CPB: PARAOLIMPÍADAS ESCOLARES TERÁ A PARTICIPAÇÃO MAIS DE MIL COMPETIDORES DE 24 ESTADOS

A cidade de São Paulo receberá a partir deste fim de semana, entre os dias 27 e 30 de agosto, o maior evento para atletas com deficiência em fase estudantil no mundo: as Paraolimpíadas Escolares. Neste ano, a competição reunirá atletas de 24 estados, em dez modalidades.

Além de ser considerado um evento importante por promover a inclusão social e a promoção da saúde e o exercício da cidadania, as Paraolimpíadas Escolares são tidas como grande celeiro de talentos, principalmente com a realização dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

“Nas Paraolimpíadas Escolares temos a oportunidade de identificamos novos talentos, já pensando também nos Jogos Rio 2016. Além disso, o maior legado das Paraolimpíadas Escolares é uma geração de jovens que acreditam no esporte como forma de exercer sua cidadania”, destaca o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.

O número de participantes não para de aumentar, evidenciando a força da competição. Em 2009, participaram delegações de 20 estados, somando cerca de 850 pessoas. No ano seguinte, esse número aumentou para 1.200 inscritos e 22 delegações. Neste ano, por fim, são esperados mais de 1.500 participantes de 24 estados, contando atletas e equipes técnicas. São mais de 1.200 alunos e mais de 630 staffs e técnicos.

Os atletas estudantes disputarão dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, Goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Em busca dos melhores atletas para defenderem suas bandeiras, algumas unidades da federação promoveram seletivas estaduais, como aconteceu com Santa Catarina, Pará e Distrito Federal na edição de 2010.

Pela primeira vez na competição, dois estados nordestinos farão sua estreia nas Paraolimpíadas Escolares: Ceará e Piauí. Em 2010, mais de 800 atletas disputaram 10 modalidades esportivas. São Paulo foi o estado com a maior delegação: 161 pessoas (111 atletas). O Rio de Janeiro veio na sequência, com 159 , (99 atletas) à frente do Distrito Federal, com 127 participantes (79 atletas)Santa Catarina 115 pessoas, e Minas Gerais com 106 (67 atletas).

Neste ano, São Paulo participará com a maior delegação: 177 participantes, seguida de perto por Rio de Janeiro (173) Santa Catarina (168) e Minas Gerais (153).

As competições acontecerão no Clube Espéria (Futebol de 5 para cegos, Goalball, Futebol de 7, Judô para Cegos, Tênis em cadeira de rodas), no Ibirapuera (Atletismo e Natação) e no Parque Anhembi (Bocha, Tênis de mesa e Vôlei sentado)

Além do CPB, participam da organização das Paraolimpíadas Escolares o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

0 comments:

Postar um comentário