Sertões: Bruno Varela/Gustavo Bortolanza seguem na liderança da UTV na geral

A quinta etapa da 27ª edição do Rally dos Sertões acabou cobrando caro de tripulações e equipamentos na especial (trecho cronometrado em alta velocidade) de 300 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e São Félix do Araguaia (TO). Na categoria UTV, que conta com 53 inscritos e tem sido a mais disputada da competição, a dupla Bruno Varela/Gustavo Bortolanza acabou atolando em um trecho bastante difícil, mas conseguiu retirar o carro e seguir para se reposicionar na prova e manter a liderança geral por apenas 40 segundos sobre os segundos colocados, a dupla Deni Nascimento/Idali Bosse. Até o final do dia de ontem, a diferença estava em 8min27s.

Bruno, 23 anos, é o mais jovem membro da “Família da Poeira” e também o mais jovem piloto a vencer o Rally dos Sertões (2017). “O dia foi extremamente duro e atolamos em um local de condições muito difíceis. Até que conseguimos resgatar o carro rapidamente, mas mesmo assim terminamos a classificação da especial de hoje no oitavo lugar. Poderia ser bem pior. Por pouco não perdemos a liderança geral”, detalha Bruno. “Como a distância era grande, forçamos muito o equipamento, que trabalhou o tempo todo no limite. Ficamos felizes em conseguir consertar e terminar o dia ainda na liderança da classificação geral dos UTVs”, completou Bruno – que tem como parceiros na equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão os irmãos Gabriel e Rodrigo, além do pai, Reinaldo.

Vencedores da etapa do dia anterior, Gabriel Varela/Eduardo Shiga foram impedidos de repetir a façanha pela quebra do UTV e terminaram o dia apenas em 41º. “Começamos andando forte, como era o planejado, mas o equipamento não aguentou. O calor, sempre perto dos 40 graus, e também o piso bastante difícil, com a areia dificultando o avanço do UTV no terreno, causaram várias quebras nos veículos de muitos competidores hoje”, reportou Gabriel.

Já a dupla Rodrigo Varela/Fabio Pedroso, que venceu o super prime realizado no sábado, teve que trocar duas vezes a correia do motor e um pneu furado – o que também causou grande atraso. Mesmo assim, o duo finalizou no segundo lugar na classificação do dia e quarto na geral. Já a dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin avançou uma posição na classificação geral depois de terminar em quinto nesta quinta-feira. Campeão do Dakar, bicampeão mundial e sete vezes campeão do Sertões, Reinaldo avisa do que o dia mais difícil será o de amanhã: “Serão 530 quilômetros na areia, um piso que não perdoa nem alguma deficiência do equipamento, nem um erro ou desatenção do piloto ou navegador. Será um dia decisivo”, sentenciou o piloto da equipe Can-Am/Norton/Techbond/Arisun Pneus/Divino Fogão.

Confira os cinco melhores na classificação geral dos UTVs:
1) Bruno Varela/Gabriel Bortolanza, 21h14min17s
2) Deni Nascimento/Idali Bosse, a 0min40s
3) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, a 20min58s
4) Rodrigo Varela/Fabio Pedroso, a 42min28s
5) Guilherme Benchimol/Daniel Spolidorio, a 52min15s

Este é o trajeto do Rally dos Sertões até o seu encerramento, no próximo sábado:

6ª etapa: São Félix do Tocantins (TO) a Bom Jesus (PI), sexta-feira, 30/8
Deslocamento inicial – 0 km
Especial (Cronometrado) – 540 km
Deslocamento final – 2 km
Total do dia – 542 km

7ª etapa: Bom Jesus (PI) a Crateús (CE), sábado, 31/8
Deslocamento inicial – 2 km
Especial (Cronometrado) – 320 km
Deslocamento final – 617 km
Total do dia – 938 km

8ª etapa: Crateús (CE) – Aquiraz (CE), domingo, 01/08
Deslocamento inicial – 372 km
Especial (Cronometrado) – 30 km
Deslocamento final – 3 km
Total do dia – 405 km

==> Foto: José Mario Dias / Fotop

0 comments:

Postar um comentário