RABISCO – UM CACHORRO PERFEITO NA CAIXA CULTURAL

A CAIXA Cultural Brasília apresenta na quarta-feira (12), o espetáculo infantil Rabisco – um cachorro perfeito, uma produção do Maracujá Laboratório de Artes. A montagem é baseada na criação de espetáculos sem-palavras a partir de livros de ilustrações, em que a história é contada de maneira linear utilizando bonecos, técnicas de animação e teatro físico. A apresentação faz parte da programação alusiva ao Dia das Crianças.

Rabisco – um cachorro perfeito é baseado no livro homônimo e sem palavras do autor Michele Iacocca (mesmo autor de As aventuras de Bambolina), obra que ganhou em 2008 o Prêmio de melhor livro na categoria Imagem da Fundação Nacional do Livro Infantil. Além disso, o livro foi escolhido para integrar a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People), cujo prêmio foi entregue em setembro de 2010, em Santiago de Compostela, na Espanha.

O espetáculo conta a história de Rabisco, um cãozinho desenhado por um menino, que, após ganhar vida e sair do papel, não é aceito por seu criador, por não ser bonito como este gostaria. Abandonado, Rabisco foge e passa por inúmeras aventuras em um grande centro urbano (é perseguido por cachorros de rua, enfrenta a carrocinha, carros em alta velocidade com motoristas nervosos, pessoas que zombam de sua aparência rabiscada, entre outras situações) até receber o carinho de um morador de rua, que o acolhe.

Aproveitando a ideia de um desenho que ganha vida, Rabisco utiliza diversas técnicas de animação e interação com recursos audiovisuais, como a utilização de puppet toys. Partindo desta técnica, dezenas de pequenos bonecos, carros e prédios reproduzem em escala menor uma grande cidade, que é animada pelos atores/manipuladores diante de câmeras de vídeo cujas imagens são editadas ao vivo e projetadas instantaneamente em um telão, causando a impressão de um “cinema feito ao vivo”. O espetáculo também conta com cenas de teatro de sombras, vídeos-cenários (projeções com as quais os atores interagem) e manipulação de objetos conhecidos das crianças, como carrinhos de controle remoto, cuja linguagem é inovadora no teatro voltado para o público infantil.


A trilha sonora criada por Dr Morris e Daniel Maia tem grande importância, pontuando todas as cenas como se fossem suas falas, como no cinema-mudo. As músicas do espetáculo incluem composições especialmente criadas pelos dois músicos e algumas versões de músicas conhecidas (como a Marcha Turca, de Mozart), rearranjadas de maneira contemporânea, com influências do rock e outros ritmos atuais.

Workshop:

Na terça-feira (11), das 14h às 17h, acontece o workshop “Do livro ao Teatro Contemporâneo” ministrado pelos atores Sidnei Caria, Lucas Luciano e Eder dos Anjos. O workshop é voltado para atores, arte-educadores e interessados em geral, maiores de 15 anos, e tem como objetivo promover o contato do público com o processo de transposição do livro e as diferentes técnicas de animação utilizadas pelo Maracujá Laboratório de Artes. As inscrições são gratuitas, e o número de participantes é limitado a 20 pessoas.


Ficha Técnica:

Autor: Michele Iacocca
Concepção e Direção: Sidnei Caria
Assistentes de Direção: Camila Ivo e Lucas Luciano
Elenco: Sidnei Caria, Lucas Luciano, Ana Paula Perche e Eder dos Anjos
Direção de Arte e Figurinos: Sidnei Caria
Criação de Cenografia e Bonecos: Sidnei Caria, Silas Caria, Lucas Luciano
Música Original e Trilha Sonora: Dr. Morris e Daniel Maia
Iluminação: Camila Ivo, Lucas Luciano e Sidnei Caria
Operação de Som e Luz: Rafael Motta
Confecção de Cenografia, Bonecos e Adereços: Maracujá Laboratório de Artes (Sidnei Caria, Silas Caria, Lucas Luciano e Tetê Ribeiro)
Soluções Técnicas Audiovisuais: Sidnei Caria, Lucas Luciano, Silas Caria e Camila Ivo
Confecção de Lanternas (Teatro ee Sombras): Randolfo Neto
Produção: Maracujá Laboratório de Artes
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Serviço:

Espetáculo Rabisco - Um Cachorro Perfeito
Data: 12 de outubro
Horário: Sessões às 15h e 17h
Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília (SBS, Quadra 04, lotes 3/4 – anexo ao Edifício Matriz da CAIXA)
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de um brinquedo.
Acesso para pessoas com deficiência

0 comments:

Postar um comentário