Poetisa do Cuidar, Onã Silva, lança livro com novos cordéis fantásticos

“Neste cordel amostrou /Com a história na viagem / Derne início do cuidar / Da leiga enfermagem / Depois surge a profissão / Com a nova abordagem” (verso de cordel de Onã Silva, extraído do livro A Viagem Fantástica em Cordel pela História da Enfermagem). Enfermeira, cordelista, escritora, atriz, artista plástica, figurinista e poetisa do cuidar de rima forte, a goiana Onã Silva é arretada nos versos e trocadilhos em nordestinês, linguagem que herdou da sua família nordestina. A artista, radicada no Distrito Federal, já lançou incontáveis obras literárias, que englobam o universo dos leitores: pequenos, adolescentes, adultos e a terceira idade.

Agora, ela se prepara para cativar o público com seus cuidares e versos fortes. Nas páginas do livro, o leitor terá direito a uma viagem fantástica em cordel, na qual a autora contará muitas histórias sobre enfermagem. Onã irá lançar o livro A Viagem Fantástica em Cordel pela História da Enfermagem no dia 9 de agosto, sexta-feira, às 16h, no COFEn (Conselho Federal de Enfermagem), Espaço Dr. Elioenai Dornelles Alves (304 Norte). No local, a artista Onã Silva também apresentará ao público sua exposição de quadros-poemas “Enfermagem: A mais Bela Poesia do Cuidar”. O livro também será lançado no dia 15 de agosto, quinta-feira, às 18h, no Ernesto Cafés Especiais (115 Sul). Já no dia 20 do mês, terça-feira, ela segue para o Restaurante Carpe Diem (104 Sul). Por lá, o livro será lançado às 19h.O lançamento do livro é um evento livre para todos os públicos. Valor da obra literária: R$ 30.

A Viagem Fantástica em Cordel Pela História da Enfermagem é um livro apresentado em 304 páginas, em versos de cordel e rimas arretadas que perpassam pela história da enfermagem, das profissões e suas personalidades – desde os tempos primórdios até a atualidade. Como diferencial, o livro aborda práticas do cuidar e destaca personalidades da enfermagem brasileira e de outros países. “A profissão da enfermagem conta com histórias fantásticas que poderão ser vistas no livro. E teremos ainda cordéis em espanhol e uma diagramação exclusiva”, destaca e adianta Onã.

No total, o livro é composto por sete capítulos sobre a viagem fantástica pela história da enfermagem. E os leitores vão passear de forma leve e inusitada para conhecer as práticas do cuidar, suas conquistas, dentre outros assuntos. A opção pela literatura de cordel não é à toa. Além de ser reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 19 de setembro de 2018, como patrimônio cultural imaterial do Brasil, essa literatura atrai a poetisa do cuidar, que tem sua raiz familiar, sangue e pé no Nordeste. “Eu amo escrever, ler, publicar e divulgar a literatura de cordel porque ela é uma linguagem popular, sonora, criativa que permite criar, divulgar e dialogar saberes, além de conquistar um público significativo. E são escassas as literaturas de cordel sobre as histórias de enfermagem”, pontua Silva.

Além de lançar o livro, como enfermeira-cordelista, ela apresenta uma mensagem de saúde, visando conscientizar as pessoas sobre o ato de cuidar.

“Apresento no livro uma visão do cuidar de forma cultural, utilizando a literatura de cordel, conforme as políticas públicas vigentes, que associam a prevenção, educação e cuidados à saúde relacionados aos aspectos culturais”, explica.

A publicação do livro A Viagem Fantástica em Cordel pela História da Enfermagem foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC).

Letras da Poetisa do Cuidar
Ela vale-se da arte, das suas letrinhas criativas e da sua experiência integral – enfermagem, saúde pública, cultura – para interagir com o público de todas as idades, promovendo assim o acesso cuidar.

A escritora conhecida como Onã Silva, A Poetisa do Cuidar, é enfermeira, cordelista, agente literária, Presidente da Academia IPÊ e membro de academias literárias. Ainda, pesquisadora do Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem (Lacuiden) e do Centro de Memória do Curso de Enfermagem da UnB, filiada à Academia Brasileira de História de Enfermagem (ABRADHENF). Suas obras, incontáveis, englobam diversos gêneros literários (poesia, romance, quadrinhos, contos, literatura infantil, dentre outros), versando sobre temas distintos. Sobre a enfermagem em cordel, Silva idealizou o projeto visando desenvolver pesquisas sobre tal literatura, publicando, em 2012, o livro Histórias da Enfermagem no Universo de Cordel. Conduzida nesse pensar, a partir de 2013 a autora-pesquisadora continuou com a Série Histórias da Enfermagem em Cordel. Em 2014, ela criou cordéis inspirados nas histórias de vida dos professores-doutores Almerinda Moreira, Fernando Porto, Osnir Claudiano, Wellington Mendonça de Amorim. Doravante, de 2015 a 2017, a cordelista ampliou sua pesquisa, de acordo com eixos temáticos, criando novos cordéis. Posteriormente, apresentou ao FAC/SECEC o projeto A Viagem Fantástica em Cordel pela História da Enfermagem, contendo várias histórias da profissão e profissionais. Quanto à narrativa cordelizada no livro, a autora fez as seguintes subdivisões em capítulos: Introdução – Viagem ao início da história da prática de enfermagem; Histórias fantásticas de uma enfermeira guerreira; Histórias fantásticas das enfermeiras pioneiras; Histórias fantásticas das enfermeiras teóricas; Histórias fantásticas de enfermeiras e enfermeiros da atualidade; Histórias fantásticas dos pesquisadores que pesquisam história de enfermagem; Histórias fantásticas de enfermeiros que deixaram saudade em nossos corações; Histórias fantásticas do projeto e da série Histórias da enfermagem em cordel; Breve história da cordelista: Onã Silva, a enfermeira-artista; Referências.

Onã tem ainda desenvolvido trabalhos na arte da modelagem, criando e estilizando roupas, figurinos e acessórios inspirados em seus livros. Silva tem ainda exposto seu potencial artístico na linguagem visual, por meio da criação e da produção da exposição de quadros-poemas. As poesias que ilustram os quadros são extraídas das obras de sua autoria. Em 2018, ela lançou a Exposição de Quadros-Poemas “Enfermagem: a mais bela poesia do cuidar”, que foi apresentada em vários espaços culturais do DF e de São Paulo.

Outras obras publicadas:
• “...Mas a alegria vem pela manhã” (poesia)
• O Sol da Justiça (poesia)
• A Quadradinha de Gude (novela infantil)
• Miriã, uma Enfermeira Bambambã (romance)
• A Derrota de Penina (romance)
• Histórias da Enfermagem no Universo de Cordel (cordel)
• Anjinho Minho... Mãezinha Minha (infantil)
• Mundo-Bola (infantil)
• Enfermagem, Simbora! Vamos lutar pelas 30 horas (livreto de cordel)
• Bote fé no sindicato, ele tem atitude é fato! (livreto de cordel)
• Federação Nacional põe o bloco da Enfermagem pra lutar na capital (livreto de cordel)
• Solange Caetano: tem coragem no nome e enfermagem no sobrenome (cordel)
• Voa Balão! Voa Imaginação! (infantil)
• Poesia nas lentes do monóculo: meus pais (poesia)
• Cordel do Trabalhador: do labor até o burnô (cordel)
• Grandes Enfermeiras: Florence Nightingale e Anna Nery (quadrinhos)
• Estomaterapia: cuidado à fina flor da poesia (poesia)
• Sai pra lá com essa OS, a saúde do povo agradece (livreto de cordel)
• Cuidar e rimar é só começar (cordel)
• A casinha de Clarinha (infantil)
• Só conto pra você (conto)
• Que cordelim lindim! (cordel infantil)
• Jorge Vianna: de borracheiro a Deputado Distrital samuzeiro

Obras coletivas:
• Outros Poemas (poesia)
• Brasília: Vida em Poesia (poesia)
• Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos – Série Safira (poesias, contos)
• 3ª Coletânea Poética do Guará (poesia)
• A Literatura das Mulheres da Floresta (poesia)
• Ludicidade e suas interfaces (artigos)
• Enfermagem com Poesia: a arte sensível do cuidar (poesia)- Vol 1
• Enfermagem com Poesia: a arte sensível do cuidar (poesia) – Vol 2
• A Arte de Ser Mulher: Poesia feminina (poesia)


SERVIÇO:

Lançamento da obra A Viagem Fantástica em Cordel Pela História da Enfermagem, por Onã Silva, a Poetisa do Cuidar e Exposição de Quadros- Poemas “Enfermagem: a mais bela poesia do cuidar”

Data: 15 de agosto, quinta-feira
Local: Ernesto Café Especiais (115 Sul)
Horário: 18h

Data: 20 de agosto, terça-feira
Horário: 19h
Local: Carpe Diem (104 Sul)

Valor da obra literária: R$ 30
Informações: onatil.silva2@gmail.com e https://www.facebook.com/pg/seriehistoriasdaenfermagememcordel/
Livre para todos os públicos

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário