CAIXA CULTURAL BRASÍLIA ESTÁ CHAMANDO PARA BRINCAR

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo), às 16h, no Átrio dos Vitrais do Edifício Matriz, o espetáculo-oficina “Artesão da Alegria”, com o Grupo Malasartes. O espetáculo é um guia brincante, que conduz as crianças a um encontro lúdico com o ofício do artesão de brinquedos e com o universo do brinquedo artesanal.

A montagem mostra os atropelos de dois aprendizes de um ateliê de brinquedos, Quinzinho e Zezé, que aproveitam a saída do patrão e convidam as crianças da vizinhança, representadas pela plateia, para conhecer seu trabalho e ajudar nas tarefas da oficina. Após assistir a um filme que mostra, passo a passo, o ofício de vários artesãos de brinquedos, como pião, bilboquê, mané-gostoso e outros, as crianças ajudam na tarefa mais importante do dia: testar quatro caixas de brinquedos que precisam ser entregues para venda.

Nem é preciso convidar! As crianças da plateia entram na fantasia e se divertem com aqueles brinquedos clássicos, que vêm sendo passados de geração a geração. O encanto dos brinquedos artesanais – feitos com o carinho e o calor das mãos – surpreende os pequenos: como coisas aparentemente tão simples podem ganhar vida, desafiar leis da física, propor desafios, apresentar mistérios?

O encontro favorece a superação de preconceitos, gerados pela industrialização, em relação ao artesanato e revitaliza a ligação com a cultura dos brinquedos tradicionais, que pertence às crianças por herança, já que o brinquedo artesanal tem profunda ligação com questões de identidade.

É possível que a criança, ao levar para sua casa o entusiasmo deixado pelo tema do espetáculo-oficina, faça florescer memórias de infância em seus pais e avós e abra, assim, espaço para momentos de brincadeiras, que reúnam a família, com histórias de uma infância de outro tempo.

Grupo Malasartes:

O Grupo Malasartes é um coletivo de intervenção teatral, dedicado à criação de uma linguagem cênica itinerante, para crianças e jovens, com foco na pesquisa e difusão da cultura popular, e de histórias da tradição oral. Há muitos anos, esse núcleo realiza trabalhos de intervenção sensível em espaços comunitários, usando uma combinação de três eixos de pesquisa e atuação: oralidade, ludicidade e gestualidade.

O espetáculo “Artesão da Alegria” tem a direção de Luis Teixeira, com atuação de Adriane Havro e Vinícius Mazzon, e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Ficha Técnica:

Produção: Malasartes – Educação Sensível

Produção local: Banalíssima Arte

Atores: Adriane Havro e Vinícius Mazzon

Direção e Dramaturgia: Luis Teixeira

Cenografia e Figurinos: Ricardo Garanhani

Criação de Vídeo Documentário: Projeto Olho Vivo

Projeto Gráfico: Adriana Alegria

Ilustrações: Heliana Grudzien

Artesãos retratados: Adalberto Weckerlin, Vilmar Marques, Heidi Milder Xavier, Tainá Andere, Osíres Boltão e José Maria Alves da Luz (Zé Gaiola)

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

0 comments:

Postar um comentário