Pages

sexta-feira, 28 de março de 2014

Dia Internacional da Síndrome de Down ressalta trabalho de ONG em Brasília

Anualmente no dia 21 de março o mundo se curva a questões de inclusão social, em decorrência do Dia Internacional da Síndrome de Down. A data, que em 2012 entrou para o calendário oficial da ONU, é representada aqui em Brasília pela ONG Instituto Ápice Down, que realizará junto com seus apoiadores o evento comemorativo “Fest Down com piquenique” no Zoológico da cidade no próximo sábado, dia 29.

O Ápice Down é reconhecido no DF pela excelência em seu trabalho com pessoas com a síndrome, oferecendo exames clínicos, consultas médicas, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia entre outros, de forma gratuita através de parcerias com hospitais e profissionais que prestam seu tempo e serviço a ajudar as pessoas com síndrome de Down. Não só esses parceiros e “profissionais solidários”, como são chamados pela instituição, são importantíssimos no cotidiano da ONG, mas também são decisivos para a realização de eventos como a comemoração do dia 21 de março. Além do auxílio dos apoiadores, a ONG se sustenta vendendo produtos exclusivos como calendários, agendas, camisas etc.

A porta-voz do Instituto, Andrea Quadros, destaca a importância dos apoiadores em eventos como esse. “Todo recurso que arrecadamos durante o ano é destinado à manutenção de despesas administrativas e gerenciais do Instituto. Então quando temos que realizar um evento, a gente realmente não tem recursos pra locação, divulgação, campanhas etc.” Ela cita também a importância dessas comemorações para a causa. “Esses eventos lembram a luta que pessoas que nos antecederam enfrentaram concernente a tudo que é diferente, é um momento para celebrar.”

Evento solidário - O Fest Down, que se estende das 9h da manhã até as 15h da tarde, contará com show do grupo Patubaté e oficinas de tipos variados, como sensorial, contação de histórias, pintura de rostos e origami.

Saiba Mais - O Instituto Ápice Down é uma instituição sem fins lucrativos, com abordagem interdisciplinar, que tem como finalidade a promoção da qualidade de vida e inclusão das pessoas com Síndrome de Down em todos os segmentos da sociedade, por meio da estimulação essencial em todos os ciclos da sua vida.

No Ápice, a pessoa com Síndrome de Down é envolvida em uma experiência educativa em que o processo de construção do aprendizado está integrado às práticas vividas, tanto do ponto de vista psicomotor como cognitivo. A proposta é formar um espaço dinâmico e interdisciplinar de promoção de qualidade de vida e estimulação essencial para as pessoas com síndrome de Down.

O Instituto não conta com contribuições do governo e nem de uma fonte de renda fixa, por esse motivo o apoio de empresas e profissionais voluntários, assim como a comercialização dos produtos exclusivos, é de extrema importância para que essas atividades continuem acontecendo. Organizações e profissionais que se sensibilizem pela causa e queiram ajudar, podem entrar em contato com a responsável pela comunicação do Instituto, Andrea Quadros. As doações podem ser realizadas por depósito bancário através do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Itaú.

Serviço:

Fest Down com piquenique no Zoológico de Brasília
Local: Zoológico de Brasília
Endereço: Avenida da Nações, Via L4 Sul
Data: Sábado, 29 de Março de 2014
Hora: 9h da manhã às 15h da tarde
Valor: Entrada franca
Mais informações: 8226-5644

==> Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário