Heloísa Prieto adapta para o público jovem as aventuras do famoso corsário inglês Edward Trelawnay

Durante toda sua infância, Edward John Trelawnay foi uma criança rebelde e incompreendida. Na adolescência, ele embarca em um navio e começa a trabalhar como marinheiro, enfrentando inúmeros desafios e desbravando os sete mares. Heloísa Prieto resgata a história de vida desse aventureiro e escritor inglês e adapta seus escritos na obra Memórias de um corsário, lançamento de Edições SM.

Ignorado pela mãe, Edward viaja para Oxford para viver com seu tio. Nesse momento, entra em contato pela primeira vez com uma embarcação e logo começa a trabalhar nela. A vida no navio torna-se muito mais agradável do que a problemática convivência com a família. No século XIX, assume sua paixão pelo mar e adquire o título de corsário – diferentemente dos piratas, que viviam na marginalidade e atacavam as nações sem uma causa em comum, os corsários eram permitidos pelos monarcas e defendiam seu país em tempos de guerra.

Foi a bordo de um navio que ele descobriu sua paixão pela literatura, lutou para não ser separado de seus livros e começou escrever, relatando suas viagens. Longe de casa, trilhou seus próprios caminhos, sempre protegendo os mais fracos, os injustiçados e os animais. Viveu uma história de amor com a jovem Zéla, com quem se casou. Ela permaneceu ao lado do corsário até os últimos dias de sua vida.

A forte personalidade de Edward John Trelawnay, sua coragem e os percalços enfrentados em terra e mar durante suas jornadas são tratados de modo instigante por Heloísa Prieto, que dá vida às aventuras por meio de detalhadas descrições. As ilustrações de Janaína Tokitaka ajudam a compor o imaginário sombrio e desconhecido da vida nos mares.

Sobre a autora/adaptadora – Heloísa Prieto, nascida em São Paulo, é formada em Letras pela USP, com mestrado pela PUC. Começou a carreira como professora e hoje é uma das maiores autoras brasileiras de literatura infantil e juvenil, vencedora do Jabuti e premiada pela União Brasileira dos Escritores (UBE) e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). O livro Memórias de um corsário é uma das obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) de 2011.

Sobre a ilustradora – Janaína Tokitaka nasceu em São Paulo e estudou Artes Plásticas na Escola de Comunicação de Artes da ECA-USP. Literatura e desenho são suas duas paixões, por isso resolveu trabalhar com ilustração.

Título: Memórias de um corsário
Autor: Edward John Trelawnay
Adaptação: Heloísa Prieto
Ilustrações: Janaína Tokitaka
Número de páginas: 80
Formato: 17 x 24 cm
Preço: R$ 32
Indicação: Leitor fluente (a partir de 10/11 anos)
Coleção: Livros ilustrados
ISBN: 978-85-7675-956-8

0 comments:

Postar um comentário