Vettel abandona no início, e Hamilton vence com facilidade em Abu Dhabi

Aquilo que parecia impossível aconteceu no GP de Abu Dhabi. Sebastian Vettel, bicampeão antecipado, recordista de poles em uma temporada e há 19 corridas na zona de pontuação, teve problemas. Logo na primeira volta, seu pneu traseiro direito furou e provocou uma rodada. Ele ainda se arrastou até os boxes, mas os danos na suspensão eram irremediáveis. O azar do alemão da RBR deixou o caminho aberto para a terceira vitória de Lewis Hamilton na temporada 2011. O inglês da McLaren deu a volta por cima na Yas Marina após uma série de erros no campeonato e dedicou o triunfo à mãe Carmen Lockhart, que faz aniversário neste fim de semana.

- Grande trabalho, grande trabalho, amigos, como sempre! Quero dedicar esta vitória à minha mãe. Feliz aniversário e obrigado por ter vindo à corrida - disse Hamilton, no rádio de seu carro.

O primeiro revés de Vettel desde o GP da Coreia do Sul de 2010 também significa que o alemão não irá igualar o maior número de vitórias em um ano, recorde de Michael Schumacher em 2004. Fernando Alonso, grande rival de Hamilton, chegou na segunda posição, mas não ofereceu ameaça à vitória do inglês na corrida. Jenson Button, também da McLaren, completou o pódio na terceira posição, mesmo após ter sofrido com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) durante a primeira parte da corrida. O brasileiro Felipe Massa resistiu pressão de Mark Webber no início, mas cometeu um erro nas últimas voltas e caiu para a quinta posição. O australiano da RBR acabou em quarto após um pit stop tardio.

Na briga pelo vice-campeonato, Button chegou aos 255 pontos e viu sua vantagem para Alonso, cair para 10 pontos a uma corrida do fim da temporada. Quarto colocado, Webber chegou aos 233 e tem poucas chances: precisa vencer em Interlagos e torcer muito contra os rivais. Hamilton, apesar do triunfo em Abu Dhabi, não tem mais chances matemáticas de alcançar a posição. Eles voltam à pista no GP do Brasil, em Interlagos, encerramento da temporada, em 27 de novembro.

Após uma boa largada saindo de último, quando ganhou várias posições, Rubens Barrichello, da Williams, acabou em 12º, ao ser superado nas últimas voltas por Kamui Kobayashi e Sergio Pérez, a dupla da Sauber, que tinha pneus mais novos que os seus. Já Bruno Senna, da Renault-Lotus, precisou fazer um pit stop precoce, recebeu uma punição por ignorar bandeiras azuis na corrida e ficou apenas em 16º, com um carro que tinha um ritmo ruim no domingo.

A corrida

A tarde em Abu Dhabi tinha tempo bastante abafado quando os pilotos foram autorizados a alinhar no grid. Na largada, Vettel manteve a ponta com facilidade, seguido por Hamilton, Button, Alonso, Webber e Massa. Só que, logo na terceira curva, o pneu traseiro direito do alemão furou e provocou sua rodada. Ele perdeu muito tempo se arrastando até os boxes. Só que a RBR percebeu um dano grave à suspensão e Vettel acabou tendo de abandonar pela primeira vez em 19 GPs.

Com isso, Hamilton assumiu a ponta com uma vantagem confortável, acima dos dois segundos, para Alonso, que ultrapassou Button e assumiu a segunda posição. O inglês da McLaren já sofria com problemas no Kers, que não funcionava em seu carro. Em quinto, Massa tentava começar a se aproximar de Webber, mas, os carros já estavam separados por um bom espaço na pista.

Ainda com problemas no Kers, Button era pressionado por Webber na quarta volta. O australiano até conseguiu a ultrapassagem na primeira zona de uso da asa móvel (DRS), mas o inglês deu o troco em seguida, no segundo trecho, usando o mesmo artifício. Hamilton mantinha a vantagem acima dos dois segundos sobre Alonso e não era pressionado nas primeiras posições.

Webber voltou a pressionar Button na 15ª volta e a história da primeira disputa na corrida se repetiu. O australiano ultrapassou na primeira zona de uso do DRS e o inglês deu o troco em seguida. Na frente, Hamilton e Alonso faziam seus primeiros pit stops, sem ter a ordem na pista alterada, entretanto. Massa parou na 16ª passagem e não teve problemas no trabalho nos boxes.

Na 18ª volta, Webber entrou nos boxes e teve problemas na troca da roda traseira direita. Ele perdeu bastante tempo e acabou caindo para a quinta posição, atrás de Massa, que tentava se aproximar de Button. Os três passaram a andar juntos na pista algumas voltas depois.

Massa iniciou um ataque a Button na 28ª, enquanto Webber estava a menos de um segundo do brasileiro e poderia usar a asa móvel. A disputa entre o australiano e o brasileiro, além da presença de alguns retardatários permitiram que o inglês abrisse uma boa vantagem. Na 30ª, Massa saiu de traseira, foi superado por Webber com o DRS, mas deu o troco na sequência.

Pastor Maldonado, da Williams, que atrapalhou alguns pilotos mais rápidos ao ignorar a bandeira azul, foi punido com um drive through. Ele acabou voltando à pista na frente da disputa entre Massa e Webber. O venezuelano acabou se colocando entre os dois pilotos novamente e fez o australiano perder um bom tempo. Os comissários anunciaram mais uma investigação.

Na 36ª volta, Webber fez sua segunda parada, mas colocou mais uma vez os macios, o que significava uma mudança de estratégia. O australiano precisaria parar mais uma vez para colocar os pneus médios. Button entrou nos boxes na volta seguinte e manteve a tática de duas paradas. Os dois voltaram juntos à pista, com o inglês da McLaren na frente.

Webber pressionou muito Button e ultrapassou o inglês, que não ofereceu resistência, na 42ª. Um antes, Hamilton fez seu último pit stop e deixou a pista livre para Alonso. O espanhol teria algumas voltas para tentar reduzir a vantagem do inglês e voltar à frente. Ele entrou na 43ª, mas acabou atrapalhado por uma Hispania e voltou à pista bem atrás do rival da McLaren.

Com mais uma parada por fazer, Webber cravava volta mais rápida atrás de volta mais rápida. Massa, enquanto isso, tinha problemas: primeiro teve um pedaço da asa de Maldonado presa em seu carro na 45ª passagem. Na 49ª, o brasileiro rodou e perdeu muito tempo, tendo suas chances de chegar na quarta posição praticamente sepultadas na corrida.

Webber entrou nos boxes na última volta e, como era esperado, voltou à frente de Massa. Hamilton, enquanto isso, apenas administrava a liderança. O inglês não teve problemas para cruzar a linha de chegada pela 55ª vez na corrida mais de oito segundos à frente de Alonso, o segundo colocado. Button foi o terceiro, com um atraso de 25s8.

Confira o resultado final do GP de Abu Dhabi, na Yas Marina (305,355 quilômetros):

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 55 voltas em 1h37m11s886
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 8s457
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 25s881
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 35s784
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 50s578
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 52s317
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m15s964
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m17s122
9 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m41s087
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
11 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
13 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 1 volta
14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
16 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - a 1 volta
17 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1 volta
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 2 voltas
19 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
20 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas

Não completaram:
Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 6 voltas/elétrico
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 36 voltas/hidráulico
Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 37 voltas/freios
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 54 voltas/suspensão

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m42s612, na 51ª

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: AP

0 comments:

Postar um comentário