TITANIC: A EXPOSIÇÃO - OBJETOS REAIS, HISTÓRIAS REAIS INAUGURA DIA 8 DE JULHO, EM BRASÍLIA

Em 15 de abril de 1912, Titanic, o maior navio do mundo naquela época, afundou depois de colidir com um iceberg, provocando a morte de mais de 1.500 pessoas. Quase cem anos depois, a TIME FOR FUN e a RMS Titanic, Inc., uma subsidiária da Premier Exhibitions, Inc., trazem pela primeira vez ao Brasil Titanic: A Exposição – Objetos Reais, Histórias Reais. Apresentada pela Multiplan e co-patrocínio da Bancorbrás Cultural, a mostra, vista por mais de 22 milhões de pessoas em todo o mundo, será inaugurada em Brasília, dia 8 de julho no ParkShopping Brasília - SAI/SO, Área 6.580 CCCV - Guará/DF, com abertura para convidados no dia 07 de julho. Depois a exibição segue para Curitiba, ainda em 2011.

Os visitantes são rapidamente levados de volta a 1912, recebendo logo na entrada uma réplica do cartão de embarque de um passageiro real que esteve a bordo do Titanic. Em seguida os visitantes entram em uma viagem cronológica ao longo da vida do navio, deslocando-se através de sua construção, passando pela vida a bordo, pelo naufrágio malfadado até os incríveis esforços de resgate.

A exposição foi projetada com foco no legendário RMS Titanic e nas histórias reais das 2.228 pessoas a bordo. Os 243 objetos originais retirados do fundo do mar provocam uma ligação atraente com toda a história do Titanic. Frascos de perfumes de um fabricante que viajava à Nova York para vender suas amostras, um alfinete de diamantes e uma escotilha verdadeira da embarcação são alguns dos artefatos que estarão expostos no Brasil.

Além disso, a mostra traz a reprodução de um iceberg de 3,5 metros no qual os visitantes poderão colocar as mãos para sentir as baixas temperaturas da noite do naufrágio, belas recriações de ambientes, como as cabines de primeira e terceira classe e a sala das caldeiras, que inspiram os visitantes a lançarem um olhar comovente sobre o trágico naufrágio, uma conexão emocional com as vidas que foram bruscamente interrompidas ou para sempre alteradas.

Montada em ordem cronológica, Titanic: A Exposição tem oito galerias distribuídas em 1.500 m² que trazem à vida a história do Titanic e dos passageiros a bordo.

1. Construção

A história de sua concepção e construção é contada nessa galeria. Os visitantes andam no chão de madeira remanescente das docas em Belfast, e são envolvidos pelas imagens e pelos sons da construção do Navio. Objetos desta galeria mostram partes impressionantes da infraestrutura do Titanic.

2. A Partida

Este segmento traz uma representação de parte do casco do Titanic, onde os passageiros passarão por uma rampa de embarque para entrar no Navio. As imagens do dia de partida também são apresentadas aqui, assim como bagagens e partes de suas etiquetas, recuperadas no local do naufrágio. Além disso, os visitantes aprendem sobre o Capitão Edward J. Smith, o Comandante do White Star Line, que havia planejado se aposentar em 1911, mas foi convencido por J. Bruce Ismay, proprietário da White Star Line a ficar até a chegada do Titanic ao porto de Nova York.

 

3. A Vida a Bordo

Nesta seção o público visualiza claramente as amenidades de todas as classes. Recreações das cabines de primeira e terceira classes detalham as diferenças de conforto para os muito ricos e os menos favorecidos. Além disso, a Galeria está repleta de objetos retirados dos destroços do Titanic, incluindo panelas e louças de todas as classes, assim como pertences pessoais de muitos dos passageiros.

 

4. Sala das Caldeiras

Esta é a Galeria que conta em detalhes a história do naufrágio do Titanic na noite de 14 de abril de 1912. Os Visitantes experienciam a sensação de estar na sala das caldeiras, onde era feito o trabalho mais difícil do Titanic. Aqui podem ser vistas recriações das caldeiras e de uma porta estanque, que impedia a entrada de água nos compartimentos inferiores.

 

5. Iceberg

O ápice da Exposição acontece na Galeria Iceberg, onde os visitantes passam pelos avisos de “iceberg à frente”, recebidos durante todo o dia do naufrágio. Ficam face a face com um muro de gelo de aproximadamente 3,5 metros, concebido a partir de um esboço desenhado pelo vigia do Navio, Frederick Fleet. Este muro refrigerado atrai a umidade do ar e cria gelo real, possibilitando às pessoas que tocam o iceberg com as mãos a sensação das gélidas temperaturas do Atlântico Norte na noite do naufrágio. Dentre os objetos recuperados há aqui equipamento de navegação, bem como partituras que podem ter pertencido à banda do Navio.

 

6. O Resgate

Enquanto o Titanic afundava, o seu operador de telégrafo enviava repetidas mensagens de socorro, indicando localização e estado do navio. Apenas um barco estava perto o suficiente para atender ao chamado. Há quatro horas de distância e com um campo de icebergs à frente, o Carphatia começou a acelerar em direção ao Titanic assim que recebeu a chamada. O Capitão Arthur Rostron navegou as águas traiçoeiras em velocidade máxima a fim de alcançar o navio e socorrer os feridos. Quando o Carpathia chegou até o Titanic, tudo o que havia restado no local eram 705 vivas pessoas em 20 botes salvavidas espalhados por todo o mar gelado.

 

7. Recuperação

O RMS Titanic afundou às 2h20 do dia 15 de abril de 1912. O Titanic descansa separado em duas sessões a 4 km de profundidade no Atlântico Norte e está rodeado por destroços cheios de objetos pessoais e pedaços do Navio. Por 73 anos o Titanic ficou sozinho e perdido. Desde que os destroços foram encontrados, em 1985, a RMS TITANIC, Inc. fez sete expedições e recuperou mais de 5.500 objetos, os quais foram cuidadosamente catalogados e conservados. A Galeria Recuperação leva os visitantes a se sentirem no local do naufrágio, dando a eles a sensação das condições adversas e do silêncio que circunda o local de descanso do Navio.

 

8. Memorial

Apenas poucos dias após o naufrágio do Titanic o mundo soube as notícias trágicas, 1.523 pessoas mortas e 705 sobreviventes. Todos lamentavam a perda, enquanto fundos de ajuda eram coletados para os sobreviventes carentes. Na Galeria Memorial, os visitantes conhecem o destino dos passageiros com nome no cartão de embarque recebido no começo da Exposição. A parede do Memorial a história de todos a bordo do Titanic, onde viveram ou morreram e a classe na qual viajavam.

A RMS Titanic, Inc. é a única empresa autorizada pela Lei para recuperar os objetos do naufrágio. A Companhia conseguiu o Salvor-in-Possession, que é o direito para exploração do local do acidente, por um tribunal dos Estados Unidos em 1994 e realizou sete expedições para pesquisa e recuperação do Titanic, resgatando mais de 5.500 objetos originais. Os objetos são exibidos em compartimentos especialmente desenvolvidos, onde a temperatura, umidade relativa do ar e níveis de luz são controlados, protegendo os objetos contra agentes de deterioração.

As peças exibidas foram conservadas e são continuamente monitoradas para que possam ser exibidas na Exposição, bem como preservadas para o futuro. A Companhia recentemente completou sua oitava e mais ambiciosa missão na área do naufrágio do Titanic no verão de 2010. Pela primeira vez na história, a RMS Titanic, Inc. juntou-se às agências de oceanografia mais importantes do mundo para fazer um mapeamento total do local do naufrágio na esperança de construir virtualmente para as futuras gerações.

Algumas curiosidades sobre Titanic

  • O valor da passagem da primeira classe do Titanic para Nova York custava US$2,500, aproximadamente US$57,000 hoje em dia. As duas suítes mais luxuosas eram localizadas no Deck B do navio e valiam impressionantes US$4,500, aproximadamente US$103,000 hoje.

  • A passagem da terceira classe do Titanic custava US$40, equivalente a US$900 nos dias de hoje. Dormiam mais de 10 pessoas em cada cabine de terceira classe. Essas cabines eram divididas por sexo, o que impedia famílias de dormirem juntas.

  • Os passageiros da primeira classe tinham luxo e pagavam pelo lazer a bordo: o ingresso para a piscina do navio custava US$0,25, enquanto que para a quadra de Squash o valor era US$50.

  • Sessenta chefes de cozinha e seus assistentes trabalhavam nas cinco cozinhas do Titanic. Haviam desde cozinheiros de sopas e assados até confeiteiros e especialistas em comida vegetariana. Tinha também um cozinheiro específico para cozinhar para os judeus da embarcação.

  • O Titanic tinha seu próprio jornal, o Atlantic Daily Bulletin, produzido a bordo do navio. Além de notícias e propagandas, o periódico continha ainda um menu do dia, as promoções, o resultado da corrida de cavalos e fofocas da sociedade.

  • Havia apenas duas banheiras para os mais de 700 passageiros da terceira classe.

  • A parte da frente do convés do navio era o espaço destinado aos passageiros da primeira classe, enquanto que a parte traseira era destinada aos passageiros da segunda classe. Os passageiros destas classes tiveram a melhor chance de entrar em um bote salva-vidas, simplesmente porque eles poderiam alcançá-los rapidamente e facilmente.

  • Mesmo se todos os 20 botes tivessem sido completamente lotados, eles não teriam capacidade para salvar mais de 1.178 pessoas.

  • No início a maioria dos passageiros não acreditava que o navio afundaria realmente. Por isso os botes salva-vidas saíram carregados de 19 passageiros enquanto poderiam levar 65.

  • O Titanic foi um dos primeiros navios em perigo a usar o sinal SOS. Um oficial usou o sinal de SOS depois de usar o tradicional código CQD chamando pelas iniciais do navio.

  • O tenista R. Norris Williams e seu pai, Charles D., sentiram muito frio no convés da embarcação, então foram para a academia fazer exercícios para se aquecerem enquanto o navio afundava.

  • No momento do naufrágio, a temperatura da água era de apenas 28 ° F (-2 ° C). A maioria das pessoas que cairam na água com seus coletes salva-vidas morreram de hiportemia ou ataques cardíacos.

Para mais informações sobre Titanic: A Exposição – Objetos reais, histórias reais, visite o site: www.titanicaexposicao.com.br.

Serviço Brasília

Titanic: A Exposição – Objetos Reais, Histórias Reais

Realização: TIME FOR FUN

Produção: RMS Titanic, Inc., uma subsidiária da Premier Exhibitions, Inc.

Apresentação: Multiplan

Co-patrocínio: Bancorbrás Cultural

Local: ParkShopping Brasília – TENDA EXTERNA (SAI/SO, Área 6.580 CCCV - Guará/DF)
Informações: 4003-6464 (válido para todo país)

Diverte Cultural: (11) 3883-9090

Site: www.titanicaexposicao.com.br

Abertura para Público: 8 de julho

Horários: De segunda à quinta das 10hs às 21hs (acesso à exposição até as 20h).

De sexta a domingo e feriados das 10hs às 22hs (acesso à exposição até as 21h).

Inicio das vendas dos ingressos: 01 de julho

Acesso para deficientes

Ar Condicionado

PREÇOS DOS INGRESSOS

INTEIRA

R$ 40,00

MEIA-ENTRADA

R$ 20,00

DE 0 A 2 ANOS

Grátis

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA

ParkShopping BrasíliaSAI/SO, Área 6.580 CCCV - Guará/DF

Horário de funcionamento: Segunda à quinta – das 10h às 20h; Sexta à domingo e feriados – das 10h às 21h;

LOCAIS DE VENDA - COM TAXA DE CONVENIÊNCIA

Pontos de venda no link:

http://premier.ticketsforfun.com.br/content/outlets/agency.aspx

Central Tickets For Fun: por telefone, entrega em domicílio (taxas de conveniência e de entrega) - 4003-5588 (válido para todo o país), das 9h às 21h - segunda a sábado.

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