CAIXA CULTURAL expõe a luta pelos nossos direitos

A CAIXA Cultural Brasília inaugura, na próxima quinta-feira (21), às 19h, a exposição “Direitos Humanos – Imagens do Brasil”, que traz uma pesquisa iconográfica sobre o tema, com 60 imagens ampliadas e contextualizadas historicamente. A mostra fica na Galeria Acervo até 11 de setembro, com patrocínio da Petrobrás, recursos do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e apoio da Caixa Econômica Federal, com classificação etária de 10 anos.

Fruto do livro homônimo, a exposição tem curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni. A história da luta pela conquista dos direitos humanos, no Brasil, é contada por 60 imagens jornalísticas e históricas, consagradas e inéditas. O projeto já passou por várias cidades, como Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro, entre outras.

Diferente do livro, que aborda a construção dos direitos humanos, também em âmbito mundial, a exposição dá destaque à realidade brasileira. Para resumi-la, três aspectos conduzem a mostra: colonização portuguesa, escravidão e ditadura.

As imagens que compõem a mostra registram momentos marcantes da história brasileira. “Tiradentes Supliciado”, de Pedro Américo, mostra o fim dado à Inconfidência Mineira, movimento inspirado pelo iluminismo francês. A reprodução de “Zumbi”, de Antônio Parreiras, simboliza o Quilombo dos Palmares, expressão do inconformismo dos escravos. A ilustração “O Milagre” retrata a expansão econômica dos anos 1970, comandada pelo presidente Médici. O período coincide com a fase mais árdua e repressiva da ditadura.

Serviço:

Exposição “Direitos Humanos – Imagens do Brasil”

Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Acervo

Abertura para convidados e imprensa: 21 de julho de 2011, das 19h às 22h

Visitação: de 22 de julho a 11 de setembro de 2011

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Endereço: SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA

Telefone: (61) 3206-9448

Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9892 (de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h)

Classificação etária: 10 anos

Entrada franca

Acesso para portadores de necessidades especiais

0 comments:

Postar um comentário