maria Bethânia canta Chico Buarque

07/12 – Lulu Santos canta Roberto e Erasmo

08/12 – Sandy canta Michael Jackson

Goiânia (Teatro Rio Vermelho)

16/12 – Maria Bethânia canta Chico Buarque

17/12 – Sandy canta Michael Jackson

18/12 – Lulu Santos canta Roberto e Erasmo

Recife (Teatro Guararapes)

18/01 – Sandy canta Michael Jackson

19/01 – Maria Bethânia canta Chico Buarque

20/01 – Lulu Santos canta Roberto e Erasmo

INFORMAÇÕES SOBRE VENDA DE INGRESSOS:

Ribeirão Preto

Pontos de venda:

Bilheteria do Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370 - Ribeirão Preto

Telefones: (16) 3977-8111

Segunda a Sexta, de 10h às 19h. Sábados, de 10h às 14h.

bilheteria@theatropedro2.pmrp.com.br

Goiânia

Pré-venda para clientes OuroCard entre os dias 21 e 27 de novembro (com 50% de desconto).

Pontos de venda:

Submarino Festas - telefone: (62) 3582 0009

Av. T1 entre T10 e T11 nº 2641 - Setor Bueno

Horário: 8h às 18h.

Marceli Empório - telefone: (62) 3086 0955

Rua 137, nº 546 - Setor Marista

Horário: 8h às 17h.

Pizzaria da Trupe - telefone (62) 3945 5566

Rua 135, nº78 - Bifurcação com a Av.136 - Setor Marista

Horário: 14h às 22h.

Call Center - telefone: (62) 4052 0016

www.compreingresso.com

Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Teatro Rio Vermelho a partir de 13/12. Rua 4, 1400 - Setor Central Goiânia. Telefone: (62) 3219 3400).

INFORMAÇÕES SOBRE O CIRCUITO CULTURAL BANCO DO BRASIL

www.bb.com.br/circuitocultural

==> Foto: Leonardo Aversa

0 comments:

Postar um comentário