Projeto LivrosParaTodos, da Fundação Carlos Chagas, doa 1.400 obras para bibliotecas comunitárias e municipais

São Paulo, julho de 2011 – A Fundação Carlos Chagas deu início ao Projeto LivrosParaTodos, premiando 20 cidades do Estado de São Paulo e mais quatro instituições da capital paulista com 70 livros de grandes autores da literatura brasileira, como Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, Ferreira Goulart, João Ubaldo Ribeiro entre outros.

Com o apoio da escritora Lygia Fagundes Telles, o projeto visa incentivar e fortalecer o hábito da leitura, além de estimular a criação e ampliação do acervo de bibliotecas comunitárias em cidades com até 10 mil habitantes. Concorreram nesta primeira edição 84 municípios, que se inscreveram pelo site da Fundação Carlos Chagas - http://www.fcc.org.br/livrosparatodos/.

“Para este primeiro sorteio, 30% das cidades de São Paulo com até 10 mil habitantes se inscreveram, de um total de 279. Esperamos que em 2012 pelo menos 200 municípios participem do projeto”, declara Mariana Lapeiz, Coordenadora de Projetos de Responsabilidade Social da Fundação Carlos Chagas.

Além dos municípios, quatro organizações não governamentais da capital paulista também receberam as caixas de livros: Fundação Gol de Letra, Projeto Aprendiz – Comunidade do Jardim Angela, Comunidade Paraisópolis - BECEI (Biblioteca Escola Crescimento Educação Infantil) e Comunidade de Heliópolis - UNAS (União de Núcleos Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Climaco). Esta última traz novo projeto de estrutura e arquitetura idealizada por Ruy Ohtake, que também prestigiou o primeiro sorteio.

O Projeto LivrosParaTodos não se limita à doação das obras. Atividades educacionais e de incentivo à leitura, como oficinas de escrita e contação de histórias com os músicos Luiz Waack e Rita Rameh, (vencedores do Prêmio TIM de Melhor CD infantil de 2008) também farão parte do projeto. “Entendemos que a leitura é um valioso instrumento de veiculação cultural e o espaço privilegiado das bibliotecas pode tornar-se referência de ações sociais.”, complementa Mariana.

Relação das cidades sorteadas:

Álvares Florence

Américo de Campos

Cândido Rodrigues

Cosmorama

Cruzália

Dumont

Estrela d’ Oeste

Gália

Jaborandi

Mirassolândia

Motuca

Nova Castilho

Nova Independência

Nova Luzitânia

Santa Bárbara

Santa Maria da Serra

São José da Bela Vista

São Pedro do Turvo

Suzanópolis

Turmalina


Sobre a Fundação Carlos Chagas

Fundada em 1964, é uma instituição privada sem fins lucrativos, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Com atuação em todo o território nacional, a Fundação Carlos Chagas já avaliou mais de 74 milhões de candidatos em processos seletivos de mais de 500 instituições privadas e públicas. Também atua em pesquisas e projetos na área educacional, feitos por equipes multidisciplinares, com o objetivo de investigar a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do País.

==> Créditos: Ruy Ohtake (arquiteto idealizador da biblioteca da comunicada de Heliópolis), Elza Berquó (Fundação Carlos Chagas) e Sandra Lapeiz (Fundação Carlos Chagas)

0 comments:

Postar um comentário