Sertões: Kolberg reassume liderança na Protótipos Etanol a uma etapa do fim

O Valtra Dakar Eco Team, com o piloto Klever Kolberg e o navegador Flávio Marinho de França, reassumiu a liderança da categoria Protótipos Etanol no Rally dos Sertões 2011. A dupla, que nesta quinta-feira (18) fechou a nona e penúltima especial da competição em segundo lugar, subiu para terceiro no acumulado geral entre os carros e tomou a ponta entre os movidos a etanol. Mais que isso, o Protom Etanol by ProMacchina é o primeiro carro brasileiro da classificação geral, atrás apenas do Mitsubishi Lancer Evo da dupla Spinelli/Haddad e do BMW de Nobre/Palmeiro.

"É um marco, sem dúvida. Mas ainda temos mais 83 quilômetros de uma especial que promete ser complicada", destacou Kolberg. "A competição tem sido bastante dura - o rali em si tem sido um dos mais difíceis dos últimos tempos - e apertada. Estamos lutando bastante e o fato de fechar o dia como o melhor carro brasileiro no rali nos estimula a continuar este trabalho de conscientizar as pessoas para o uso de combustíveis limpos", alertou.

Klever completou os 252 quilômetros cronometrados entre Teresina (PI) e Sobral (CE) em 3h36min49s, a pouco menos de três minutos da dupla vencedora da etapa, Paulo Nobre (Palmeirinha) e Filipe Palmeiro.

"A especial de hoje foi bem dura e completa: vários tipos de piso e pilotagem, principalmente em trial e muita quebradeira. Tinha menos areia desta vez, mas a navegação era bem difícil. Havia algumas trilhas estreitas, onde só deve passar gado, mas o carro foi muito bem hoje e estou contente com o resultado", disse.

Antes com 6min50 de desvantagem para Reinaldo Varela/Eduardo Bampi, Klever mantinha um discurso otimista faltando apenas duas etapas para o final do segundo maior rali do mundo. "É algo que pode acontecer com todo mundo. Aconteceu com a gente na parte inicial do rali, quando tivemos três problemas em um dia só: ficamos sem a embreagem, depois furou um pneu e um fio da ignição do carro escapou - tivemos que fazer o carro pegar no tranco", lembrou Kolberg, que agora alimenta uma vantagem de 1h33min09s para Varela e Bampi.

"Vamos agora tentar manter essa vantagem e fazer a etapa final com consciência", concluiu.

Confira o resultado extra-oficial da nona etapa:
1-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 3h33min53s
*2-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 3h36min49s
3-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 3h39min30s
4-) João Franciosi/Rafael Capoani - 3h42min29s
5-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 3h47min40s

Acumulado após nove etapas (os cinco primeiros):
1-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 28h13min20s
2-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 28h41min13s
*3-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 28h54min31s
*4-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 30h27min40s
5-) Luis Stédile/Deco Muniz - 31h28min35s
* Categoria Protótipos Etanol.

Roteiro da 10ª etapa - 19/08:
Sobral (CE) a Caucaia (CE)
Deslocamento inicial: 15 km
Trecho especial: 86 km
Deslocamento final: 170 km
Total do dia: 271 km


Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e foi o campeão da categoria Etanol em 2010, tendo sido o vice-campeão na classificação geral.

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 foi o campeão da categoria Etanol ao lado de Klever Kolberg, tendo sido o segundo na classificação geral. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado pela Valtra, e apoiado por Borrachas Vipal, Banco Fator, Veolia Water, Artfix, Sparco, Dakar Inovação, Arycom e Unica.

==> Foto: Theo Ribeiro / Fotoarena

0 comments:

Postar um comentário