CAIXA CULTURAL RECEBE A ARTE DE HENRIQUE LEMES

A CAIXA Cultural Brasília inaugura, na próxima terça-feira (23), às 19h, a exposição “A Arte de Henrique Lemes”. Com curadoria de Elizabeth Nasser, a mostra reúne 75 xilogravuras desse mineiro radicado, desde 1992, em Bremen, na Alemanha. Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, a exposição é livre para todos os públicos.

Na celebração de seus 30 anos de carreira, mais que a evolução do artista, as obras escolhidas revelam a passagem de Lemes para uma nova fase, marcada pelo aumento na dimensão e na variação das cores de suas gravuras. A mostra ocupa as Galerias Piccola I e II, com visitação até 23 de outubro, e conta ainda com uma palestra, com o artista, na quarta-feira (24), às 19h.

Dono de traços firmes e contínuos, Henrique Lemes teve como mestre o xilogravurista paraibano Ciro Fernandes. Foi dele que, em 1981, o artista recebeu as primeiras ferramentas utilizadas na técnica do entalhe em madeira. Começava ali uma trajetória que o levou a divulgar suas obras em mais de 70 exposições. A arte de Lemes está presente, hoje, em cerca de cinco mil gravuras, espalhadas pelas paredes de colecionadores e de galerias.

O Artista:

Henrique Lemes nasceu em 1960, na cidade de Uberlândia (MG). Aos 21 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu o poeta Thiago de Melo, que o encaminhou ao atelier de Ciro Fernandes, onde se iniciou na técnica da xilogravura. Nesse período, Henrique faz contatos com os pintores, José Sabóia, Ernani Pavanelli, Nelson Porto e Crisaldo Moraes.

Em 1982, o artista retornou a sua cidade natal e intensificou seu trabalho na xilogravura. Junto com o artista plástico Hélvio Lima, fundou o atelier-escola Mboitata. Além dessa iniciativa, Henrique coordenou o setor de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia. Foi convidado a expor suas obras em Bremen, em 1992. O mineiro gostou e ficou na cidade, onde já reside e trabalha como artista plástico, há 19 anos.

Serviço:

Exposição “A Arte de Henrique Lemes”

Local: CAIXA Cultural Brasília – Galerias Piccola I e II

Abertura para convidados e imprensa: 23 de agosto de 2011, das 19h às 22h

Visitação: de 24 de agosto a 23 de outubro de 2011 – de terça-feira a domingo

Horário de visitação: das 9h às 21h

Palestra com o artista dia 24 de agosto de 2011, às 19h (vagas limitadas)

Endereço: SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA

Telefone: (61) 3206-9448

Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9892 (de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h)

Classificação etária: livre

Entrada franca

Acesso para portadores de necessidades especiais

0 comments:

Postar um comentário