Volta do Lago CAIXA fecha mais um ano de sucesso

Dois mil corredores participaram do evento. Juvam Palmeira foi o vencedor da categoria individual

A Volta do Lago CAIXA, uma das mais tradicionais provas de revezamento de Brasília, encerrou mais um ano de sucesso. Em sua oitava edição, a ultramaratona realizada nesse domingo (5) contou com a participação de dois mil corredores, e foi apadrinhada pelo herói do atletismo Vanderlei Cordeiro. Na categoria individual (100Km), Juvam Palmeira levou a melhor e completou a prova em 8h06min34s. Na BSB (51Km), quem levantou o troféu foi Éder Vilanova, com um tempo de 4h47min36s. A equipe da Poupex – A. Dalmo Ribeiro – Só Óleo, – repetiu o bom desempenho da edição anterior, e garantiu a vitória da categoria octeto masculina, em 5h34min05s.

Os atletas que disputaram a ultramaratona individual foram os primeiros a darem a largada, às 5h30. Pouco tempo depois, às 6h15 e às 7h, foi a vez das equipes amadoras entrarem no circuito. Às 9h30, foi dada a última largada (51Km), na altura do Varjão. De acordo com o organizador do evento, Antonio Bastos Junior, a 8ª Volta do Lago Caixa superou todas as expectativas. “Correu tudo dentro do previsto. Não tivemos nenhum atleta machucado, as equipes estavam bem organizadas e a prova encerrou da melhor maneira possível: com grandes vencedores”, avaliou.

O percurso de 100 km, dividido em 14 trechos da cidade, com distâncias que variavam de 3km a 10km, exigiu não só condicionamento físico dos atletas, mas também muita estratégia. Durante a prova, os participantes passaram pelos mais belos pontos turísticos de Brasília, como a Esplanada dos Ministérios, a Ermida Dom Bosco, a Ponte JK e o Pontão do Lago Sul. As atrações do trajeto ainda incluíram os palácios, clubes, bairros, parques de preservações (ao todo, foram seis) e, é claro, o Lago Paranoá, um dos mais famosos cartões postais da capital da República.

A ampla estrutura técnica foi outro diferencial da corrida. No total, 300 pessoas trabalharam, incluindo coordenadores, árbitros, 150 ciclistas para o apoio de segurança e estrutura na área do atleta com alimentação de frutas, pizzas, sucos e água; espaço para massagem; banheiros, assistência médica; e seguro de vida a todos os participantes (atletas e trabalhadores na prova).

Patrocinada oficialmente pela Caixa Econômica Federal, a 8ª Volta do Lago Caixa contou com o apoio do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, da American Airlines e do Governo do Distrito Federal (GDF). Pedacinho Pizzas, VO2 Max, Federação de Atletismo do Distrito Federal (FAT/DF) e Pé Clean também foram parceiros do evento.

Superação

Juvam Palmeira venceu a ultramaratona individual pela segunda vez consecutiva. “Não foi fácil, pois o percurso exige muita concentração. No final, consegui abrir uma vantagem, e deu tudo certo. Em relação à prova, fiquei surpreendido com a organização e com a estrutura. Na minha opinião, a Volta do Lago Caixa é a melhor corrida de rua que acontece em Brasília”, ressaltou.

Como prêmio, Juvam ganhou passagens de ida e volta para os Estados Unidos, além de um troféu. Os demais participantes receberam troféus e medalhas.

Corridas no DF

Segundo a organização Corredores de Rua do Distrito Federal (CORDF), cerca de 200 mil atletas não profissionais e profissionais praticam a modalidade, um número que engrossa a cada ano. Em média, a capital recebe 40 corridas por ano, entre elas, a Volta do Lago Caixa.

Na primeira edição do evento, realizada em 2004, apenas 800 pessoas participaram da prova. De lá para cá, a corrida foi ganhando mais adeptos pelo seu caráter inovador. Neste ano, o número saltou para dois mil inscritos. Por ser muito dinâmica, a corrida está sempre apresentando novos ganhadores e, assim, contribuindo para projetar os atletas da cidade.

Resultados:

Individual – 100Km

1° - Juvam Palmeira (8h06min34s)

2° - Fábio Santos (8h07min08s)

3° - Epifânio de Andrade (9h07min51s)

Individual – 51Km

1° - Éder Vilanova (4h47min36s)

2° - Dionísio Silvestre (5h03min48s)

3° - Luis Gustavo de Morais (5h17min26s)

Octeto masculino

1° - Poupex – A. Dalmo Ribeiro – Só óleo (5h34min05s)

2° - Gran Cursos (5h48min40s)

3° - Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (6h11min20s)

Confira o resultado de todas as categorias no site www.voltadolagocaixa.com.br.

Sobre a Volta do Lago Caixa - Criada em 2004, o evento nasceu com o objetivo de disseminar o esporte entre os brasilienses e os moradores do Entorno, bem como atrair mais participantes para esse esporte tão difundido no mundo. Desde então, a corrida tem sido um sucesso, e as provas são as mais esperadas do calendário local.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – VOLTA DO LAGO CAIXA

Proativa Comunicação

Contatos: Rafaella Osler (8163-0286)

Flávio Resende (9216-9188)

Tel.: (61) 3242-9058/2845

E-mail: atendimento4@proativacomunicacao.com.br

Twitter: @ProativaC


--
Rafaella Osler
rafaellaosler@gmail.com
MSN: rafaosler@hotmail.com
(61) 8163-0286

==> Foto: Dalton Jendiroba.

0 comments:

Postar um comentário