Projeto “Clube do Choro do Brasil” Esta semana MANASSÉS DE SOUZA

No Brasil e no exterior, o compositor, instrumentista e produtor Manassés de Sousa é um músico reconhecido. Dono de um estilo próprio, ele consegue como ninguém fundir diversos gêneros musicais, produzindo um tipo de música que soa universal. Seu trabalho instrumental prima pela originalidade e criatividade, fruto de uma maneira muito pessoal de executar o violão, a viola, o cavaquinho e até mesmo a guitarra portuguesa. Dono de técnica apurada, sua obra é acolhida tanto pelo público como pela crítica especializada, haja vista o estilo e a versatilidade forjadas em elementos acústicos.

Manassés começou a se destacar no cenário musical na década de 70 e já rodou o mundo com seu virtuosismo e bom gosto musical. Compôs e produziu trilhas para filmes e espetáculos de dança. Nos shows, além de suas composições, apresenta novas versões para clássicos da música popular brasileira e internacional, como "Fado Tropical" de Chico Buarque e Rui Guerra, "Terra", e "Um Índio" de Caetano Veloso, "Bolero" de Ravel, "Eleanor Rigby" de Lennon e McCartney e "All the Children" de Stanley Jordan.

Manassés é um artista que aceita o desafio de fazer música instrumental no Brasil, produzindo shows e discos de qualidade, que atravessam estilos e deixam a marca da sua música. Radicado em Brasília, vem desenvolvendo trabalho de gravação de discos de artistas locais como Wagner Luiz, Zelito Passos e Alberto Salgado, além de produzir e gravar trilhas sonoras, como a do Ballet Edisca – Sagrada. Partindo do planalto central, continua a realizar viagens para apresentações solo e acompanhando artistas consagrados em todo o país.

Manassés já trabalhou com Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Chico Buarque, Nara Leão, Mercedes Sosa, Gal Costa, Simone, Zé' Ramalho, Roberto Carlos, Geraldo Azevedo, Fernanda Takai e Martiná'lia, entre outros.

Alguns comentários sobre Manassés por críticos de grandes órgãos de imprensa e artistas:

"Respeitado no meio musical pelo seu talento, Manassés é um músico versátil, estudioso, receptivo aos diferentes sons e estilos que conserva a brasilidade da sua formação" - José Domingos Rafaelli – crítico de música de O Globo.

"Sem compromisso com a sonoridade da moda, Manassés toca à Manassés e tem, como compositor, mais imaginação que todos os sax, guitarras e teclados juntos" - João Máximo - crítico de música do Jornal do Brasil.

"Manassés é meu sonho de consumo. Dividir o palco com ele é um grande prazer" - Elba Ramalho - cantora.

Trilhas Sonoras

Em 1997 Manassés recebeu o prêmio de "Melhor Trilha Sonora Original" de cinema do Ceará e do Festival de Cinema do Recife, composta para curta metragem "CAMPO BRANCO", de Telmo Carvalho. Compôs, em 1998, as trilhas sonoras dos filmes "IREMOS A BEIRUTE", do cineasta Marcos Moura e "CERCA SECA", de Flávio Alves.

Em 1999 compôs a trilha sonora do filme "OROPA, FRANÇA E BAHIA", de Glauber Rocha Filho e foi novamente premiado pelo festival de cinema do Ceará, pela autoria da trilha sonora do filme "UMA NAÇÃO DE GENTE", da cineasta Margarita Hernandez, voltando a trabalhar com a cineasta no filme "LABIRINTO" em 2001. Compôs ainda a trilha sonora do filme Gato Preto do Diretor Clébio Viriato

Também compôs a trilha sonora dos espetáculos "DUAS ESTAÇÔES" e "MÒBILIS" da coreógrafa Dora Andrade, idealizadora da EDISCA – Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes.

Participações em Festivais

01- Festival da juventude Rússia

02- Fest. da Cancao Latino Americana - Uruguai

03- Fest. da Cancão Latino Americana - Nicarágua

04- Fest de Inverno de Bonito - MS

05- Fest. América do Sul- Corumbá - MS

06- Fetival de Jazz de Teresópolis - RJ

07 -Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga - CE

08- Fest. de Choro e Jazz de Gericoacoara – CE

09- Festival de Música da Ibiapaba- CE

10- Fest Parque Jazz de Brasília - DF

11- Festival de Jazz de Teresina-PI

Discografia

Manassés Manassés – CBS/Sony Music – 1979

Banda Santarém – CBS/ Sony Music – 1980

Pra Você – Independente – 1988

Filhos do Solo – Manassés, Waldonis e Nonato Luiz ao vivo no Teatro José de Alencar – 1988

New Nordeste – Manassés, Fagner e Naná Vasconcelos ao vivo (a ser lançado).

Nômade – Manassés – 1998 – independente – Estudio "Olho D’água".

Duas Estações - 2000 – Trilha Sonora Original do Balé da EDISCA

Manasses 50 Anos 2002

Revendo Amigos - 2003.

A Música Universal de Manassés – 2004

Mobilis - Trilha Sonora para o Balet :Edisca - 2006

Sagrada - Trilha Sonara para o Balet Edisca - 2010

No Clube do Choro de Brasília o espetáculo "Revendo Amigos", além de composições de Manassés, serão executados grandes temas do cancioneiro nacional, entre eles composições de Jacob do Bandolim e Dalva de Oliveira, além de músicas internacionalmente conhecidas, tais como o Tema de Amor do filme Cinema Paradiso (Andrea Morricone), Libertango (Astor Piazzolla) e All The Children de Stanley Jordan e Another Brick In The Wall (Pink Floid).

No Clube do Choro, Manassés vai tocar viola de 12 cordas e violão, e terá o acompanhamento de Cacau (violão sintetizado e viola de 12 cordas), Oswaldo Amorim (contrabaixo) e Renato Glória (bateria).

====================================================================

As apresentações acontecem dias 02, 03 e 04 de Novembro de 2011 – Quarta, Quinta e Sexta-Feira a partir das 21:00 horas. Ingressos a R$20,00(inteira) e R$10,00 (meia).

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª e 3ª feira: 13:30 às 20:30 horas – 4ª a 6ª feira: 13:30 as 22:30 horas. Sábado a partir de 19:00 as 22:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.

Produção: Marco Guedes (0xx-61-7816-5341).

Contato artista: Oxx-61-8410-8462 / 85-9676-3336

Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Valéria Carvalho

0 comments:

Postar um comentário