Sertões: Valtra Dakar Eco Team tem dia de superação na chegada a Gurupi (TO)


"Estávamos inspirados hoje. O carro estava ótimo, estávamos em um ritmo muito bom - e que ainda dava para forçar mais, se necessário. Mas aí...". As reticências e a feição de lamentação resumiram bem o que foi o terceiro dia para Klever Kolberg e Flávio Marinho de França, piloto e navegador do Valtra Dakar Eco Team. Foram 240 quilômetros de otimismo e que, nas contas da dupla, poderiam tê-la colocado entre os três primeiros no resultado da etapa do Rally dos Sertões, entre Porangatu (GO) e Gurupi (TO), e também no acumulado dos tempos das três especiais disputadas até agora.

A 45 quilômetros da chegada, o Protom Etanol by ProMacchina teve um problema mecânico e ficou sem a embreagem. "Como o nosso câmbio é normal, em ‘H’, eu mantive em terceira marcha, e por si só este problema já nos tirou algum tempo", apontou Klever. Não bastasse isso, o carro teve um pneu furado após um impacto contra uma pedra. "Paramos e fizemos a troca. Quando voltamos ao carro, ele não pegava. Não ligava de jeito nenhum. Aí você imagina fazer o carro funcionar já sem a embreagem", contou Flávio França.

"Conseguimos fazer um piloto de moto parar e nos ajudar a empurrar o carro, porque estávamos parados em um trecho de areia pesada. Fazer o carro pegar no tranco ali não foi nada fácil, e eu gostaria depois de saber quem foi o piloto que nos ajudou, para agradecê-lo pessoalmente depois. Esse é o espírito do rali", resumiu Kolberg.

Foram cerca de 15 minutos parados entre fazer a troca e voltar à pista com o carro em funcionamento, segundo as contas de França. Na especial de 285 quilômetros, o mais rápido foi o BMW de Paulo Nobre (Palmeirinha) e Felipe Palmeiro, com 4h07min36s. Klever e Flávio completaram a etapa em 4h29min09s, no sétimo lugar.

No geral acumulado, a dupla do Valtra Dakar Eco Team permanece na quarta colocação, a 4min32seg de Reinaldo Varela e Eduardo Bampi. As duplas disputam também a liderança na categoria Protótipos Etanol.

"Bom, espero termos encerrado a cota de problemas, porque três de uma vez em apenas um dia de Sertões é uma overdose", afirma Klever. "Esperamos ter melhor sorte daqui para frente com uma especial limpa e livre de contratempos", concluiu.

Confira o resultado extra-oficial da terceira etapa:
1-) Paulo Nobre/Felipe Palmeiro - 4h07min36s
2-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 4h10min56s
3-) João Franciosi/Rafael Capoani - 4h20min01s
4-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 4h21min58s
5-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea - 4h23min28s
6-) Maurício Bortolanza/Gustavo Bortolanza - 4h25min34s
7-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 4h29min09s
8-) Ubiratan Franciosi/Marcos Macedo - 4h32min04s
9-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 4h39min41s
10-) Anderson Guimarães/Lourival Roldan - 4h40min08s

Acumulado após três etapas (os cinco primeiros):
1-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 9h33min40s
2-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 9h53min54s
3-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 10h03min31s
4-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 10h08min03s
5-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea - 10h10min33s


Roteiro da 4ª etapa - 13/08:
Gurupi (TO) a Porto Nacional (TO)
Deslocamento inicial: 15 km
Trecho especial: 142 km
Deslocamento final: 49 km
Total do dia: 206 km


Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e foi o campeão da categoria Etanol em 2010, tendo sido o vice-campeão na classificação geral.

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 foi o campeão da categoria Etanol ao lado de Klever Kolberg, tendo sido o segundo na classificação geral. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado pela Valtra, e apoiado por Borrachas Vipal, Banco Fator, Veolia Water, Artfix, Sparco, Dakar Inovação, Arycom e Unica.

==> Foto: Marcelo Maragni / Fotoarena

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