Pages

sábado, 10 de novembro de 2012

Em comemoração aos 80 anos de Ziraldo, Globo Livros lança coletânea para fãs do cartunista

No início da década de 1940, em Caratinga (MG), o menino Ziraldo desenhava os próprios gibis. Muitos deles eram protagonizados pelo super-herói espacial Capitão Tex, saído da fértil imaginação do futuro artista. Mais de vinte anos depois, em plena ditadura militar, o jovem Ziraldo publicaria uma série de cartuns memoráveis – os Zeróis –, em que os poderes de Super-homem, Batman e companhia se mostravam em irônico descompasso com a revolução comportamental dos anos 1960. 

Quando ninguém mais esperava por eles, eis que os Zeróis ressurgiram em 2010 como tema de telas de grande formato que – dialogando e parodiando obras de Velázquez, Picasso, Salvador Dalí, Roy Lichtenstein e Andy Warhol, entre outros – revelaram um Ziraldo pintor, com total domínio do desenho e das cores. “Meu Deus, era isto que eu queria fazer...!”, constatou, feliz, o consagrado cartunista. As pinturas fizeram parte da exposição “Zeróis: Ziraldo em tela grande”, que passou pelo Rio de Janeiro e por Brasília.

Toda essa trajetória – das peripécias espaciais do Capitão Tex às incursões do autor no universo do acrílico sobre tela – é resgatada com o lançamento de Os Zeróis, livro ilustrado com reproduções de trabalhos publicados originalmente em Fatos e Fotos, Jornal do Brasil, Pasquim (inclusive a antológica série “Pôster dos pobres”), além de um capítulo reservado exclusivamente para as onomatopeias com o grafismo e o colorido típicos de Ziraldo. 

O texto assinado pela roteirista Maria Gessy, que há anos trabalha com o autor, descreve e reflete o contexto em que as obras foram produzidas. E o próprio Ziraldo assina as legendas que fornecem informações adicionais e comentam o processo criativo de cada cartum, quadrinho, tela ou esboço. Lançado como parte das comemorações pelos 80 anos de um verdadeiro herói da criatividade brasileira, o livro promove o encontro do Ziraldo artista gráfico com o Ziraldo artista plástico. 

O autor
 
Ziraldo Alves Pinto dedica sua vida à literatura e à ilustração para crianças. É artista gráfico, humorista, escritor de livros infantis, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista e bacharel em direito. Publicou seus primeiros cartuns na imprensa de seu estado, Minas Gerais, quando ainda nem havia escolas de artes no Brasil. Em 1960 lançou a primeira revista brasileira de comics com a Turma do Pererê

Escreveu e ilustrou seu primeiro livro para crianças, Flicts, em 1969 e, a partir daí, não parou mais de fazer trabalhos para o público infantojuvenil. Sua maior criação é o Menino Maluquinho, livro que desde 1980 diverte as crianças e já foi adaptado para teatro, cinema e televisão.

Ficha técnica

Título:
Os Zeróis
Autor e ilustrador:
Ziraldo Alves Pinto
Gênero:
Graphic Novel
Páginas:
256
Formato:
22,3 x 30 cm
ISBN:
978-85-250-5231-5
Preço:
R$ 59,90
Editora:
Globo Livros Graphics

Nenhum comentário:

Postar um comentário