SELEÇÃO MASCULINA: Recuperados, Dante e Gustavo reforçam equipe na segunda fase do ano

SAQUAREMA (RJ), 17.08.11 - Dois dos atletas mais experientes da seleção brasileira de vôlei, o ponteiro Dante e o central Gustavo não jogaram tanto quanto gostariam na Liga Mundial 2011. Prejudicados por problemas físicos, os campeões olímpicos tiveram participação limitada na campanha brasileira. Totalmente recuperados, estão prontos para ajudar a equipe na segunda fase de competições de 2011, que terá o Campeonato Sul-Americano e a Copa do Mundo.

Dante foi o último atleta a se apresentar para os treinamentos no Aryzão, em Saquarema (RJ), e chegou da Rússia, onde defendeu o Dínamo de Moscou, com uma inflamação no joelho direito. O problema só permitiu que o ponteiro participasse de nove dos 17 jogos do Brasil na competição.

"Agora estou 100% recuperado. Este período de descanso que tivemos após a Liga Mundial foi muito bom para finalizar minha recuperação", comemora. "Está sendo muito bom treinar sem dores e poder desenvolver todas as atividades sem limitações", comemora o ponteiro.

Para o atacante brasileiro, a sequência de competições na segunda fase do ano será ainda mais intensa do que no começo do ano.

"Temos duas competições importantes: o Sul-Americano, que nos leva à Copa do Mundo, e a Copa do Mundo, que nos leva aos Jogos Olímpicos. Queremos garantir logo nossa vaga em Londres e vamos precisar de todo grupo bem para isso", acrescenta.

A participação de Gustavo na Liga Mundial foi ainda mais breve. Voltando ao time após três anos de ausência, o central fraturou um osso do pé esquerdo durante um treinamento em Belo Horizonte e disputou apenas quatro jogos na competição.

"Volto ainda mais motivado depois do que aconteceu. Fiquei ansioso até sair a lista para o Sul-Americano, pois queria muito estar aqui. Estou dando o meu melhor, como sempre, e vamos ver o que acontece até o Sul-Americano. Estou muito certo do meu desejo de voltar", revela o central.

A seleção está treinando desde o dia oito de agosto, no Aryzão, e conta atualmente com os levantadores Bruno, Marlon e Raphael, os opostos Theo, Leandro Vissotto e Wallace, os ponteiros Giba, Dante, Murilo e João Paulo Bravo, os centrais Gustavo, Rodrigão, Lucas e Sidão e o líbero Serginho, além de Vinícius, ponteiro convidado pelo técnico Bernardinho.

Na próxima semana, o Brasil disputará dois amistosos no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, contra Japão e Alemanha. O confronto com os japoneses será no SÁBADO (27.08), às 10h, mesmo horário do duelo com os europeus, no DOMINGO (28.08). Os dois jogos serão transmitidos ao vivo pelo canal Sportv.

Os amistosos são parte da preparação da equipe para o Campeonato Sul-Americano, que acontecerá entre os dias 19 e 25 de setembro, no Brasil. A competição dará aos finalistas duas vagas na Copa do Mundo, que acontecerá entre os dias 20 de novembro e 4 de dezembro, no Japão, e classificará os três primeiros colocados para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Vinícius aproveita período de treinos com a equipe

O ponteiro Vinícius, de 25 anos, está vivendo uma semana de sonho. Destaque do Volta Redonda (RJ) na última edição da Superliga Masculina de Vôlei, o atacante foi convidado pelo técnico Bernardinho e, desde a última semana, está participando dos treinamentos da seleção masculina no Aryzão, em Saquarema (RJ).

Vinícius foi convocado para a Seleção de Novos, mas acabou não viajando com a equipe para o evento teste dos Jogos Olímpico de Londres, a série de amistosos na Europa e a Universiade. Agora com o grupo principal, Vinícius comemora a oportunidade e diz que tem aprendido muito na convivência com campeões olímpicos e mundiais nas quadras do Aryzão.

"Fiquei muito feliz e honrado com o convite. Esta é uma oportunidade que muitos sonham e poucos têm. O convívio com o grupo está sendo ótimo. Estou aprendendo bastante e quero estar pronto para quando surgir uma brecha saber aproveitá-la", diz Vinícius.

O ponteiro celebra o bom momento na carreira profissional e sonha com metas mais ambiciosas para o futuro.

"Estou vivendo um período ótimo da minha carreira. Fiz uma boa Superliga pelo Volta Redonda e acabei contratado pelo RJX para a próxima temporada. Fui convocado para a Seleção de Novos, o que não esperava, e, no único momento ruim, que foi saber que não iria viajar com a equipe, surgiu esta oportunidade na seleção principal. Espero que as coisas sigam dando certo para mim", comenta.

Na avaliação de Bernardinho, Vinícius tem muito potencial para ser desenvolvido. "É um jogador com uma condição física muito boa e que ainda tem muito potencial para ser explorado. Se for bem trabalhado, tem tudo para chegar à seleção no futuro", acredita.

==> Foto: Alexandre Arruda / CBV

0 comments:

Postar um comentário