Em setembro, a ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) realiza a campanha “Movimento contra o Linfoma. Se toca. Quanto antes você descobrir, melhor.”, para alertar a toda população sobre a importância do diagnóstico precoce. A doença, que atinge anualmente no país mais de 12 mil pessoas, vem sendo bastante comentada após o diagnóstico do ator Reynaldo Gianecchini, no dia 10 de agosto. Dilma Rousseff, presidente do Brasil, Glória Perez, autora de novelas, e Fernando Lugo, presidente do Paraguai, são alguns dos nomes conhecidos que também enfrentaram este tipo de câncer no sangue.
Este ano, a campanha será apadrinhada pelos atores Amandha Lee, Caco Ciocler, Camila Morgado, Marcelo Airoldi, Matheus Solano e Odilon Wagner, e pela apresentadora Sarah Oliveira, artistas que, além de terem um trabalho de sucesso, conquistam o público com sua visão social em prol da vida.
Drica Moraes, que realizou um transplante de medula óssea após ser diagnosticada com leucemia em 2010, participará pelo segundo ano consecutivo como madrinha.
Com o slogan “Se toca”, os artistas gravaram vídeos para disseminar a importância do auto-exame, já que o inchaço dos gânglios na região do pescoço, axila e virilha é um dos principais sintomas da doença, além de participarem de uma sessão de fotos.
“O diagnóstico precoce é muito importante, pois quando a doença está no começo a chance de cura é maior. Portanto, quando notar qualquer alteração no corpo, procure um médico”, alerta a Dra. Ana Lúcia Cornacchioni, coordenadora do Comitê Científico Médico da ABRALE.
As informações completas sobre o linfoma, sintomas e seus tratamentos estão no: www.movimentocontraolinfoma.com.br
O vídeo pode ser conferido em:
Para acessar as fotos com cada artista participante, clique em:
Senha: A5880876
Sobre a Abrale
Criada em 2002 por Merula Steagall, a Abrale representa os portadores de onco-hematologias (linfoma, leucemia, mieloma múltiplo e mielodisplasia). Seu trabalho se assenta sobre quatro pilares: apoio ao paciente, educação, informação e defesa de políticas públicas. Com um comitê científico composto por 33 médicos, além de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, dentistas e terapeutas ocupacionais, os quais orientam os quase 30 mil filiados, a Abrale presta apoio médico, jurídico e psicológico gratuitos, além de atuar politicamente por melhoras nos tratamentos e disseminar informação por meio de campanhas e palestras. A entidade integra o Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e é fundadora da Alianza Latina, liga que reúne 56 entidades do gênero em 17 países.
==> Foto: Divulgação
==> Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário