
Além das criações propriamente ditas, na mostra estarão expostas fotos que revelam o decorrer do processo criativo.
O curso de artesanato é um dos cursos de qualificação profissional básica que são oferecidos aos adolescentes internos com o objetivo de propiciar novas perspectivas a esses jovens. Como parte das medidas socioeducativas, os adolescentes se capacitam em mais de 70 ocupações diferentes, agrupadas em oito grandes áreas: Administração, Alimentação, Artesanato, Construção e Reparos, Informática, Serviços, Serviços Pessoais e Turismo e Hotelaria. Cada curso tem 57 horas/aula por ciclo, com duração de três meses.
Desde o início da parceria firmada entre a Fundação Casa e a Horizontes, em 2008, mais de 20 mil jovens foram beneficiados. Os cursos acontecem nas 43 unidades da Fundação localizadas na capital, na região metropolitana e no litoral de São Paulo. Diariamente, cerca de 100 educadores trabalham nessas instalações.
“É preciso romper o círculo vicioso ‘ato infracional, medida socioeducativa, crime e sistema prisional’. Acreditamos que seja possível contribuir para reverter essa lógica perversa por meio da capacitação profissional, sendo esse um meio para a inserção produtiva. Além de qualificar, o que cumpre a finalidade educativa da internação, os cursos oferecidos aos adolescentes visam promover entre esses jovens a descoberta do próprio valor, resgatar sua autoestima e dar-lhes novos referenciais, apontando-lhes novas perspectivas”, explica Marcelo Rocha, presidente da Horizontes.
“A educação profissional é um dos pilares pedagógicos do novo modelo de atendimento da Fundação CASA, que tem procurado parcerias com a sociedade civil para garantir aos nossos jovens mecanismos eficazes de inserção social”, afirma a presidente da CASA, Berenice Giannella. “Neste sentido, o trabalho com a Associação Horizontes tem sido muito eficaz”.
Associação Horizontes
A Horizontes é uma associação civil, cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação. A entidade detém titulação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e é certificada pela norma internacional NGO Benchmarking, da certificadora independente suíça Société Générale Surveillance (SGS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário