O título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck será definido no
traçado mais veloz do calendário da categoria. O anel externo de 2.919
metros do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF),
receberá no dia 8 de dezembro a décima e última etapa da temporada de
2013, a 18º da história da competição, que vai destacar a disputa entre
Beto Monteiro, Régis Boessio, Leandro Totti e Felipe Giaffone pela taça
reservada ao campeão.
Brasília estreou no calendário da categoria no ano de 2002, acolhendo a
sexta das nove etapas. Monteiro, então piloto da Ford Racing Trucks,
obteve a pole-position e conquistou a primeira de suas dez vitórias na
Fórmula Truck. Atualmente defendendo a Scuderia Iveco, o pernambucano
lidera a temporada e depende do terceiro lugar na etapa final para ser
campeão pela segunda vez – em 2004, conquistou o título com um quarto
lugar em Brasília.
Desde 2004 a Fórmula Truck encerra sua temporada em Brasília. Desde
então, apenas uma vez a cidade não revelou o campeão. Foi em 2012,
quando Totti e Giaffone, hoje companheiros de equipe na RM
Competições/MAN Latin America, asseguraram o título e o vice-campeonato
na nona e penúltima etapa, em Pinhais (PR). Já campeão, Totti, então
pilotando o Mercedes-Benz da ABF Racing Team, comemorou em Brasília sua
sexta vitória no ano.
Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians Motorsport, foi quem mais
conquistou vitórias em Brasília. Foram três, em 2005, 2009 e 2010.
Outros dois pilotos somam dois triunfos em Brasília. Renato Martins,
hoje comandando a RM/MAN, ganhou em 2003 e 2004, pilotando caminhões
Volkswagen. Geraldo Piquet, piloto da cidade, conduziu o Mercedes-Benz
da ABF a vitórias em 2006 – foi a primeira de suas dez vitórias na
categoria – e em 2007.
Wellington Cirino, também de Mercedes-Benz, em 2008, e Giaffone, com
Volkswagen em 2011, completam a lista de pilotos que ganharam em
Brasília. A vitória de Cirino consolidou seu quarto título na categoria
em uma etapa que começou com Piquet na liderança do campeonato. Do mesmo
modo, Andrade alcançou Giaffone na liderança da tabela de 2010 com a
vitória no anel externo do circuito brasiliense, levando o título pelo
critério de desempate.
Totti estabeleceu o recorde da pista de Brasília em 2011, quando obteve a
pole-position da etapa final cobrindo o traçado em 1min11s029, com
média de 147,945 km/h. A volta mais rápida em corridas foi estabelecida
por Andrade em 2010, em 1min11s963, a 146,025 quilômetros de média
horária.
GP DE BRASÍLIA – TODAS AS POLES E VITÓRIAS
4 de agosto de 2002
Pole: Beto Monteiro (PE/Ford); vitória: Beto Monteiro (PE/Ford)
22 de junho de 2003
Pole: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Renato Martins (SP/Volkswagen)
5 de dezembro de 2004
Pole: Renato Martins (SP/Volkswagen); vitória: Renato Martins (SP/Volkswagen)
11 de dezembro de 2005
Pole: Renato Martins (SP/Volkswagen); vitória: Roberval Andrade (SP/Scania)
10 de dezembro 2006
Pole: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz)
16 de dezembro de 2007
Pole: Roberval Andrade (SP/Scania); vitória: Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz)
7 de dezembro de 2008
Pole: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz)
13 de dezembro de 2009
Pole: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Roberval Andrade (SP/Scania)
5 de dezembro de 2010
Pole: Roberval Andrade (SP/Scania); vitória: Roberval Andrade (SP/Scania)
4 de dezembro de 2011
Pole: Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Felipe Giaffone (SP/Volkswagen)
9 de dezembro de 2012
Pole: Roberval Andrade (SP/Scania); vitória: Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz)
==> Foto: Dalton Jendiroba / EsporteCultura

Nenhum comentário:
Postar um comentário