Pages

domingo, 12 de agosto de 2012

Show Rosa Passos de graça no CCBB dia 26 de agosto

Toalhas esticadas no gramado. Crianças correndo. Casais dividindo taças de vinho. Grupos de amigos dançando. Este tem sido o cenário de cada show do projeto TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB. Famílias inteiras se dirigem ao Centro Cultural Banco do Brasil para ouvir, de graça, música de qualidade. No dia 26 de agosto não deve ser diferente. A partir das 17h, o gramado do CCBB recebe o quarto concerto da série, que trará, como atração principal a baiana-brasiliense Rosa Passos. Antes de Rosa, o palco receberá a sambista Ana Reis e a mistura de música instrumental brasileira com jazz contemporâneo de Renato Vasconcellos Quinteto.

Um programa para agradar todos os gostos. TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB tem entrada franca. A curadoria é de Bia Reis e de Guilherme Reis, que também assina a direção geral e a produção da série. Direção de arte e cenografia de Dalton Camargos. Realização: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.

Rosa Passos traz para o show do projeto TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB o repertório de seu mais recente CD, É Luxo Só, em homenagem à Divina Elizeth Cardoso. No repertório, um passeio pela música popular brasileira, capitaneado por alguns dos maiores compositores de todos os tempos: Noel Rosa, Cartola, Ary Barroso, Zé Ketti, dentre outros. Rosinha apresenta-se acompanhada de trio de talento indiscutível: Lula Galvão (violão), Jorge Helder (baixo) e Rafael Barata (bateria). É Luxo Só é o 16º disco da carreira de Rosa Passos e acaba de sair pela Biscoito Fino.


A cantora e compositora Ana Reis promete se revelar pra muita gente que ainda não pôde conferir suas performances no Clube do Choro e nos Teatros do SESC. Ana Reis é uma sambista da melhor estirpe. Já foi convidada a participar de projetos em homenagem a Paulinho da Viola, a Clara Nunes e Nara Leão. No ano passado, lançou o primeiro CD, Quisera Eu, que será base da apresentação da cantora.


Renato Vasconcellos é um dos maiores representantes da música instrumental no Distrito Federal. Autor de uma música que se tornou sinônimo de Brasília – Suíte Brasília – o instrumentista e compositor está em fase de gravação do segundo CD – Piano e Caneta – e traz para o CCBB uma prévia do repertório do novo disco, mesclada aos sucessos do primeiro, Suíte Brasília. Renato vem com o quinteto que leva seu nome e que inclui os músicos Bruno Medina, Paulo André, Oswaldo Amorim e Leander Motta.


OS ARTISTAS


ANA REIS

Brasiliense, começou a cantar em 2002, participando de coros, mas sua carreira como cantora só amadureceu em 2005, quando passou a incluir shows em casas como Feitiço Mineiro, Clube do Choro e teatros do SESC. Foi convidada a participar de projetos em homenagem a Paulinho da Viola, à Velha Guarda da Portela, Clodo Ferreira, Clara Nunes e Nara Leão. Participou de shows e gravações de Luciana Oliveira, Cris Pereira, Clodo Ferreira e Renata Jambeiro. Em 2010, abriu o show de João Bosco na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, pelo projeto MPB Petrobras. Lançou seu primeiro CD, Quisera Eu, em abril de 2011, com produção e arranjos do violonista João Ferreira. No repertório, músicas de sua autoria em parceria com João Ferreira e também Clarisse Grova. Outros compositores de Brasília também estão na lista como Clodo Ferreira, Sérgio Magalhães, Alberto Salgado e Rafael Miranda, além de composições consagradas como Golpe Errado, de Geraldo Pereira, e Seja Breve, de Noel Rosa. Ana Reis estará acompanhada da mesma banda que participou das gravações do CD: João Ferreira (violão), Fernando César (violão de sete cordas), Guto Martins e George Lacerda (percussão), Nelsinho Serra (cavaquinho) e Márcio Bezerra (sopros). Participações especiais de Paulo André Tavares (violão), Celsinho Silva (percussão) e Pablo Fagundes (harmônica).


RENATO VASCONCELLOS QUINTETO

Formado por Renato Vasconcellos (piano), Bruno Medina (saxes soprano e tenor), Paulo André (guitarra e violão), Oswaldo Amorim (baixo acústico e elétrico) e Leander Motta (bateria e percussão), o Renato Vasconcellos Quinteto reúne alguns dos mais importantes e talentosos instrumentistas de Brasília. Interessados em desenvolver um som baseado na música instrumental brasileira, com influência do jazz, os músicos tocam juntos há muitos anos e recentemente decidiram criar o quinteto. No momento, participam da gravação do segundo CD de Renato Vasconcellos, Piano e Caneta, que traz à tona composições que o músico havia escrito há muitos anos e permaneciam guardadas num baú. Segundo Renato, as músicas refletem sua atividade de compositor nos últimos 10 anos. Para o show do projeto TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB, o Quinteto promete apresentar um repertório composto por músicas que integram o disco Suíte Brasília (cuja música título é considerada o Hino Instrumental da Cidade, já tendo sido gravada pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro) e do novo CD, Piano e Caneta.


ROSA PASSOS

A cantora, compositora e violonista Rosa Passos reservou para o encerramento do quarto show da série TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB o repertório de seu 16º CD, É Luxo Só, que faz uma homenagem a uma das grandes vozes da musica brasileira, a "Divina" Elizeth Cardoso. Rosinha também já é uma diva da música popular brasileira, capaz de extrair elogios até do mais recluso dos baianos, o cantor e compositor João Gilberto. Rosa Passos é sucesso por onde passa: Estados Unidos, Europa e Japão. Lotou espaços míticos como o Carnegie Hall e o Blue Note, em Nova York , com interpretações onde o apuro técnico se soma ao bom gosto e ao fraseado musical único. Agora, promete um show antológico, apresentando as canções que marcaram a carreira de Elizeth Cardoso. Estão no repertório músicas como a vibrante Olhos Verdes (Vicente Paiva), O Amor e a Rosa (Antonio Maria) e Último desejo (Noel Rosa), com um andamento mais tranquilo e intimista, Palhaçada (Haroldo Barbosa e Luiz Reis), com muito balanço, e a delicada Acontece (Cartola). Mas Rosinha ainda interpretará Diz que fui por aí (Zé Kéti), Saia do Caminho (Custódio Mesquita e Evaldo Ruy), Três apitos, um clássico dos clássicos de Noel Rosa, e a apoteótica É Luxo Só (Ary Barroso e Luiz Peixoto), que dá nome ao CD.


TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB

Local: Gramado do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Data: 26 de agosto de 2012

Horário: a partir das 17h

ENTRADA FRANCA

Informações: (61) 3108.7600


==> Foto: Vitor Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário