BRASIL PERDE PARA A NIGÉRIA POR 9 A 4 E FICA COM O VICE-CAMPEONATO

LAGOS (NIGÉRIA) - A Nigéria é campeã da Copa Lagos 2011. A seleção africana venceu o Brasil por 9 a 4 (gols de Bruno Malias (2), Marquinhos e Serginho, para os brasileiros, Abu (5), Olawale (2) e Tale (2), para os nigerianos), há pouco, na tarde deste domingo, dia 18, em confronto da terceira e última rodada da competição, disputada na Arena Eko Atlantic, em Victoria Island, e conquistou o título inédito e invicto do torneio. Depois de golear Inglaterra (6 a 3) e África do Sul (9 a 3), a equipe brasileira fecha a temporada com 35 vitórias e cinco derrotas em 40 partidas, quatro títulos conquistados (Miami Cup, Eliminatórias Conmebol, Mundialito de Portimão e Jogos Sul-Americanos de Praia) e quatro vice-campeonatos (Copa Latina, Copa do Mundo FIFA, Copa Intercontinental e Copa Lagos). A Seleção Brasileira volta à quadra no dia 22 de janeiro, para o Desafio Internacional, em São Paulo. Guga Zloccowick lamentou a derrota, exaltou a boa partida dos africanos e fez uma análise da participação brasileira na competição. Buru projetou um 2012 diferente.

- Todos estamos chateados pela derrota, principalmente pela maneira como ocorreu, porque estávamos bem no jogo até marcarmos o quarto gol. A partir dali, paramos de jogar e eles aproveitaram os espaços e conquistaram uma grande vitória. A Nigéria está de parabéns porque fez um jogo limpo e foi eficiente no último período. É um time muito bom, não tão técnico, mas que sabe jogar e nos venceram com todos os méritos. Perdemos e temos que usar isso como aprendizado, até porque estamos iniciando um trabalho e os resultados tem que ser positivos, sempre, ainda mais se tratando de Seleção Brasileira. Fechamos um ciclo de um mês com três torneios, onde foram convocados 23 jogadores e pude fazer algumas observações que eram necessárias para iniciarmos a próxima temporada. Temos muito trabalho pela frente, mas o mais importante é que temos um grupo forte de atletas, jogadores experientes e jovens que estão chegando, todos muito motivados e comprometidos em ajudar o Brasil a jogar bonito e a conquistar títulos - comentou o treinador.

- Vínhamos bem no bom jogo até passarmos à frente, no último período, mas erramos muito depois e eles foram praticamente perfeitos. A Seleção Brasileira está passando por um momento de transição, viemos com um grupo bastante modificado, começando um novo trabalho e tenho certeza de que vamos crescer muito. Todos estamos confiantes de que 2012 será um ano diferente. Não podemos esquecer as derrotas que sofremos esse ano. Temos que aprender com elas - afirmou Buru.

A Nigéria abriu o placar logo aos três segundos de jogo. Abu encheu o pé na saída de bola: 1 a 0. O Brasil não sentiu o gol. Tocando a bola, a equipe criou excelentes oportunidades, com Toinho, Benjamin e Bruno Malias, exigindo reflexos de perigo ao gol de Isah. A Nigéria aumentou com Abu, em mais um belo chute, de virada, bola que quicou e enganou Marquinhos: 2 a 0. A resposta brasileira veio na sequência. Bruno Malias contou com o ‘montinho artilheiro’ para diminuir, na saída de bola: 2 a 1. O Brasil seguia pressionando e Rafinha quase empatou após boa jogada com Bruno Malias. A Seleção Brasileira pressionava, tinha o domínio da partida, mas não finalizava bem, para sorte do camisa 1 nigeriano. E o empate veio em cobrança de falta, forte e rasteira, do maranhense Serginho: 2 a 2. O Brasil era melhor. Bruno Malias, em linda jogada individual, quase virou o placar, que terminou empatado no fim da primeira etapa.

A virada veio no começo do segundo período. Benjamin cobrou lateral, Malias matou no peito e acertou um bonito chute, sem chances para Isah: 3 a 2. Toinho quase aumentou em falta de muito longe, que o goleiro espalmou. O time da casa chegou à igualdade com Tale, cobrando falta, sem chances para Marquinhos: 3 a 3. O jogo caiu de ritmo e perdeu em emoção, as defesas passaram a marcar melhor e as duas seleções tentavam os chutes de fora, sem muito sucesso. Bruno Malias estava inspirado e a trave evitou o terceiro gol do atacante.

Veio o último tempo e, se o ataque não funcionava, Marquinhos resolveu dar uma mãozinha: 4 a 3, num belo chute do camisa 1, anotando seu segundo gol no campeonato. Mas a Nigéria empatou novamente. Olawale cobrou mal a falta, mas a bola quicou e acabou encobrindo o goleiro brasileiro: 4 a 4. Pouco depois, os africanos viraram o placar. Toinho errou no bote e Abu recebeu sozinho, para chutar na saída de Marquinhos: 5 a 4. O Brasil sentiu o gol. Abu marcou mais um, o seu quarto, e Olawale, no rebote de Marquinhos, fez o sétimo dos anfitriões: 7 a 4. Tentando a recuperação, o Brasil se mandou à frente, mas parou nas luvas de Isah. E Abu marcou de novo e Olawale fechou a goleada: 9 a 4, placar final.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário