Mecânicos também sofrem no Sertões

Eles não estão dentro dos carros, motos, quadricilos e caminhões durante as especiais, mas também sofrem durante o Rally dos Sertões. A pressão para os mecânicos das equipes é tão forte como a que pilotos e navegadores estão submetidos.

Para evitar surpresas desagradáveis, as equipes de apoio passam as madrugadas fazendo revisões e trocando peças para que no dia seguinte os competidores tenham um carro perfeito para mais um dia de batalha. A MS Rally, equipe de Brasília, trouxe dois mecânicos ajudar no trabalho. Damião dos Santos e Emerson Carlos da Silva fazem parte do time da Makoto Racing, uma equipe especializada em carros off-road que apoia os brasiliense. "Eles são os nossos anjos da guarda", lembrou o piloto da MS Rally, Mauro Guedes.

Segundo o chefe de Equipe da MS Rally, Arthur Makoto, todas as peças são checadas. "Quando o carro chega conversamos com o navegador e com o piloto para sabe se houve alguma pancada ou se surgiu algum problema. A partir daí começamos a checar item por item", afirmou o chefe de Equipe que também coordena o time da Makoto Racing.

Ser o responsável por colocar uma equipe na prova não é fácil. "Todos os dias olhamos sempre as mesmas peças. Um erro pode jogar o trabalho de meses no buraco e tirar a equipe da competição", conta Damião do Santos.

Emerson da Silva aproveita o período da manhã para descansar, mas ele não tira o pensamento da competição "Ficamos torcendo pelo bom resultado da equipe e também para não acontecer nada grave", disse o mecânico que participa do Rally dos Sertões pelo segundo ano consecutivo.

Tecnologia salvadora
A função dos anjos da guarda é acompanhar o protegido para cima e para baixo. No Rally dos Sertões essa é a tarefa da equipe de apoio rápido. Quando começa a especial, trecho onde os pilotos correm contra o relógio, a equipe de apoio rápido acompanha tudo pelo rádio. "É a nossa fonte de informação. Rezamos para não escutar o número do nosso carro", disse Makoto. "Quando isso acontece sabemos que houve problema."

No carro de socorro rápido, além de Makoto, está Jaime Tauffer. Experiente no Rally dos Sertões, é dele a função de acompanhar cada minuto da MS Rally na prova e dar auxílio mecânico quando for necessário. "Como não podemos entrar na especial ficamos ouvindo tudo a distância. É como se fosse a transmissão de um jogo de futebol. A diferença é que narrado pelos competidores e pela organização ao mesmo tempo", brincou.

Além do rádio, o carro de apoio e de competição são equipados com um telefone via satélite. "Pelo telefone podemos dar dicas para o conserto do carro. Em outro ano já usamos o aparelho. Neste ano, ele vai ficar desligado o tempo todo", apostou Makoto. O chefe de equipe garante que só haverá descanso quando a equipe completar a última etapa em Caucaia (CE), dia 19.

A MS Rally é patrocinada por MS Vistoria e tem o apoio de Makoto Racing, Apice Down e Cuscuz Mainha

==> Foto: Bruno Spada / Tripé Foto

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