CPB: BRASIL E REINO UNIDO FIRMAM PARCERIA NO PARADESPORTO E DESPORTO ESCOLAR

A 434 dias das Paraolimpíadas de Londres 2012, integrantes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos britânico estiveram no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 22, para uma série de eventos. Parceiros no esporte e em outras áreas, Brasil e Reino Unido firmaram um acordo que irá favorecer o paradesporto e desporto escolares dos dois países. A iniciativa prevê o envio, pelo Ministério do Esporte, dos atletas de destaque nas Paraolimpíadas e Olimpíadas Escolares Brasileiras para um intercâmbio na Grã-Bretanha, e vice-versa. A idéia é ampliar a troca de conhecimento e reforçar o treinamento.

O programa foi anunciado na parte da tarde, no Palácio das Cidades, em cerimônia com a presença do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, do presidente do Conselho Superior da Autoridade Olímpica, Henrique Meirelles, do secretário nacional de Alto-Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Laser – que representou o ministro Orlando Silva – e do secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, Carlos Alberto Osório.

“O programa vai nos permitir conhecer um pouco mais do programa escolar paraolímpico utilizado no Reino Unido. Sem dúvida nenhuma será uma experiência enriquecedora não só para os atletas brasileiros que irão para lá, mas principalmente para o Comitê Paraolímpico Brasileiro, que poderá conhecer uma realidade diferente de um país que tem esporte de ponta. Talvez possamos aplicar algumas das estratégias utilizadas no Reino Unido e também será importante para que eles conheçam o que fazemos aqui. Nosso programa escolar é vencedor e tem mostrado excelentes resultados”, ressalta Parsons.

Além do evento no Palácio das Cidades, o presidente do CPB teve uma série de encontros no Rio. Pela manhã, Parsons se reuniu com o diretor de integração dos Jogos Paraolímpicos com o Comitê Londres 2012, Chris Holmes – um dos maiores nomes da paranatação britânica –, e com a consultora de Londres 2012, especialista em acessibilidade, Margaret Hickish. Em ambos encontros, foram tratados assuntos ligados a parceria Brasil e Reino Unido, entre eles a aclimatação da delegação brasileira em Manchester, antes das Paraolimpíadas do ano que vem.

“Todos os Jogos deixam um legado e os Paraolímpicos deixam maiores, sejam eles esportivos, sociais e para pessoas com ou sem deficiência. Sabemos que temos realidades diferentes, mas é sempre importante aprender o que os países-sede e Comitês Organizadores fizeram no passado para vermos o que é possível adaptar à nossa realidade”, afirma Parsons.

O presidente do CPB acompanhou ainda a visita do ministro da Cultura, Olimpíadas, Mídia e Esportes do Reino Unido, Jeremy Hunt, do vice primeiro ministro, Nick Clegg, a Unidade Pacificadora (UPP) do Morro dos Prazeres para uma demonstração de Fut 5 (para cegos) com o time da Urece Esporte e Cultura e do Tottenham Hotspur Foundation – chancelada pela Premier League inglesa.

A menos de um ano das maiores competições esportivas do planeta, Hunt veio ao Brasil para partilhar as experiências na organização dos Jogos Londres 2012 e o legado social e cultural que eles deixarão ao país.

“É sempre bom e muito importante compartilhar e aprender com as experiências do governo britânico e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres (Locog). Essa colaboração entre as cidades (Londres e Rio) que vão organizar os Jogos é fundamental para o crescimento dos Jogos Paraolímpicos como um todo”, destaca o presidente do CPB.

==> Foto: Divulgação/MRE

Assessoria de Imprensa do Comitê Paraolímpico Brasileiro
Diogo Mourão (diogo@mediaguide.com.br / 21 8301-0149)
Manoela Penna (
manoela@mediaguide.com.br) / 21 8301-0123)
Em Brasília
Ananda Rope (Media Guide) - (
ananda.rope@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)
Janaína Lazzaretti (CPB) – (
janaina.lazzaretti@cpb.org.br / 61 3031 3035 / 61 8161 9271)

0 comments:

Postar um comentário