| “Nas últimas duas décadas e meia, a situação tem mudado dramaticamente (...). Estudiosos e editores têm iniciado novos periódicos e séries monográficas, comentários estão começando a aparecer, universidades têm estabelecido cátedras em estudos judaicos e cursos estão encontrando sua direção nos programas de estudos que eram quase o domínio exclusivo das Escrituras canônicas. Com esse crescimento geométrico no mundo acadêmico e agora a publicação completa dos Manuscritos do mar Morto, uma nova edição deste livro não é somente desejável, mas necessária”, ressalta o autor.
Partindo da ideia de que o panorama geral do pano de fundo histórico e a análise de conteúdo de muitas composições literárias são essenciais para uma compreensão profunda não apenas dessa literatura, mas do cristianismo primitivo e, de certo modo, da civilização como um todo, o presente trabalho torna-se referência, pois, ao mesmo tempo em que apresenta uma introdução fundamental para estudantes em um campo de pesquisa, traz contribuições para o avanço dessas análises.
Da coleção Academia Bíblica, Literatura judaica, entre a Bíblia e a Mixná – Uma introdução histórica e literária é dividido em nove capítulos e conta com índice de abreviaturas, de assuntos e de autores modernos, excelente bibliografia para consulta, mapas e gráficos, elementos que são verdadeiros guias para o leitor compreender o assunto proposto e sentir-se incentivado a continuar seus estudos.
George W. E. Nickelsburg é professor emérito de religião na Universidade de lowa, onde ensinou por mais de três décadas. Suas muitas obras incluem 1 Enoch 1 (2001), Ancient Judaism and Christian Origins e, com James VanderKam, 1 Enoch: A New Translation. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário