Projeto social leva alunos carentes ao cinema

Iniciativa cultural patrocinada pela Petrobras “Vamos ao Cinema!”,

proporciona momento especial a estudantes da rede pública.

No dia 30 de agosto, terça-feira, às 8h30, cerca de 450 alunos de escolas públicas do Guará vão ao cinema do Pier 21. O projeto “Vamos ao Cinema!” é uma iniciativa patrocinada pela Petrobrás e visa estimular os jovens a pensar cinema como carreira e à integração social, tudo isso com direito a pipoca e refrigerante.

O “Vamos ao Cinema!” foi criado há 3 (três) anos pela produtora cultural Valéria Marcondes, que encontrou na arte uma maneira de viabilizar a inclusão social. “A adolescência é um período difícil, de afirmação. Oferecer ao adolescente algo tal e qual as pessoas comumente fazem em seu cotidiano significa inseri-lo em sua época, do jeito que ela é. Isso produz uma reação favorável de comportamento. Os jovens se sentem valorizados”,ressalta Valéria. A Petrobras reconheceu o mérito do projeto e patrocinou as três edições.

A proposta vai além do entretenimento. Após o filme, os alunos assistem palestra ministrada por um profissional do ramo cinematográfico. Diretores, maquiadores, figurinistas, entre outros, dividem suas experiências com a plateia, que também aproveita para tirar dúvidas e fazer perguntas. Dessa forma, os alunos conhecem outro lado da sétima arte e passam a ver o audiovisual também por uma perspectiva profissional.


Sobre todo o processo, que vai desde o filme mais comentado do momento à possibilidade de profissionalização, a produtora comenta: “Sinto que estamos plantando uma semente pelo desenvolvimento desses seres humanos no momento em que fornecemos elementos para a ampliação de seu universo cultural”. Até então, o "Vamos ao Cinema!" proporcionou a 5,5 mil alunos o contato com uma nova forma de comunicação, que exercita a sensibilidade e, consequentemente, contribui para a formação da cidadania de cada um dos participantes.


Mas Valéria quer mais. Os planos incluem a ampliação do projeto para mais alunos e até levá-lo para dentro das salas de aula. “Estamos trabalhando fortemente pela expansão do projeto,
em busca de mais patrocinadores e apoiadores que viabilizem a ida de pelo menos 7,2 mil jovens ao cinema, por ano. A lista de espera de escolas interessadas é enorme! Também estamos pleiteando a ampliação do projeto, trabalhando para que o Vamos ao Cinema!, futuramente, possa ir à sala de aula por meio da realização de oficinas de formação em audiovisual”. Questionada sobre sua motivação, Valéria é direta:“A felicidade nitidamente estampada em cada jovem à entrada e à saída do cinema”.

==> Foto: Alexandre Bastos

0 comments:

Postar um comentário