Eu
acredito que sofrer uma lesão e ter que ficar um tempo parado é a última coisa
que um corredor deseja. Porém, muitas vezes quem corre toma atitudes que
aumentam muito os riscos de uma lesão, sem saber ao certo o quanto aquilo é
perigoso. Falarei aqui de algumas dessas situações, para que você possa evitá-las
e assim não colocar suas corridas em riscos:
- Não descansar após uma prova: o dia seguinte a uma prova de corrida deve ser de descanso. Quanto maior a quilometragem da prova, maior deve ser o período de descanso. Após uma maratona, por exemplo, o recomendável é voltar aos treinos leves após, pelo menos, sete dias de descanso. E ao ritmo de treino normal apenas após duas semanas. Para provas mais curtas, como 5km e 10 km, reserve o dia seguinte para descansar de verdade, sem trote leve ou treinos de força.
- Participar de provas todo final de semana: por mais que você esteja habituado a correr a distância da prova, o dia da competição gera mais desgaste no corpo, pois você provavelmente vai querer fazer o seu melhor tempo. Provas todo final de semana, além de colocá-lo em uma situação de maior risco, atrapalham a rotina de treinamentos. Se você tem como objetivo uma corrida específica e mais importante, o excesso de participação em corridas secundárias vai prejudicar seu objetivo principal.
- Correr
além do que está na planilha de treinamento: uma planilha elaborada por um
bom treinador de corrida já tem o volume de corrida ideal da semana. Correr nos
dias em que deveria ser de descanso provavelmente fará com que você ultrapasse
os limites do corpo e acabe sofrendo uma lesão.
- Aumentos bruscos: aumentar a sua quilometragem ou velocidade de corrida de forma brusca o coloca em maior risco. Por exemplo, se você está habituado a 10km, correr 21km de uma hora para outra, sem um período de preparação adequado ou gradativo, pode resultar em uma lesão.
Evitar esses erros e cuidar da biomecânica da corrida é um bom caminho contra lesões.
*As
informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira
responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto
de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com
RAQUEL CASTANHARO
Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí. www.raquelcastanharo.com.br
Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí. www.raquelcastanharo.com.br
Globoesporte
==> Foto: Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário