“Grande Suíte do Ballet Don Quixote”, com a Escola Bolshoi, no Brasil

“Don Quixote” é um balé envolvente, com teatralidade e de música vibrante, onde o público vive as emoções da obra como se fosse um dos personagens. A versão coreográfica apresentada pela Escola Bolshoi, é resultado do trabalho do bailarino e coreógrafo russo, Vladimir Vasiliev, eleito “bailarino do século” pela UNESCO. Além de preservar a abundância e a diversidade da dança, Vasiliev ensinou aos alunos do Bolshoi não apenas os detalhes técnicos, mas também que, para ser um verdadeiro bailarino, não basta apenas dançar com o corpo, é preciso dançar com a alma.

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que para este espetáculo chega com um elenco composto por 90 alunos, bailarinos e professores da, se apresenta pela terceira vez em Brasília, porém, a primeira com um balé de repertório.

Na versão coreográfica “Grande Suíte do Ballet Don Quixote”, por Vladimir Vasiliev, Kitri e Basílio, os protagonistas, vivem uma intensa história de amor, heroísmo e ilusão, com traços hispânicos marcantes.

Kitri e o barbeiro Basílio enganam o rico Gamach, com quem Kitri estava noiva, a pedido de seu pai Lorenzo para Barcelona, para isso contam com a ajuda de um nobre cavalheiro e seu fiel escudeiro, Don Quixote e Sancho Panza, para lá se casarem numa grande festa.

“Don Quixote”, de Marius Petipa, nasceu em Moscou em 1869 para produção no Teatro Bolshoi, em Moscou, quando o coreógrafo francês selecionou algumas partes da novela de Miguel de Cervantes para a produção de um libreto e criou coreografias com a música virtuosa de Ludwig Minkus.

Petipa conhecia bem a Espanha e as danças espanholas, portanto, no seu “Don Quixote” reviveu o espírito da rica cultura espanhola, a brilhante teatralidade das multidões dançando nas praças de suas cidades, iluminadas pelo o sol da Europa meridional ou sob a luz das estrelas.

Alexander Gorsky, aluno de Petipa, produziu novamente este balé em 1900, quando indicado para dirigir o Balé Bolshoi. A produção obteve tal sucesso que existe até hoje com pequenas mudanças na coreografia e direção. Porém, está incluída no repertório da maioria das companhias de dança com fama mundial.

Gorsky conseguiu criar um “Don Quixote” muito democrático, alegre e cheio de cores. O balé sempre foi adorado pelos dançarinos porque mesmo os mais modestos membros do corpo de baile conseguiam pela primeira vez se sentir criadores e co-autores da peça. Cada qual tinha uma tarefa cênica concreta e sob sua discrição ‘criava’ um mini retrato cênico da sua personagem. Este espírito de improvisação dava uma especial originalidade às cenas de multidão em “Don Quixote”. Isso foi o que Gorsky acrescentou a esse balé, e foi o que Vladimir Vasiliev seguiu e desenvolveu mais ainda quando bailarino. Vasiliev deu continuidade a esse trabalho ao produzir a suíte para os alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Ingressos

Meia: R$ 25,00
Inteira: R$ 50,00

Ponto de Venda

Na bilheteria.

Mais informações

  • Telefones: (61) 3325-6239 / 3325-6256
  • Valores de ingressos estão sujeitos à alteração sem aviso prévio.
  • Classificação: Livre.
Data: 5 de Maio, Quinta-feira.
Hora: 20h30.
Local: Sala Villa-Lobos - Teatro Nacional Cláudio Santoro.

==> Fonte: brasilia.deboa.com

4 comments:

Beatriz disse...

Este ballet é maravilhoso, lindo!
Adorei ver esta matéria.
Beatriz

Dalton Jendiroba disse...

Obrigado Beatriz. Foi um prazer ler a sua mensagem. Continue sempre verificando minhas atualizações, bem como, prestigiando o site.

Joana disse...

O Ballet foi lindo. A apresentação mesmo só começou uma hora depois, ou seja, umas 21h30.
Esta demora ocorreu porque antes da apresentação foram feitas duas homenagens, uma ao embaixador da Russia, e outra a ministra da cultura do Brasil.
Ainda depois das homenagens foi passado um curta-metragem no telão apresentando a escola Bolshoi no Brasil, que funciona na regiao sul brasileira.
A apresentação então, foi linda, os alunos da escola são realmente bons.
Importante informar que estavam presentes no evento várias autoridades, dentre elas, o governador Agnelo.
E quero agradecer ao Igor e ao Dalton pela oportunidade!! Adoro ballet!!! Então para mim foi uma ótima experiência!!
Obrigada aos dois.
Grande abraço

Dalton Jendiroba disse...

Olá Joana, obrigado por seu generoso comentário. Fico feliz que gostou do evento por nós sugerido. Vc sempre encontrará matérias deste gênero no site. Continue nos prestigiando, neste tema, bem como, em dezenas de outros que estão divididos no menu, abrangendo, sempre, Esporte e Cultura da sua, e de outras regiões. Eu é que te agradeço. Um abraço e até breve ...

Postar um comentário