Orquestra Popular Marafreboi lança álbum, com apresentação no Clube do Choro

A famosa Orquestra Popular Marafreboi lança seu primeiro DVD, em 31/10, com apresentação ao vivo, no Clube do Choro de Brasília, a partir das 17h. Gravado no Museu Vivo da Memória Candanga, tem 13 faixas e leva o nome Candangos de Lança, inspirado em uma de suas músicas.

O show foi concebido para apresentar, além dos temas que foram gravados, um repertório permeado pela diversidade da cultura brasileira e seus diversos ritmos: maracatu, samba, forró, baião, cavalo-marinho, xaxado, coco, ciranda e frevo podem ser apreciados pelo público. Para aproveitar a oportunidade, basta comprar os ingressos pelo site do Clube do Choro ou pela própria bilheteria física, pelo valor de 15 reais por pessoa.

Maestro Fabiano Medeiros, condutor da orquestra, conta sobre a escolha do local especial para o evento: “o Clube do Choro, pelo trabalho que desenvolve há décadas, é considerado a meca da música instrumental no Brasil. Um espaço que se reinventou recentemente em função da pandemia, a fim de continuar suas ações importantes como a de receber nossa orquestra com o cuidado de cumprir as normas de segurança”.

O projeto tem realização do Beco da Coruja, produção do Instituto Janelas da Arte, da Marafreboi, do Clube do Frevo e da Maria Maria Produções. O patrocínio é do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e os apoios são da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Museu Vivo de Memória Candanga.

Tanto o álbum quanto o show de lançamento contam com participações especiais. Ed Carlos, Sah Santos, Maestro Formiga e Cris Visentin participaram do DVD e atuam na apresentação ao vivo.

Cris conta o que representa essa parceria: “desde 2016, quando fui convidada pelo Maestro Fabiano para participar do Noites Pernambucanas no Clube do Choro, atuo em diversos eventos com a orquestra, culminando na gravação do DVD que enriqueceu muito minha trajetória artística. A Marafreboi é uma grande escola cultural. Para mim, estar nesse disco é uma experiência fascinante e honrosa”.

O show terá também a presença da cantora cearense Mirlla Muniz, que expressa sua admiração pelo maestro: “respeito muito esse grande nordestino brasileiro, Fabiano Medeiros, que divulga a tradição brasileira nos lugares mais reconhecidos com a Orquestra Marafreboi. Tive a oportunidade de cantar com esse grupo em várias ocasiões. E é um grande orgulho ter em nossa cidade tamanha riqueza ancestral. Fabiano é um sábio, um mestre da cultura popular”.

A coordenadora do projeto, Ellen Oliveira, corrobora a importância do projeto para a população imigrante radicada aqui: “é importantíssimo trabalharmos com a diversidade da cultura popular brasileira salvaguardando o patrimônio imaterial. Uma grande parte da população de Brasília é nordestina e esse registro resgata a lembrança dos tempos de criança”.

O lançamento tem o privilégio dos registros do consagrado cineasta Vladimir Carvalho, que relata seu apreço pelo trabalho do maestro da orquestra: “com argúcia, sensibilidade e profissionalismo, tornou-se referência obrigatória, porque trouxe de seu Pernambuco ancestral a sonoridade contagiante do maracatu, do frevo, do coco, do caboclinho e do baião. Hoje o seu repertório é rico e variado, e ninguém fica indiferente a esse fenômeno”.

Mais uma personalidade de prestígio, Reco do Bandolim, acrescenta palavras de estima pelo trabalho do grupo e de seu condutor: “está saindo do forno o DVD Marafreboi, uma das mais conceituadas orquestras deste país: mara vem de maracatu, fre vem de frevo e boi, de bumba meu boi. Maestro Fabiano mergulha fundo para trazer, na palma da mão, as melhores matrizes da cultura popular”.


SERVIÇO:
 
Orquestra Popular Marafreboi lança DVD Candangos de Lança
Data: 31/10
Local: Clube do Choro de Brasília (SDC, Bloco G, Clube do Choro - Brasília, DF, 70070-350)
Horário: 17h
Ingressos: bilheteria local e virtual
Valor: R$15
Rede Social: https://www.instagram.com/orquestramarafreboi/
Canal: https://www.youtube.com/c/OrquestraPopularMarafreboi/featured

==> Foto: Percio Campos

0 comments:

Postar um comentário