Projeto A Tela na Sala de Aula leva quase sete mil alunos de escolas públicas do entorno para o Festival Internacional de Cinema Infantil

O FICI prioriza, como todos os anos, o projeto A tela na sala de aula. De acordo com Anna Karina de Carvalho, responsável pelo FICI m Brasília, o festival tem uma função social e de formação de público como nenhum outro evento. “Há nove edições que levamos toda a rede pública de ensino para assistir filmes de arte. A adesão é enorme por parte de professores e alunos e já faz parte da agenda das escolas’’, completa Anna. O sucesso com as escolas públicas é tanto que as sessões da A Tela na Sala de Aula já estão lotadas, com quase 7 mil alunos inscritos. Mas ainda há vagas abertas para as escolas particulares nas sessões especiais do projeto Novos jovens, que acontece na sexta-feira, às 10h30, com a exibição do filme Soul Boy, à procura da alma, que tem um debate após o filme com a participação da pedagoga Lilia Levy e de Gutti Farga, idealizador do projeto Nós do Morro, do Rio de Janeiro. .

Cinema para menores

Depois de levar quase um milhão de crianças às salas de cinema, o evento acontece em dez cidades brasileiras com mais de 100 filmes de 20 países. Brasília participou de todas as edições e recebe o FICI, até o dia 4 de setembro, no Cinemark do Shopping Pier 21.

O Festival traz, como em todos os anos, títulos inéditos de diversos países, em versões dubladas, fazendo um pequeno panorama do cinema direcionado às crianças. Os valores do ingresso são de 5 reais para todos.

Dublagem ao vivo!

Um grande sucesso do FICI também estará presente em Brasília. São as sessões Dublagem ao vivo, que, nesta edição, recebe os japoneses O Diário do Panda (2008), As Grandes Aventuras da Abelha Hutch (2010), O menino que queria ser viking (2006), da Estônia, e Contos Indianos (2009), dando aos pequenos a chance de conhecer o trabalho dos dubladores.

E os adolescentes não ficam de fora da programação. Para eles, tem a mostra Novos Jovens, com os filmes Soul Boy, à procura da alma (Quênia, Alemanha 2010); o brasileiro Desenrola e Os Crocodilos estão de volta, na sexta-feira, dia 2.

Muitas opções na tela

O Programa Internacional traz títulos inéditos de diversos países em versões dubladas. Os destaques ficam por conta de Poli, o Fusquinha de Polícia de Rasmus A. Sivertsen Noruega, 2009).

Curtas e homenagens internacionais

Ainda entre os destaques da Mostra estão as homenagens ao cinema infantil do Japão (A Arte do Cinema Japonês para crianças) e da Holanda, como parte integrante da programação do Ano da Holanda no Brasil.

A quarta edição do Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que exibe curtas-metragens direcionadas aos público infantil em mostras competitivas e não competitivas contará com 124 filmes concorrentes nesta edição. Com o objetivo de estimular as produção de filmes em parceria com o Grupo Labocine/Cinema, o FICI premiará os melhores curtas de ficção e animação.

As crianças e adolescentes também podem participar da Oficina de Cinema de Animação, que acontece no saguão da Cinemark do Pier 21 nos finais de semana, das 10h ás 17h. É só chegar e se inscrever!

Serviço

9º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL (FICI)

Festival Internacional de Cinema Infantil chega à 9ª edição
Brasília até 04/09 – Cinemark Pier 21
Confira a programação e horários
www.cinemark.com.br

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário