Ritmo & Rima, literatura e música, no Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes apresenta, dia 15 de setembro, o novo ciclo Literatura Extraordinária que vai reunir diferentes influências entre a literatura e as demais manifestações artísticas: poesia, cinema, música e artes cênicas. Nesta primeira edição do ciclo intitulado Ritmo & Rima, o público terá a oportunidade de se aprofundar no universo poético e musical hispano-brasileiro.

A mescla de música e poesia dará o tom nesta primeira edição do projeto Literatura Extraordinária. Ritmo & Rima contará com os premiados poetas Luis García Montero, Espanha (Premio Nacional de Literatura) e Eduardo García, Brasil (Premio Hispano-americano de Poesia), representando a literatura e o músico brasileiro Celso Arias que fará um concerto solo. Na programação, além das poesias recitadas, Celso Arias irá cantar poesias de autores brasileiros e espanhóis.

Já a segunda edição do ciclo Literatura Extraordinária, no dia 21 de setembro, terá o tema “Miguel Hernández, Música e Poesia”. Desta vez, o enfoque será nas obras do poeta espanhol que dá nome ao ciclo. Os artistas convidados são Marta Roma e Iñaki Etxepare que formam o dueto de violoncelistas chamado Pik Nik Cello Duo (Espanha). A música de Luigi Boccherini (1743-1805), violoncelista ítalo-espanhol, será a base para as poesias de Miguel Hernández (1910-1942). Luigi compôs canções para serem tocadas expressamente por dois violoncelos, o que deixa ainda mais gracioso o duo de Marta Roma e Iñaki Etxepare (Pik Nik Cello Duo).

Sobre os artistas

Ritmo & Rima

LUIS GARCIA MONTERO: nasceu em Granada (Espanha), no ano de 1958. É professor de literatura Espanhola da Universidade de Granada. Entre seus livros de poemas se destacam Y ahora ya eres dueño del Puente de Broklyn (1980), El jardín extranjero (1983, Hiperión 1989), Diario cómplice (Hiperión, 1987), Las flores del frío (Hiperión, 1991 e Vista cansada (Visor, 2008). Dentre os prêmios conquistados está o “Federico García Lorca da Universidade de Granada” (1980), o Premio Nacional de Poesía (1994) e o Premio Nacional de la Crítica (2003). Luis Garcia Monteiro também já publicou ensaios e livros de prosa.

EDUARDO GARCÍA: nasceu em 1965 na cidade de São Paulo (Brasil). Filho de espanhóis viveu sua infância entre duas línguas – português e espanhol. Aos sete anos mudou com sua família para Madrid (Espanha), onde cursou filosofia e se especializou em estética. Atualmente vive em Córdoba (Espanha). Como poeta é autor de livros como Las cartas marcadas (1995), No se trata de un juego (1998; 2ª ed. 2004), Horizonte o frontera (Hiperión, 2003), La vida nueva (Visor, 2008) e Las acrobacias del deseo (CajaSur, 2009). Entre outros prêmios, recebeu pela obra No se trata de un juego, o Prêmio Hispano-americano de Poesia - Juan Ramón Jiménez; e por seu último livro, La vida nueva, recebeu o VI Prêmio de Poesia - Fray Luis de León.

CELSO ARIAS: o brasileiro leva na bagagem, influências de música latina e folk, com letras que relatam desamores e cotidiano. Depois uma temporada em Nova Iorque (EUA), passou por Madri (Espanha), onde conheceu a mistura do flamenco com o pop. Em 2005, desembarca em Quito (Equador), local em que iniciou uma interessante mescla de música andina, bossa nova e blues. Juntamente com músicos equatorianos, gravou seu disco chamado “GAS Blues”. Participou de um projeto idealizado pelo País Vasco, chamado “Vozes do mundo com a música Tembiguai Ndahaeichene” (que em guarani significa “Escravo jamais serei”).

Em 2010, voltou para o Brasil e agora vive em Brasília. Celso faz apresentações em diversas casas de shows da cidade e está preparando seu disco autoral "EPTG" que será lançado em 2012.

Miguel Hernández, Música e Poesia

Marta Roma: aos seis anos iniciou seus estudos de violoncelo. Mais tarde ganhou o Prêmio de Honra do Conservatório Municipal de Barcelona (Espanha). Fez parte de várias orquestras clássicas e modernas, além de colaborar com bandas de todos os estilos como Las Migas (Flamenco) e Miyagui (Pop Rock). Atua em programas de TV espanhol como “Lluvia de Estrellas”, “Mira quien Baila” e “Operación Triunfo” juntamente com artistas como Lucy Silvas, Rosario Flores, Ryan Dan, David Bisbal.

Iñaki Etxepare: nascido em Irún (Espanha), recebeu suas primeiras lições de violoncelo com Jacques Doué em Baiona, França. Nos anos seguintes ampliou seus estudos em Paris e Barcelona. Desde 2008 Iñaki apresenta o “Música e Poesia” com o objetivo de fundir as obras do compositor Luigi Boccherini (que viveu a maior parte de sua vida na Espanha); com as melhores poesias do espanhol Miguel Hernández. Iñaki Etxepare é convidado regularmente para ministrar cursos e concertos na França, Espanha, Cuba, Estados Unidos, México, Colômbia.

SERVIÇO:

I EDIÇÃO

Ciclo de Literatura Extraordinária: Ritmo & Rima

Dia: 15/09

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (Instituto Cervantes- SEPS 707/907, Lote D - Asa Sul)

Entrada Franca

Informações: (61) 3242.0603

SERVIÇO:

II EDIÇÃO

Ciclo de Literatura Extraordinária: Miguel Hernández, Música e Poesia

Com Pik Nik Cello Duo

Dia: 21/09

Horário: 20h

Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (Instituto Cervantes- SEPS 707/907, Lote D - Asa Sul)

Entrada Franca. Retirar ingresso na Secretaria do Instituto Cervantes, dia 20/09, a partir das 8h.

Informações: (61) 3242.0603


==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário