Margaridas Dança apresenta espetáculo Buquê

O Margaridas Dança estréia em outubro o espetáculo Buquê, baseado em livro homônimo da coreógrafa, diretora, bailarina e escritora, Laura Virgínia, recém chegada de uma residência artística em Londres que mescla diversas linguagens artísticas: dança, literatura e música.

Margaridas Dança, criado em 2004 que estreou sua primeira performance no Curto Circuito de Poesia em Brasília, tem como objetivo pesquisar, produzir e divulgar criações desenvolvidas a partir da transdisciplinonaridade da dança, literatura, música, videodança e performance.

Em Buquê, o público se depara com quatro momentos trazidos originalmente do livro para o palco. “São aromas poéticos representados no espetáculo por estados energéticos distintos. Cores, poemas, música, coreografia, figurinos transmitem emoções mescladas com a palavra propriamente dita. Recital dinâmico dos poemas reunidos”, explica Laura Virgínia.

Como é característica do grupo usar tanto da obra literária quanto da biografia como inspiração na criação dos espetáculos, em Buquê não é diferente.

A própria diretora se atualiza em cena numa retrospectiva autobiográfica utilizando estéticas presentes na sua carreira: balé clássico, moderno, contemporâneo e até jazz. "A mistura divertida desses elementos foi elaborada afim de criar uma estética própria - uma dança-kitsch", diz a diretora.

Também fragmentos de outros espetáculos - Campo de Flores (2004), Tu não de moves de Ti (2005) e Samambaia (2009) - foram incorporados à coreografia, de maneira quase imperceptível ao espectador.

O Margaridas Dança já produziu diversos espetáculos baseados na obra literária de autores como Clarice Lispector, Hilda Hislt e a americana Elisabeth Bishop.

A idéia do espetáculo surgiu em comemorar os 20 de carreira da coreógrafa Laura Virgínia, num espetáculo onde mostrasse essa característica multimídia inquieta e apaixonada da diretora.

O espetáculo será apresentado no SESC Ceilândia, SESC Taguatinga e Espaço Mosaico durante o mês de outubro (vide serviço). Na entrada, as pessoas receberão um exemplar do livro “Buquê”, lançado em 2006. Uma maneira de aprofundar ainda mais essa conexão entre linguagens que o Margaridas Dança propõe.

O espetáculo Buquê é patrocinado pelo FAC - fundo de apoio à cultura da secretaria de cultura do DF e apoiado pelo CDPDAN - coletivo de documentação e pesquisa em Dança "Eros Volúsia"- Ida/CEN/UnB.

Ficha Técnica:

Elenco: Andréia Tang, Beneto Luna Reis, Cleani Marques Calazans, Júlio Cesar Campos e Laura Virgínia

Direção e Coreografia: Laura Virgínia

Pesquisa Coreográfica: elenco

Assistente de Direção: Janaína Bizinoto

Treinamento Corporal: Lívia Bennet

Treinamento Psico-energético: Pedro Sangeon

Figurino: Andrea Patzsch

Cenografia: Tereza Ribas

Diretor Técnico e Projeto de Iluminação: Marcelo Augusto

Design Gráfico: Erika Pacheco

Fotografia: Patrick Grosner

Trilha Sonora: Laura Virgínia

Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação / Jaque Dias

Estagiárias: Beatriz Miranda e Luísa Lemos

Produção: Margaridas Dança

Poemas do livro Buquê de Laura Virgínia

www.margaridasdanca.wordpress.com

Sobre a diretora, coreógrafa e bailarina

Laura Virgínia

Diretora, coreógrafa, bailarina e produtora:

Possui formação em: dança e música. É graduada e especialista em Letras pela Universidade de Brasília e mestranda do Programa de pós-graduação em Artes da mesma instituição na linha de pesquisa: Processos Composicionais para Cena. Foi contemplada com a bolsa residência artística da Funarte (2010), e passou 6 meses em Londres e Lisboa, onde vai realizar dois novos videosdança Desde 1993, atua profissionalmente na área de dança como: bailarina, performer, coreógrafa, diretora, escritora, intérprete – de grupos e trabalhos independentes em apresentações solos ou grupos, em Brasília e no mundo. Fez especialização com professores da nova dança do Brasil e de diversos países (EUA, Holanda, Inglaterra, Espanha e França). Em 1998, iniciou a pesquisa "Ações da fala", hibridismo de dança e literatura que desde então resultou nos trabalhos: "Mergulho" - 1997; "A disciplina do amor" (1ª e 2ª edições 1998-2000); "Perto do coração selvagem" - 1999; "Pomba enamorada" - 1999; "A bela adormecida" - 1999; "Romeu e Julieta" - 2000; "My funny valentine" - 2004; "Pequenas criaturas" - 2005; o videodança "De água nem tão doce" e o videoarte "Segurar a mão de alguém foi tudo que eu esperei da alegria"- 2006 . Em, 2004 funda, dança e dirige o grupo Margaridas com os espetáculos "Perto do Coração Selvagem" - 2004,"Campo de Flores" - 2005, "Tu não te Moves de Ti" - 2006 , "RAINHA" – 2007, "Samambaia" - 2008, o videodança "Retina" - 2009 e o videodança "Abs8 - S3 - x0. Desde 2000, uniu-se a artista plástica Gisel Carriconde em trabalhos de intervenção urbana e na criação de vídeos artes e videodança - "Pela estrada afora eu vou bem sozinha", "Vitrais" e " A arte supranatural dos jardins". Integrou, junto com o filósofo PhD Hilan Bensusan a "Flor de Insensatez”, grupo de pequena arte, com as performances: "Blitz Performance";"Rilke na Cozinha"; "Distúrbios nas Classes"; "Devotos Hereges"; "Morte da Cena"; "Esses Homens de Cultura-showvinismo" e "Ocupa desocupado não-culpado". Em 2007 lançou seu primeiro livro :"Buquê" pela editora "Esquina da Palavra" em Brasília e no Rio de Janeiro. É professora de alongamento consciente e dança contemporânea há quinze anos , ministrando aulas em escolas públicas e privadas.

Serviço

14 e 15 de outubro

SESC Ceilândia

16h e 20h

CI – Livre

Entrada franca

25 e 26 de outubro

SESC Taguatinga

16h e 20h

CI – Livre

Entrada franca

De 27 a 30 de outubro

Às 21 horas

dia 30 às 20h

No Espaço Mosaico

CI - Livre

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia)

==> Foto: Patrick Grosner

0 comments:

Postar um comentário