Pages

quarta-feira, 19 de março de 2014

ESPETÁCULO MOMBAMBA EM GOIÂNIA NESTA SEMANA - GRATUITO!!!

Selecionado pelo programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014, o espetáculo Mobamba chega às cidades de Pirenópolis e Goiânia, no Estado de Goiás, durante o mês de março.

Dança, jogo e samba descrevem bem o espetáculo cênico musical Mobamba. Criado sob direção de Márcia Duarte, a peça traz texto e composições próprias inspiradas nos consagrados sambas de Cartola, Noel Rosa, Adoniran Barbosa e outros bambas da música brasileira. Além do ritmo, a temática religiosa e as dores de amor são temas abordados na performance.

O espetáculo cênico-musical Mobamba traz textos e composições próprias, assim como alguns sambas consagrados. Em meio à roda, brinca-se com a liberdade do jogo com as palavras, com o ritmo e os movimentos. Surgem histórias de amor e dor. Cenas de traição e sedução. Faz-se mandinga e inventam-se sonhos.  É bebedeira, batucada e confusão na festa que celebra o encontro e compartilha-se com alegria do sentimento de que não estamos sós para enfrentar as mazelas dessa vida.

Em cena, Fabiana Marroni, Fernanda Alpino, Luara Learth, Luciana Matias, Luisa Duprat, Paulo Victor Gandra e Tamara Correia, acompanhados pelos músicos da diretoria: no cavaquinho Dilton do Cavaco, no violão
Luan Caeté, na percussão Roberto Bolacha, na voz Fernanda Jacob e Márcia Duarte.

"O samba é popular, está no sangue de todo brasileiro", comenta a diretora Márcia Duarte. Segundo ela, o grupo se apropria de um ritmo do cotidiano de todos os brasileiros, apesar de ser, de certa forma, um tanto distante da realidade de quem não é carioca ou baiano".

Mobamba é interativo e envolve os espectadores. A audiência é parte integrante da cena, tal qual acontece espontaneamente nas rodas de samba. Além das apresentações em teatro, o Mobamba promove rodas de samba nas localidades por onde passa. E busca integração com a comunidade em lugares tradicionais do samba. Em Pirenópolis, a Roda de Samba será realizada no dia 13/03, às 20h, na Feira de Quintal. em Goiânia, dia 22/03, às 12h, no Quintal do Jorjão.


MAIS SOBRE O ESPETÁCULO
Mobamba nasce em 2010 sob a direção de Márcia Duarte com a colaboração de Marcus Mota com a perspectiva de se inserir no campo das abordagens contemporâneas de textualidades dramáticas musicais e transitar entre as linguagens do teatro, música, dança e performance, ampliando a acessibilidade à criação cênica.  Contemplado com o Prêmio Funarte Klaus Vianna 2011 e Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), MOBAMBA, em seu percurso, apresentou-se:

2011
Mostra semestral Cometa Cenas (DF);
Festival Nacional de Performance Tubo de Ensaios (DF);
Mostra Idas e Vindas, UnB (DF);
Premiado na categoria Júri Popular e terceiro lugar na categoria geral no Festival Nacional de Música FINCA 2011;

2012
Temporada no Galpão de Eventos do Varjão DF;
Festival Internacional Cena Contemporânea – Museu da República;
Temporada no Espaço Pé Direito – Vila Telebrasilia DF;
FLAAC – Festival Latino Americano de Arte e Cultura / Semana Universitária – Teatro de Arena UnB;
Premio SESC de Teatro Candango – Teatro Garagem.

O EMBRIÃO - Mobamba foi produzido pelos projetos de extensão MOVER - Laboratório de pesquisa e criação em poéticas do movimento - e LADI - Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática, ambos do Instituto de Artes Cênicas. Os programas fazem parte dos 86 Projetos e Programas de Extensão de Ação Contínua (PEACs) que a UnB produz hoje. O MOVER é focado em linguagem de movimento e o LADI é voltado principalmente para criação de textos teatrais.

O projeto MOVER, antes batizado de Laboratório Coreográfico, produziu, além do Mobamba, a peça Húmus, em 2010, também dirigida por Márcia Duarte. Durante o espetáculo, o público foi convidado a celebrar a vida por meio de jogos propostos em cada cena nos quais os participantes foram conduzidos pelos dançarinos de maneira lúdica. De acordo com  Márcia, essa foi a primeira ação desse projeto de extensão. "Húmus foi uma remontagem da peça original realizada em Salvador, em 2006. Eu trouxe o espetáculo para Brasília e os alunos o encenaram durante três semanas no Teatro Helena Barcelos", contou.


CIA. MÁRCIA DUARTE

Depois de quinze anos de trabalhos com o grupo EnDança, que ganhou prestígio internacional, Márcia Duarte inicia sua carreira como coreógrafa independente com a criação de sua companhia em 1995. Seus espetáculos resultam de um intenso trabalho de pesquisa e experimentação e na cuidadosa elaboração dos diversos elementos que compõem cada obra, sejam eles técnicos ou artísticos, conferindo às montagens qualidades que a tem distinguido no universo da dança brasileira.

Esses trabalhos contaram com a colaboração dos artistas brasilienses Márcia Lusalva, Guilherme Reis, Ricardo Nakanmura , Dino Verdade, Dalton Camargos e Mila Petrillo e os paulistas Guilherme Bonfanti, Marcos Pedroso e André Abujamra.

Ficha técnica
MOBAMBA
dança-jogo-cena-samba

Direção de Criação
Márcia Duarte

Direção Musical
Marcus Mota

Intérpretes pesquisadores e criadores
Fabiana Marroni,  Fernanda  Alpino,
Luara Learth, Luciana Matias, Luisa Duprat, Paulo Victor Gandra e Tamara Correia.

Músicos
Cavaquinho – Dilton do Cavaquinho
Violão- Luan Caeté
Percussão- Roberto Bolacha
Voz- Fernanda Jacob

Cenografia e Figurinos
Hugo Rodas

Iluminação Operação de Luz
Ana Luisa Quintas

Fotografia
Raquel Pellicano, Zeca Ribeiro

Arte Gráfica:
Janaína Coe e Raruti

Assessoria de Imprensa
Jaque Dias / TATO Comunicação

Produção
Carvalhedo Produções

Direção de Produção
Tatiana Carvalhedo

Ass. Produção
Julie Wetzl

Produtora Goiânia
Fernanda Fernandes

Gestão do Projeto
Lívia Frazão | ARTÉR Negócios Socioculturais 

Realização
Cia. Márcia Duarte
MOVER - Laboratório de pesquisa e criação em poéticas do movimento e LADI- Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática IdA / CEN/UnB.

SERVIÇO:

GOIÂNIA
Roda de Samba - dia 21/03
Local: Quintal do Jorjão
Horário: 12h

Espetáculo-  dias 21 e 22/03
Local: Centro Cultural UFG
Endereço: Av. Universitária, 1533, Setor Universitário 
Horário: 21h
Entrada Franca

CI- 16 anos

==> Foto: Raquel Pellicano

Nenhum comentário:

Postar um comentário