PELA TERRA E PELO AR: COMEÇOU A MAIOR CORRIDA DE AVENTURA DO MUNDO

Cerca de 120km do exigente relevo alpino já foram percorridos pelo primeiro pelotão de competidores do Red Bull X-Alps 2011. O brasileiro Richard Pethigal estreou entre os 30 competidores de 22 paises. Austríaco lidera a prova.

A Praça de Mozart, em Salzburg (Áustria) foi o palco para a largada da quinta edição do Red Bull X-Alps, conhecido como a mais exigente corrida de aventura do mundo, em que os pilotos alternam trechos de voo livre de parapente e trekking visando completar os 864km da Áustria ao mar de Mônaco.

Próximo ao fim do segundo dia de prova, o austríaco Paul Gushlbauer liderava a competição ao lado do atual campeão Christian Maurer (Suíça). Toma Coconea (Romênia) e Kaoru Ogisawa (Japão) terminaram o dia a poucos quilômetros atrás dos líderes. A previsão é de que a corrida possa durar até duas semanas. Na última edição, em 2009, apenas dois competidores chegaram ao final.

O Red Bull X-Alps 2011 marca a participação do primeiro brasileiro. Após segurar a última colocação no início da prova, o piloto de parapente e intrutor de rafting Richard Pethigal, de Paulo Lopes/SC, conseguiu grande recuperação e já estava na 24ª. Posição na segunda noite, logo atrás do britânico Steve Nash.

“Podemos dizer que a dor começou. O dia amanheceu com um lindo arco-íris sobre os glaciares, mas algumas escolhas erradas me fizeram acrescentar quatro horas extras de caminhada ao meu dia. Vou descansar mais cedo e me recuperar para amanhã”, revelou Pethigal, que nasceu nos Estados Unidos, mas naturalizou-se no Brasil, onde vive há 18 anos.

Após 72 horas da largada do Red Bull X-Alps e, em seguida, a cada 48 horas, o último colocado da competição será desclassificado. Quem conseguir permanecer mais tempo no ar, caminhar o mínimo de trechos possível e conseguir utilizar suas forças de forma otimizada, poderá se alegrar com o voo final do topo do Mont Gros até o Mar Mediterrâneo, em Mônaco.

O site da competição (http://www.redbullxalps.com) conta com um sistema de rastreamento que atualiza em tempo real a localização dos pilotos. Cada participante carrega um rastreador que informa sua localização, quantos quilômetros faltam até a chegada e qual a distância em relação aos adversários.

==> Foto: Vitek Ludvik & Olivier Laugero /Global-Newsroom

0 comments:

Postar um comentário