Brasil está entre os indicados ao Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

A sétima edição do Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, promovido pela Fundação SM, recebeu 17 candidaturas provenientes de nove países, dentre eles o Brasil. As indicações foram apresentadas por diversas instituições culturais e educativas, editoriais, associações ou grupos de pessoas relacionadas com a literatura infantil e juvenil da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

O Prêmio Ibero-americano SM é realizado anualmente e tem como objetivo reconhecer autores vivos que escrevam em qualquer uma das línguas faladas na comunidade ibero-americana e que tenham uma valiosa contribuição para a literatura infantil e juvenil.


O ganhador do prêmio, no valor de 30 mil dólares, será revelado no dia 12 de setembro. A entrega acontecerá no dia 30 de novembro, durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México). A comissão julgadora é constituída por cinco membros designados pelas instituições que convocam o prêmio, todos eles reconhecidos especialistas em literatura infantil e juvenil.


Os ganhadores das edições anteriores foram o espanhol Juan Farias (2005), a colombiana Gloria Cecilia Díaz (2006), a espanhola Montserrat del Amo (2007), o brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós (2008), a argentina María Teresa Andruetto (2009) e a argentina Laura Devetach (2010).


O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil


O Prêmio, de caráter anual, foi criado em 2005 por ocasião do Ano Ibero-Americano da Leitura, uma homenagem ao IV centenário de Dom Quixote, e integrou o Plano Ibero-americano de Leitura (ILÍMITA), programa da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Ibero-América para promover a leitura na região, iniciativa que é desenvolvida pelo Cerlalc (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal) e pela OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura), a cargo dos governos.


A Fundação SM convoca o prêmio junto às organizações mais destacadas no âmbito cultural e educativo da Ibero-América, como o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Cerlalc), o International Board on Books for Young People (Ibby), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Escritório Regional de Educação para América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco-Orealc), com o apoio da Feria Internacional do Livro de Guadalajara (FIL).

0 comments:

Postar um comentário