paulo werneck em exposição completa na caixa cultural

A CAIXA Cultural Brasília inaugura, na próxima terça-feira (23), às 19h, a exposição “Paulo Werneck – Muralista Brasileiro”. Com curadoria de Carlos Martins e Claudia Saldanha, a mostra propõe uma leitura da arquitetura brasileira por meio dos murais, para fachadas e interiores, assinados pelo ilustrador, desenhista e artista plástico carioca Paulo Werneck (1907-1987). Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, a exposição é livre para todos os públicos.

A mostra reúne 110 projetos para painéis (em guache sobre papel), fotografias, documentos e mobiliário assinados por Werneck. Além disso, será exibido o documentário “Paulo Werneck – arte e raiz”, dirigido pela jornalista Paula Saldanha, e o vídeo “P.W: Pincéis e Painéis”, da vídeo-artista Vivian Ostrovsky, ambos realizados especialmente para a ocasião.

Paulo Werneck possui painéis no Senado Federal e no Palácio do Itamaraty. Além de deixar sua marca na Capital, o artista pode ser visto na Pampulha, em Belo Horizonte , e no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, entre outros 300 murais para residências, prédios públicos e comerciais em todo o país.

O Artista:

Paulo Werneck nasceu no bairro de Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro, em 1907. Foi no Colégio Santo Antônio Maria Zacarias, no Catete, que conheceu os amigos Marcelo Roberto e Oscar Niemeyer, nos idos de 1914. Exímio desenhista, em 1927 inicia carreira profissional com a publicação de desenhos na revista A Época, dos estudantes de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, fez ilustrações para diversos periódicos, como Revista Souza Cruz, Fon-Fon, Para Todos, Esfera, Diretrizes, Sombra, Rio Magazine e para os jornais A Esquerda, Diário de Notícias, A Manhã, Correio da Manhã, Tribuna Popular e Imprensa Popular.

O artista fez várias parcerias com Oscar Niemeyer, como o mosaico para a Casa de Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte e o Senado Federal, em Brasília. A partir do final da década de 1950, Werneck se dedicou a painéis para mais de uma centena de agências bancárias, em todo o país. Em 1987, o artista morreu aos 80 anos, no Rio de Janeiro.

Serviço:

Exposição “Paulo Werneck – Muralista Brasileiro”

Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Principal

Abertura para convidados e imprensa: 23 de agosto de 2011, das 19h às 22h

Visitação: de 24 de agosto a 23 de outubro de 2011 – de terça-feira a domingo

Horário de visitação: das 9h às 21h

Endereço: SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA

Telefone: (61) 3206-9448

Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9892 (de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h)

Classificação etária: livre

Entrada franca

Acesso para portadores de necessidades especiais

0 comments:

Postar um comentário