Liga Futsal 2011 - Grupos da segunda fase estão definidos


A última rodada da Liga Futsal 2011, realizada nesta quarta-feira (6/7), definiu as últimas vagas e as respectivas posições dos dezesseis classificados para a sequência da principal competição do salonismo nacional. Agora, na próxima fase, os times classificados serão divididas em quatro grupos, que foram formados de acordo com a posição final de cada um.

Assim, de acordo com o regulamento da Liga 2011, o grupo A será composto pelo Santos/Cortiana (SP), primeiro colocado, pela Copagril/Faville/Dalponte (PR), oitava colocada, V&M Minas (MG), décima segundo, e Suzano/Drummond/Penalty (SP), décimo sexto.

No grupo B, estão Carlos Barbosa (RS), que terminou em segundo lugar, Gazin/Oi/Penalty (PR), sétimo colocado, São Caetano/Corinthians/Unip (SP), em décimo primeiro, e Peixe/Mazza (DF), décimo quinto.

Já a chave C será formada pela Intelli/Orlândia (SP), que foi a terceira colocada, o São José/ValeSul Shopping (SP), sexto colocado, Poker/PEC (RJ), décimo primeiro, e Hipper Freios/Unisul (SC), décimo quarto.

Por fim, o grupo D terá a Krona/Joinville (SC), quarta melhor classificada, o Diplomata/Muffatão/Cvel (PR), quinto colocado, o Atlântico Apti Uri Erechim (RS), nono classificado, e o Florianópolis Futsal (SC), décimo terceiro.

O sistema de disputa é simples. As equipes enfrentam-se em turno e returno dentro dos respectivos grupos. As duas melhores de cada chave garantem vaga na próxima fase, que será disputada em sistema de playoffs com partidas de ida e volta.

A primeira rodada será disputada no próximo dia 25 de julho, já que a Liga 2011 está de recesso por causa dos amistosos da Seleção Brasileira contra o Paraguai, que serão realizados nos dias 15 e 17 de julho, em Assunção, no Paraguai, e em Foz do Iguaçu (PR), respectivamente. A tabela completa será divulgada no próximo sábado (9/7).


Com empate, Assoeva e Col.Londrinense se despedem


Assoeva/Unisc/ALM e Colégio Londrinense/Sercomtel estiveram frente a frente nesta quarta-feira (6) pela reta final da primeira fase da Liga Futsal 2011 – principal competição do salonismo nacional. Mesmo atuando no ginásio Municipal Poliesportivo de Venâncio Aires (RS), o clube gaúcho ficou apenas no empate (1 a 1), resultado que acabou deixando as duas equipes de fora da segunda fase do campeonato.

Gaúchos e paranaenses fizeram um dos duelos mais equilibrados dessa última rodada. Querendo a classificação, os dois times não ficaram apenas na marcação, mas, por outro lado, se lançaram com cautela ao ataque, em especial no primeiro tempo, quando o placar terminou da mesma maneira que começou – zero a zero.

Empurrada por sua torcida, a agremiação local foi para o tudo ou nada no segundo período. A mudança de postura surtiu efeito aos 24 minutos, quando o artilheiro Elisandro acertou uma finalização precisa e abriu o marcador – 1 a 0 para a Assoeva.

Sem se abater, o Colégio Londrinense se organizou em quadra e chegou ao empate. Restando menos de sete minutos para o término do confronto, o ala Pitoko, de 23 anos, calou os torcedores locais ao concluir e estufar a rede gaúcha – 1 a 1, resultado final.

Com a igualdade em Venâncio Aires, a Assoeva chegou a 25 pontos e encerrou sua participação na Liga deste ano na décima nona posição, não suficiente para avançar no nacional. Em 21º lugar com 23 pontos somados, a equipe paranaense se despediu com a terceira pior campanha dentre os participantes, a frente apenas do Concórdia e do Anápolis.


Atlântico derruba o Santos, o último invicto da Liga 2011


Garantidos na 2ª fase, Atlântico Apti Uri Erechim (9º) e Santos/Cortiana (1º) se enfrentaram na noite desta quarta-feira (6/7) pela última rodada da fase classificatória da Liga Futsal 2011 – principal competição do salonismo nacional. Na oportunidade, jogando no ginásio do CER Atlântico, o clube gaúcho superou o santista por 4 a 2. Essa foi a primeira derrota do alvinegro praiano no nacional deste ano.

Dono da melhor campanha da primeira fase, o invicto Santos foi melhor no primeiro tempo em Erechim, interior do Rio Grande do Sul. Experiente, o elenco paulista saiu atrás no placar (Bipe fez para os donos da casa), mas conseguiu a virada antes mesmo do intervalo – Thiago e Bruno Taffy marcaram.

No segundo tempo, contando com o apoio de sua fanática torcida, o Galo de Erechim partiu sem medo pra cima do Peixe paulista. A mudança de postura não demorou a surtir efeito. Do outro lado, poupando seus principais atletas, o elenco comandado pelo técnico Fernando Ferretti acabou sentindo a pressão adversária.

Desde o início do segundo tempo, o Atlântico foi melhor, marcando três gols sem maiores dificuldades. O empate saiu com dois minutos da etapa. Grillo saiu da quadra de defesa, carregou até a intermediária e colocou no canto direito de Bilica.

Aos 14min, veio à virada gaúcha. De costas, Mancha recebeu no centro, girou e mandou para o gol. Restando 22 segundos para o fim da disputa, Galo assinalou o quarto tento, depois de bobeada da defesa paulista.

“Foram desfalques que mudaram a cara da nossa equipe. Perdemos a invencibilidade, mas o que é importante no final é o título. Ainda bem que perdemos, quando podíamos perder”, revelou o treinador santista logo após o confronto no RS.


São Paulo perde e fica fora da próxima fase


O São Paulo/Marília/Construban (SP) está fora da Liga Futsal 2011. Nesta quarta-feira (6/7), o tricolor paulista jogava em casa, no ginásio da ADPM, em Marília (SP), mas foi derrotado por 4 a 1 pelo Carlos Barbosa (SP) e foi ultrapassado na tabela, ficando fora do G-16 da competição.

Com a derrota, o São Paulo, que começou a rodada dentro do G-16, permaneceu com 25 pontos, mas os adversários diretos venceram, e time mariliense terminou na décima oitava colocaçã, um ponto abaixo do Suzano/Drummond/Penalty (SP), última equipe que garantiu a classificação. Já o Carlos Barbosa, com a vitória, foi a 54 pontos e terminou com a segunda melhor campanha.

No jogo, o tricolor paulista foi ao ataque desde os primeiros minutos para garantir a vitória e a classificação. No entanto, esbarrou no forte esquema defensivo do Carlos Barbosa, que segurou o ímpeto ofensivo do adversário durante toda a primeira etapa.

Além disso, logo aos 21min09, os gaúchos tornaram a vida são-paulina ainda mais complicada quando Sinoê abriu o placar com um chute forte. Em desvantagem, o tricolor teve que sair mais para o ataque e acabou abrindo demais a defesa.

Mesmo atacando muito, os donos da casa não conseguiram marcar e, aos 37min06, Marcênio aproveitou contra-ataque, fez o segundo do Carlos Barbosa e dificultou ainda mais a vida do São Paulo. Porém, aos 37min48, Luciano fez o primeiro para o tricolor, que se animou e buscou a virada.

Mas, com pouco tempo, o time não conseguiu reagir, e, nos últimos dez segundos, Marcênio e Rodrigo marcaram uma vez cada e fecharam a vitória gaúcha, selando a desclassificação do São Paulo.


Macaé goleia Anápolis, mas não se classifica


Anápolis Futsal/SuperBolla e Macaé Sports duelaram nesta quarta-feira (6/7) no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), pela última rodada da primeira fase da Liga Futsal 2011. Na ocasião, a equipe fluminense goleou a goiana por 8 a 2. Apesar do triunfo, o Macaé, que dependia de outros resultados para se classificar, ficou de fora da segunda fase do nacional.

O primeiro tempo em Goiás foi movimentado, com os dois times partindo para o ataque. Apesar de sair à frente com um gol de Banana, o time local não conseguiu manter o ritmo e sofreu a virada antes mesmo do intervalo. Arthur, Bruno Silva, Léo e Wilson marcaram para o Macaé.

No segundo tempo, com o resultado positivo praticamente confirmado, a agremiação fluminense não encontrou maiores dificuldades para chegar ao ataque e construir a goleada com naturalidade no interior goiano. Do outro lado, sem força para reagir, o Anápolis levou pouco perigo ao adversário.

Com gols de Arthur, mais duas vezes, Guiga e Daniel Miranda, o elenco comandado por Sávio Badini voltou para o RJ com a vitória por 8 a 2, mas não com a classificação, que era seu principal objetivo. O jovem Juarez anotou o último tento anapolino, mas de nada adiantou para evitar mais um reverso na competição.

O Anápolis Futsal acabou mesmo se despedindo da Liga deste ano sem nenhuma vitória. Dos 22 jogos que os goianos disputaram na décima sexta edição do nacional foram contabilizadas 20 derrotas e dois empates – dois pontos conquistados (3,17% de aproveitamento) e três treinadores (Ed Carlos, Zego e Danillo Silveira) durante a campanha.


Suzano vence fora de casa e está classificado


O Suzano/Drummond/Penalty (SP) garantiu vaga na sequência da Liga Futsal 2011. Nesta quarta-feira (6/7), o time paulista derrotou o Poker/PEC (RJ) por 3 a 2 no ginásio da UCP, em Petrópolis (RJ), pela última rodada da primeira fase da competição, e terminou entre os dezesseis melhores classificados. Já os fluminenses, que terminaram no meio da tabela, já estavam classificados.

Com a vitória, Suzano terminou a fase com 26 pontos, ultrapassando dois adversários e terminando na décima sexta colocação, a última que dava vaga na próxima fase. Já o Poker permaneceu com 32 pontos e acabou em décimo lugar.

No jogo, os suzanenses, que precisavam vencer a qualquer custo, começaram mostrando força. Aos 12 segundos, Chico Paulista arriscou chute e abriu o placar para os visitantes. Porém, o Poker, que atuava sem três titulares, buscou o empate e, aos 4min36, Bruno igualou o marcador.

Porém, não demorou muito, e o Suzano voltou a liderar o placar. Aos 6min31, Lele fez boa jogada individual e conseguiu acertar chute indefensável. Mas os fluminenses não desistiram, e, aos 14min56, Sixel empatou novamente. Só que, aos 16min48, Chico Paulista apareceu novamente e fez o terceiro para os paulistas, que foram para o intervalo vencendo.

No segundo tempo, o Suzano tentou ampliar a vantagem no início, mas sofreu pressão do Poker, que buscou o empate. Aos poucos, o time paulista se fechou para garantir a vitória. Com boa atuação defensiva, os suzanenses seguraram o placar e, contando com o tropeço dos adversários, ficaram com uma vaga na próxima fase.


Intelli derrota Floripa na despedida da 1ª fase


Em partida válida pela última rodada da primeira fase da Liga Futsal 2011, principal competição do salonismo nacional, o Florianópolis Futsal recebeu a Intelli/Orlândia na noite desta quarta-feira (6/7) e perdeu por 2 a 1. O duelo foi disputado no ginásio do SEST/SENAT, em Florianópolis (SC).

A etapa inicial na capital catarinense foi disputada de igual pra igual, com as duas equipes buscando a vitória a todo custo. Mesmo garantidos na 2ª fase do nacional, Floripa e Intelli fizeram um jogo aberto, com várias alternativas de gols.

Antes do intervalo, o placar foi movimentado. Mesmo atuando fora de seus domínios, o time paulista não perdeu tempo e abriu o marcador com uma bela finalização de Marlon. Restando menos de um minuto para o encerramento da etapa, Hugo não desperdiçou a chance e deixou tudo igual – 1 a 1.

O confronto continuou equilibrado no segundo tempo. Comandado por Cidão, o elenco paulista partiu em busca da vitória em Santa Catarina. Restando menos de um minuto para o apito final, Caio marcou para os visitantes e deu números finais ao duelo – 2 a 1, 13º triunfo da Intelli no nacional deste ano.

Com o resultado positivo, o time paulista encerrou a primeira fase do nacional na terceira colocação. Com 27 pontos, o Floripa ficou na 13ª colocação. A segunda fase da Liga Futsal 2011 terá início no dia 25 deste mês (segunda-feira).


Krona derrota Gazin e termina entre os quatro primeiros


A Krona/Joinville/Dalponte (SC) encerrou sua participação na primeira fase da Liga Futsal 2011 com vitória. Nesta quarta-feira (6/7), os catarinenses derrotaram o Gazin/Oi/Penalty (PR) por 3 a 0 no ginásio da Univille, em Joinville (SC), e terminaram a primeira fase na quarta colocação, com 39 pontos.Já os paranaenses, com a derrota, ficaram em sétimo lugar, com 37. Ambos estão classificados para a sequência da competição.

Após o jogo, o técnico joinvillense, Paulo Cardoso, falou sobre a próxima fase, quando as dezesseis equipes classificadas serão divididas em quatro grupos. “Agora começa um novo campeonato. Com muito trabalho e o apoio da torcida passamos pelo objetivo inicial, que era classificar entre os primeiros colocados”, destacou o técnico Paulo Cardoso.

O jogo, com as duas equipes classificadas, foi bem movimentado. A Krona começou em velocidade e abriu o placar a 1min34 com Junai, que completou cruzamento de Rubinho. Com o domínio da partida, os catarinenses ampliaram aos 18min25 com Café, que só deslocou o goleiro para marcar.

No segundo tempo, os dois times atuaram com um ritmo mais devagar. Mesmo assim, a Krona, que atuava diante do seu torcedor, tinha mais posse de bola e chegou ao terceiro gol. Aos 35min47, Rubinho fez jogada individual e chutou sem chances para o arqueiro adversário, fechando o placar em 3 a 0.


Copagril goleia Concórdia e volta a vencer na Liga


Depois de três jogos, a Copagril/Faville/Dalponte (PR) voltou a vencer na Liga Futsal 2011. Nesta quarta-feira (6/7), pela última rodada da primeira fase, o time paranaense derrotou o Concórdia/Umbro (SC) por 5 a 0 no Centro de Eventos, em Concórdia (SC), encerrou sua participação com vitória.

Já classificada para a próxima fase, a Copagril terminou com 35 pontos e ficou em oitavo lugar. Já o Concórdia, com a derrota, permaneceu com 20 pontos e, eliminada, terminou na vigésima segunda e penúltima colocação.

No jogo, o Concórdia buscou a vitória para encerrar a sua primeira participação na Liga. Porém, esbarrou na forte defesa e no rápido contra-ataque da Copagril, que foi eficiente desde os primeiros minutos. Logo aos 3min43, Marcel abriu o placar com um chute forte da entrada da área. Atuando com tranquilidade, os paranaenses evitaram as ofensivas adversárias e, aos 15min33, Renatinho marcou o segundo e fechou o placar parcial.

No segundo tempo, o Concórdia tentou colocar mais velocidade, mas, mesmo assim, não conseguiu romper a defesa paranaense. E, dominando o jogo, a Copagril conseguiu aumentar a vantagem. Aos 28min48, Marquinhos, marcou o terceiro em boa jogada individual. Aos 33min49, Marcel fez o quarto e, aos 37min23, Marquinhos fez mais e fechou a vitória rondonense.


Praia se despede da Liga com vitória sobre o Corinthians


Praia/Pepsi/Velox e São Caetano/Corinthians/Unip duelaram na noite desta quarta-feira (6/7) pela última rodada da primeira fase da Liga Futsal 2011 – principal competição do salonismo nacional. Em partida disputada no ginásio Oranides Borges do Nascimento, em Uberlândia (MG), o representante mineiro levou a melhor e venceu em sua despedida no nacional – 3 a 2.

Em má fase (mesmo com presença confirmada na 2ª fase do nacional), o Timão, que dispensou quatro jogadores durante esta semana (Ximbinha, Fabinho, Emerson e Fufi), foi cauteloso contra o Praia. O primeiro tempo foi equilibrado, com chances de gols para ambos os lados.

Jogando em casa, a agremiação mineira começou melhor, pressionando o adversário. Gesse, aos três minutos, abriu o marcador para os locais. Antes do intervalo, o ala Simi, um dos principais jogadores da décima sexta edição da Liga, descontou para os corintianos e deixou tudo igual no período – 1 a 1.

Apesar de apenas cumprir tabela nesta quarta, a agremiação de Uberlândia fez uma boa apresentação diante do Timão, quando buscou a vitória a todo custo em Minas Gerais. Do outro lado, com dificuldades para chegar ao ataque, os paulistas não suportaram a pressão e voltaram para SP com mais uma derrota, a sétima no campeonato.

No fim, já na segunda metade do segundo tempo, enquanto Mogi e Bruno decretaram o triunfo mineiro por 3 a 2, Douglas descontou para o clube do Parque São Jorge, mas já não havia tempo para mais nada. Despedida com vitória do Praia.


Empate em BH classifica Minas e Unisul


Válido pela última rodada da primeira fase, o jogo entre V&M Minas e Hipper Freios/Unisul movimentou a Liga Futsal 2011 na noite desta quarta-feira (6/7). Jogando em casa, na Arena Vivo (Belo Horizonte – BH), o Minas empatou em 3 a 3 com o representante de Tubarão, resultado que acabou garantido as duas equipes na segunda fase do nacional, que terá início no dia 25 deste mês (segunda-feira).

Como todos já esperavam, o confronto em BH foi equilibrado do início ao fim. Em busca da classificação, mineiros e catarinenses não se limitaram a marcar e partiram em busca do resultado positivo. Mais atento, o elenco comandado por Rodrigo Perdigão começou melhor, pressionando os visitantes.

Antes mesmo do intervalo, os donos da casa ficaram em vantagem com gols de Ariel (contra) e Everton. Experiente, o time da Unisul colocou a bola no chão e conseguiu descontar com uma bela finalização do ala Canabarro – 2 a 1, resultada da etapa.

O ritmo do segundo período não mudou. Precisando da igualdade para não depender de outros resultados, a Unisul se soltou em quadra e partiu pra cima do time da capital.

A mudança de postura catarinense surtiu efeito. Murilo empatou para Unisul aos 22min. Rangel, aos 29, voltou a colocar a V&M a frente. Dois minutos depois, Diego, ala de 21 anos da Unisul, acertou o pé e deu números finais ao confronto na capital mineira – 3 a 3.


São José anuncia a contratação do goleiro Tiago


O goleiro Tiago, considerado o melhor do mundo pela Fifa em 2008, acertou com o São José/ Vale Sul Shopping. O atleta se apresenta oficialmente no clube na próxima segunda-feira (11/7), mas só poderá estrear quando sua documentação for regularizada.

Tiago, que defendia o russo TTG Ugra/ Gazpron, retornou ao Brasil no fim de maio último e desde o dia 6 de junho treinava na equipe joseense para manter a forma física. “Na ocasião ele manifestou interesse de ficar com a gente, então fomos atrás de recursos para viabilizar o acerto”, disse o técnico Ivan Gomes.

Para o goleiro, essa é oportunidade esperada. “É uma honra trabalhar com o Ivan e o Firma (preparador físico). Estar ao lado de profissionais competentes era justamente o que eu esperava desde que voltei. Na semana em que treinei com eles pude conferir a estrutura oferecida pelo clube e o nível dos jogadores da equipe. Então juntei as peças e vi que seria uma ótima oportunidade”, declarou.

Com a chegada de Tiago, o time de São José terá quatro goleiros à disposição. Pezão, Velloso e Careca são os pratas da casa. “Ele vem para somar e ajudar o grupo, que tem se saído muito bem nas competições”, ressalta Ivan.

A equipe do Vale do Paraíba garantiu classificação na segunda fase da Liga Futsal com antecedência. No Campeonato Paulista, a vaga na próxi$ma fase também está garantida. Até agora o clube segue na sexta colocação com 22 pontos.

0 comments:

Postar um comentário