Pages

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Boas histórias da Editora Moderna para viajar nas férias

As férias escolares são um período de descanso para os alunos que podem tirar esse tempo para brincar, passear, sair com a família e também aproveitar para viajar com boas histórias. Essa é a proposta da Editora Moderna, que sugere livros totalmente reformulados da Coleção Girassol com enredos leves e divertidos que promovem o aprendizado, a reflexão e a conscientização de valores para as crianças. Confira abaixo as dicas:

Escrito por Tatiana Belinky, O caso do bolinho narra as aventuras de um bolinho que acabara de ser assado e que, de tanto que esperou na janela para esfriar, cansou-se e saiu rolando por aí. Feito pela Vovó a pedido do Vovô, o bolinho redondo e fofinho encontra algumas figuras que facilmente poderiam devorar-lhe, como a Lebre e o Lobo. Esperto que era, o bolinho se utiliza de uma canção para distrair seus predadores até chegar na capciosa Raposa. Cantando vitória por ter escapado de tantos apuros, será que o bolinho conseguirá fugir de mais um faminto predador?

Algumas expressões populares atiçam dúvidas e curiosidade nas crianças, que ficam confusas se devem levar ou não o vocabulário ao pé da letra. Isso também acontece com Rui, protagonista de Falando pelos cotovelos que enfrenta divertidas situações com a sua família. No enredo escrito por Lúcia Pimentel Góes, o garoto não consegue entender o significado de muitas expressões, como “Você está entre o ESPETO E A BRASA” ou “Filho, pare de falar se não VAI DAR NÓ NA LÍNGUA”. A obra propõe um estímulo para conscientizar os leitores quanto às possibilidades inesgotáveis do uso da língua.

Fiz o que pude, apresenta uma história de coragem, ética e reconhecimento, por meio de um valente passarinho. No enredo, de Lucília Junqueira de Almeida Prado, animais de todas as espécies conviviam em harmonia na floresta e davam seus palpites de como poderiam cuidar do local que moravam. Porém, uma pequenina ave passava despercebida e nunca apresentava as suas sugestões. Um dia, o fogo começou a destruir a floresta, e os animais apavorados só pensavam em fugir. No entanto, o passarinho voou até o riacho, encheu o bico de água e, incansavelmente, levou até o fogaréu. Outros bichos, admirados, questionaram a ave: “De que adianta todo seu esforço, se você não conseguirá apagar o fogo da floresta?”, e ele retrucou: “Sei disso, mas quando o fogo se apagar e o chão estiver coberto de cinzas, se me perguntarem o que fiz para evitar a destruição, posso responder: ‘Fiz o que pude’.” Essa história promete engajar o pequeno leitor e conscientizá-lo de que ele também pode fazer a parte dele na sociedade.

Sobre a Moderna
A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

==> Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário