“Sangue Nordestino” - Centropia lança clipe em show gratuito, no UK Brasil

A banda brasiliense Centropia se apresenta no UK Brasil (SCLS 411, Bloco B), dia 26 de junho, às 20h com entrada franca, pra lançamento do clipe de “Sangue Nordestino”, um baião pesado, faixa do primeiro álbum do trabalho. O show vai apresentar canções dos dois primeiros álbuns da banda e versões pesadas de compositores nordestinos, como Zé Ramalho, Dominguinhos e Ednardo. “É uma oportunidade de mostrar a versão mais pesada do trabalho em Brasília. Nada mais junto do que no lançamento do clipe de ‘Sangue Nordestino’, fazer versões de artistas nordestinos que nos inspiram”, conta o vocalista da banda Lauro Aires.

Criada numa perspectiva masculina e com os diretores também homens, Tiago de Aragão (direção e criação do roteiro) e Alexandre Magno (diretor de fotografia), a ideia foi desconstruir a canção e trazer um clipe com a visão feminina. A personagem principal é uma mulher forte, independente e decidida.

“Fiquei muito feliz em poder fazer um clipe dessa música. Foi a primeira que escrevi, com uma visão bem prosaica dos migrantes nordestinos em Brasília. A linguagem do brasiliense é bem calcada na cultura nordestina”, conta Lauro.

A locação tem tudo a ver com a música, uma mistura de rock, baião e forró. Gravado na Ceilândia, uma das cidades mais antigas do Distrito Federal e reduto dos nordestinos, que inclusive abriga a Casa do Cantador, espaço dedicado à cultura do Nordeste. A influência de ritmos não comumente misturada com o rock vem também da história do vocalista:

“Forró e baião fazem parte da minha formação musical. A família de meu pai veio do agreste do Maranhão. Ouvi muito Luiz Gonzaga, que, aliás, é citado na música. Há outros dois baiões no primeiro disco do Centropia, ‘O Rio’ e ‘Sob o Sol’”, explica Lauro.

Trabalhando com cineastas
As imagens cinematográficas também tem uma explicação. Lauro convidou o cineasta Tiago de Aragão, nome conhecido do cinema brasiliense, para dirigir e criar o roteiro do que se pode chamar de um curta metragem. E para trabalhar na direção de fotografia o também renomado fotógrafo brasiliense Alexandre Magno, que já assinou também clipes das bandas Móveis Coloniais de Acaju, Gabriel Grossi e Dillo. Em comum, ambos tinham duas coisas: já admiravam o trabalho um do outro, mas nunca haviam trabalhado juntos, e os dois já fizeram filmes voltados para o olhar indígena.

“Foi muito bom trabalhar com os dois. Personalidades muito diferentes, mas que dialogaram em perfeita harmonia. Ainda me convenceram a levar os atores para captar imagens de um show nosso, que trouxe mais realismo ao clipe”.

É por isso que o clipe de “Sangue Nordestino” apresenta um trabalho tão caprichado e envolvente.

Ficha Técnica:
PRODUÇÃO: Centropia e Sal
Direção e Roteiro: Tiago de Aragão
Assistente de Direção: Cícero Fraga
Produção Executiva: Marcelo Lima
Direção de Produção: Ana Rabelo
Assistente de Produção: Renata Schelb
Direção de Fotografia: Alexandre Magno
1º Assistente de Fotografia: Daniel Basil
2º Assistente de Fotografia: Daniel Alves
Direção de Arte e Figurino: Diego Simas
Montagem: Tiago de Aragão, Alexandre Magno e Daniel Basil
Finalização Daniel Basil
Elenco: Clara Matos, Adson Junio e Auana Borem

Mais sobre o Centropia
Centropia é um projeto concebido para ser um som de Brasília, uma cidade plural, influenciada pela cena internacional das embaixadas estrangeiras, pelo sotaque nordestino das feiras, pela culinária mineira e, sobretudo, pelos acordes roqueiros. A formação da banda engloba um pouco dessa diversidade. Lauro Aires (violão, guitarra e voz) assina todas as músicas, sendo várias em parceria com Marcelo Lima (bandolim, guitarra, violão e voz), arranjador e diretor musical do projeto, que vem com seu grupo Salto Triplo, formado por Fernando Rodrigues (Baixo, viola, percussão e voz) e Renato Glória (Bateria e percussão).

Em 2014, o Salto Triplo venceu o festival da Rádio Nacional com a canção Bora Lá. Em 2015, o álbum Centropia foi citado entre os melhores álbuns do ano por veículos especializados. O Centropia II vem agora conseguindo bom retorno da crítica, com presença forte nas rádios de Brasília.
                 
Todas as canções estão disponíveis no site www.centropia.com.br.


SERVIÇO:

Centropia apresenta clipe “Sangue Nordestino”
Data: 26/06/2019 (quarta-feira)
Local: UK Brasil (SCLS 411, Bloco B)
Horário: a partir das 20h
Entrada franca
Classificação indicativa: 18 anos

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário