O CARTAZ EM CARTAZ DE FERNANDO PIMENTA, PASSADO, PRESENTE, FUTURO

De 11 de outubro a 6 de novembro, no Oi Futuro em Ipanema, a exposição digital “Cartaz em Cartaz, de Fernando Pimenta” mostrará a totalidade de cartazes, vinhetas e créditos de abertura e encerramento dos mais de 300 filmes dos quais o artista gráfico Fernando Pimenta participou em seus quase 30 anos de trabalho, entre eles “Câncer”, de Glauber Rocha, “Bye Bye Brasil”, de Carlos Diegues, “Pixote”, de Hector Babenco e, mais recentemente, “Lula, O Filho do Brasil”, de Fábio Barreto.

O conceito desta exposição é inédito no mundo, pois os visitantes poderão utilizar estações de trabalho touchscreen para manipular e recriar alguns cartazes de forma lúdica, mudando as cores, fotos, fontes, e compartilhando o resultado nas suas redes sociais (Facebook, Twitter, etc) ou por e-mail.

A criação deste aplicativo exclusivo está a cargo da ICE INTERACTIVE, da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ. A ICE desenvolveu software com tecnologia FTRI (Frustrated Total Internal Reflection) especialmente para a exposição. Essa tecnologia permite a manipulação de imagens a partir de toques, mas sem a necessidade de projeção em tela fixa. Em vez disso, utiliza-se uma câmera e um projetor. Permitindo a projeção das imagens em superfícies maiores do que telas touchscreen convencionais e a um custo muito menor.

Além das estações com sistema touch screen, CARTAZ EM CARTAZ, DE FERNANDO PIMENTA também contará com 08 monitores de 42 e 50 polegadas dispostos como uma tradicional exposição de cartazes, onde o público terá acesso ao imenso acervo do artista sendo comentado por entrevistas em vídeo com produtores, cineastas, atores, diretores de arte e outros designers falando sobre os conceitos fundamentais de um cartaz e de como se desenvolve o seu processo criativo, resgatando as técnicas utilizadas desde os primórdios até o desenvolvimento dos modernos programas gráficos.

CARTAZ EM CARTAZ, DE FERNANDO PIMENTA apontará para o futuro com o uso de novas tecnologias e materiais eletrônicos disponíveis para essa atividade e vislumbrará como serão os cartazes nas portas dos cinemas nos próximos 10, 20 ou 30 anos.

A vernissage de abertura da exposição “Cartaz em Cartaz, de Fernando Pimenta” para convidados e imprensa será no dia 10 de outubro, dentro da programação oficial do Festival do Rio.

Mais informações podem ser encontradas no site:

www.cartazemcartaz.com.br

Oi Futuro Ipanema

De 11 de Outubro a 6 de Novembro

De terça a Domingo de 13h ás 21h

Rua Visconde Pirajá 54, 3º andar, Ipanema

Informações (21) 32013010

3 comments:

Anônimo disse...

Muito legal a exposição! Fui e aprovei!

O blog da empresa tem outras aplicações muito interessantes! Vale a pena dar uma olhada

www.blog.iceinteractive.com.br

Anônimo disse...

www.blog.iceinteractive.com.br

Dalton Jendiroba disse...

Obrigado por seu comentário ! Continue prestigiando o site. Até mais ...

Postar um comentário