3ª semana do "Teatro Online" exibe - de graça - espetáculos em diferentes gêneros

Para contribuir com a campanha oficial de combate ao Covid-19, a Palavra Z Produções Culturais  disponibilizou 16 (dezesseis) atividades entre elas, música, ópera, espetáculos infantis e adultos.

A ação intitulada TEATRO ONLINE, já conta com mais de 40 mil visualizações, alcançando uma média de 90 mil espectadores, em todo o Brasil, ao longo das mais de 12 mil horas de exibição. Essa semana, o projeto inicia na quinta-feira e inclui novos gêneros como contação de histórias para crianças e bebês.

A novidade nessa semana é que na quinta-feira, teremos o lançamento da Plataforma IDENTIDADES DA CENA, uma plataforma que visa discutir a cadeia produtiva do teatro, onde nessa primeira etapa será realizado o cadastramento dos seguimentos figurinista, cenógrafo, sonoplasta, iluminador, autor, visagista e produtor teatral.

O objetivo desta iniciativa, que contou com o apoio de todas e todos os profissionais envolvidos nas produções, é levar arte, cultura, entretenimento, diversão e bem-estar às famílias neste período de confinamento em casa.

Bruno Mariozz, diretor da Palavra Z, convida a todas e a todos, “espalhem esta ideia, vamos ficar em casa, nos protegendo, e também estimulando a proteção de quem nós amamos”, e aposta, “viva a arte que ajuda a curar”.

Para mais informações e detalhes de como assistir aos espetáculos, acesse www.palavraz.com.br


Programação de 2 a 5 de abril


*QUINTA* - Dia 2 de abril de 2020

_Infantil – Contação de Histórias_
*Vem Nesse Trem*, idealizado por Carol Futuro e dirigido por Duda Maia,
Disponível das 10h às 17h
No palco, um grande trilho de trem, uma maletinha, um maquinista e seu ajudante. Junto com eles, as crianças e seus pais entrarão numa deliciosa e lúdica viagem de trem.
Durante o trajeto, as canções de Carol Futuro e cantigas folclóricas se encadeiam, e a memória é resgatada de dentro da maletinha, com pequenos instrumentos, fantoches, acessórios e imagens. As crianças, passageiras deste trem, não só assistirão à viagem, como participarão dela, cantando, tocando instrumentos e aprendendo novas canções.

_Adulto_
*Rinocerontes*, um espetáculo do Coletivo Errante
Disponível das 18h às 00h
Resta apenas um homem. Ser rinoceronte vira desejo daqueles que ainda se encontram no estado humano. Ser humano já não é mais natural. A transformação do homem em animal selvagem torna-se natural e bonita. Acontecem estranhas metamorfoses: homens se transformam em bichos. Um rinoceronte invade a cidade. A conversa é interrompida por um estrondoso ruído de animal, que passa levantando poeira. A peça começa num café, onde Sandro e Alex marcam um encontro.


*SEXTA* - Dia 3 de abril de 2020

_Infantil_
*Era Uma Vez Dom Quixote de La Mancha que lê conto*, da Cia Histórias Pra Boi Dormir
Disponível das 10h às 17h
Adaptação da obra de Miguel de Cervantes, foi baseado na dramaturgia da contação de histórias. As atrizes Laura Telles e Viviane Netto utilizam os recursos cênicos para trazer para a realidade infantil a magia e a poética do homem visionário que lutava contra moinhos de vento e que se apaixonara por Dulcinéia. Para o diretor do espetáculo, Lúcio Mauro Filho, a peça tem o grande desafio de mostrar ao público infantil uma obra que fala de loucura e reflexão. A busca por novas narrativas fascinantes e empolgantes que contadas com a ajuda de figurino cênico, instrumentos musicais e a encenação teatral trouxessem para a criança o questionamento do que a leitura pode lhes trazer de bom, foi o objetivo principal do projeto.

_Adulto_
*4 Estações*, de Vinícius Piedade.
Disponível das 18h às 00h 
A peça é constituída por quatro histórias diferentes, mas com alguns pontos de contato. Um obsessivo ex-marido persegue a ex-mulher que vive sua primavera pessoal, depois da separação. Um motoboy apaixonado pela secretária de seu escritório tenta chamar sua atenção colocando a própria vida em risco num dia de chuva de verão. Uma atriz em crise aceita posar nua para um fotógrafo num parque com sua paisagem marrom outonal, apostando com isso alavancar sua carreira. No terraço de um arranha-céu de São Paulo, um homem e uma mulher se encontram para se despedir numa noite fria de inverno.


*SÁBADO* - Dia 4 de abril de 2020

_Infantil_
*Uma Peça Como Eu Gosto*, de Marcelo Morato, com direção de Lucio Mauro Filho e Duda Maia (_Cia Histórias Pra Boi Dormir_).
Disponível das 10h às 17h
O espetáculo é baseado nas tramas de Shakespeare adaptado para a cultura popular brasileira.
Uma Cia. de Teatro Mambembe, formada por duas atrizes profissionais (Desdemona Catarina e Cordélia Viola) e um ator amador (Troilo Cimbelino), percorre o Brasil encenando peças de William Shakespeare com bonecos e música.
Os três atores vivem em constante conflito porque dificilmente entram em acordo sobre o que representar e que gênero teatral mais iria agradar ao seu público. As paixões das personagens das peças de Shakespeare se embaraçam com a dos atores e espectadores. Em “Hamlet”, a história de um crime repulsivo leva um coronel culpado a se reconhecer e a ameaçar os interpretes, levando-os a fugir; O amor e ódio em “Romeu e Julieta” espelham os atritos que se acentuam dentro da Cia.; E “A Tempestade” traz para eles o perdão e a reconciliação.

_Adulto_
*ALICE - Debaixo da terra mora minha mente soterrada*, de BAK Artes Performativas – a partir da obra de Lewis Carroll e direção de João Marcelo Pallottino
Disponível das 18h às 00h
Em sua dramaturgia fragmentada, o espetáculo Alice – Debaixo da terra mora minha mente soterrada traz como protagonista uma adolescente que vive sob os cuidados de sua família. Mãe, Pai, Irmão e Madrinha tratam a menina com excesso de zelo e preocupação sobre o “mundo lá fora” que, segundo eles, é perigoso demais para pessoas como ela.
As cenas se passam como composições fotográficas onde os acontecimentos não tem relação narrativa em evolução. Visualidade, som e movimento trazem um fluxo caótico que cria obstáculos para a trajetória da personagem-título. O espetáculo é uma experiência sensorial onde o real se confunde com o imaginário, a ficção com a biografia.


*DOMINGO* - Dia 5 de abril de 2020

_Infantil_
 *Guerra Dentro Da Gente*, de Paulo Leminsky
Disponível das 10h às 17h
Guerra dentro da gente é baseado no livro homônimo do poeta curitibano Paulo Leminski, com direção de Duda Maia, e adaptação de Renato Luciano, a história vai além da simples contação de história e mistura o fazer artesanal do teatro com a tecnologia cinema para transportar o público ao mundo do menino Baita. A história conta a vida de Baita, menino pobre, filho de lenhadores, que um dia encontra o velho Kutala, que propõe ensinar-lhe a arte da guerra. Os dois partem e Baita vai viver uma série de experiências, desde aprender a cuidar de animais até ser vendido como escravo. Enquanto cresce, Baita vai aprendendo a lutar e até mesmo a trapacear. Acumula poder e prestígio. Chega a chefe dos exércitos. Mas então ele deixa de ter o prazer da guerra e volta à sua aldeia, ao recomeço.

_Adulto_
*Meu Saba*, com direção de Daniel Herz e estrelado pela atriz Clarissa Kahane.
Disponível das 18h às 00h
Em novembro de 1995, aos 19 anos, Noa Ben-Artzi Pelossof foi escolhida para uma difícil missão: prestar homenagem ao então primeiro-ministro de Israel Ytzhak Rabin, seu avô, vítima de um assassinato que marcou o mundo. A força de suas palavras, que expressaram memórias afetuosas e relatos sombrios de uma guerra secular, deram origem ao livro “Em Nome da Dor e da Esperança”, inspiração do espetáculo “Meu Saba”. O espetáculo se passa nos 30 segundos que Noa Ben-Artzi leva para chegar ao púlpito onde fará a homenagem ao avô (saba, em hebraico). Nesse espaço temporal, ela revive sentimentos da infância passada na casa dos avós, uma mistura de amor de sua família e medo constante do ódio vindo de dentro e de fora do país. 

Vamos manter quem amamos em casa!
VIVA a arte que ajuda a curar. Todos contra #covid19!
Acesse o link por 
www.palavraz.com.br

==> Foto: Rai Júnior

0 comments:

Postar um comentário