Pages

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Projeto performativo propõe um museu dentro do ambiente doméstico

“Carnaval de Kitinete” fica aberto para visitação até 15 de julho, depois de curta temporada em dezembro de 2014. A obra é fruto de uma pesquisa realizada pelo ator e performer Leonardo Shamah, com direção e curadoria de Tatiana Bittar. Como o próprio título sugere, “Carnaval de Kitinete” é experimento cênico realizado dentro de um espaço residencial e tem sua pesquisa focada na performatização do cotidiano, onde o ator-performer é um objeto plástico que ressignifica o ambiente doméstico em uma galeria de arte, que ao mesmo tempo é sua casa, sugerindo um museu de si e para si.

A pesquisa foi realizada ao longo de 2014 e contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013 – Montagem de Espetáculo. Atravessou temas como identidade, individualidade, tédio da existência e valores subjetivos do mercado de arte.

A dramaturgia e a encenação foram construídas a partir de colagens com o plágio de obras de diferentes linguagens, tais como cinema, literatura, artes visuais e, inclusive, do teatro. Além disso, esse experimento esboça diálogo com as artes visuais convidando artistas a exporem suas obras dentro da casa-galeria que, durante o horário de visitação, podem ser vendidos. Esta edição traz Lucas Gehre, Raquel Nava, Coletivo Transverso, Patrícia Bagniewski e muitos outros a serem definidos durante a temporada.

O experimento tem duração de seis horas e o espectador fica à vontade para assistir/visitar/vivenciar o tempo que quiser ou até desinteressar-se o suficiente da sua apreciação.

“Carnaval de Kitinete” é o carnaval da individualidade, da solidão, do tédio de existir. É uma imersão no cotidiano vazio de ser da humanidade. Este é um carnaval de ironia, morbidez e situações absurdas que surgem da espetacularização das rotinas. O riso brota de uma sensação de desespero e abandono onde o questionamento é: o que fazer com a própria imparidade nos dias em que a festa é ser coletivo?

Ator e diretora são integrantes da Andaime Cia de Teatro, grupo já conhecido em Brasília por suas intervenções no espaço público da cidade com o projeto “Serpentes que Fumam”, no qual se destacam as intervenções “Dia de Sol” (piscinas em lugares inusitados), “Aniversário de quem?” (festa de aniversário dentro dos cartórios), “Carnaval Silencioso” e “Queimada de Sutiã”.

FICHA TÉCNICA:
Direção/Curadoria: Tatiana Bittar
Performance/Curadoria: Leonardo Shamah
Produção/Curadoria: Kamala Remaras
Assistente de produção: Rodolfo Godoi
Trilha sonora: Tomás Severin
Cenografia e Expografia: Tatiana Bittar/Leonardo Shamah/Kamala Ramers
Colaboração em criação: José de Campos
Designer Gráfico: Maira Zannon – Ilha Design
Assessoria de Imprensa: Melissa Luz
Fotos: Joana França


SERVIÇO
Carnaval de Kitinete
Data: Até 15/07/2016 (sempre às quartas e sextas)
Horário de visitação: Das 18h às 0h
Local: Secreto e disponibilizado pelo e-mail [email protected]

Informações: (61) 98469.5797 e (61) 98177.6218
Ingressos: Colaboração espontânea a partir de R$20,00
Classificação indicativa: 18 anos

==> Foto: Joana França

Nenhum comentário:

Postar um comentário